Vista panorâmica da Rua Godofredo Viana durante o carnaval de 2015 em Imperatriz

Especial de fim de ano

Hoje, 30 de dezembro de 2015, escrevo a última coluna do ano, na certeza de que levei até você, leitor implacável, notícias, comentários, fatos, análises e perfis de personalidades no Projeto Homenagem com muita dedicação, sinceridade, humildade e profissionalismo. Gosto sempre de lembrar que comecei no jornalismo aqui em O PROGRESSO em junho de 1977. Era um garoto. Nos últimos 38 anos acho que, na somatória dos anos, fiquei pouco tempo fora das páginas deste conceituado e importante jornal da região tocantina. Já escrevi inúmeras colunas. Perdi as contas. Mesmo levando em conta que a coluna é semanal, ao término do ano são várias. Como é impossível citar todas que escrevi este ano, resolvi abordar pequenos tópicos de uma coluna de cada mês, em datas aleatórias, em uma espécie de retrospectiva da Coluna do Lima Rodrigues. Então, confira tópicos de algumas colunas escritas ao longo deste ano:

06-02-15 - Álcool não combina com volante
Todo mundo sabe que álcool não combina com direção.  Se você beber, não pode dirigir. Pegue um táxi ou peça para um amigo que não bebeu para dirigir seu carro. Apesar de a frase ser velha conhecida de todos, inclusive ter sido usada em campanhas governamentais de trânsito, parece que tem gente que não a leva a sério. O caso famoso mais recente envolveu o cantor sertanejo Renner, que fazia dupla com o Rick.

Dia de Reis

No dia 06 de janeiro comemora-se o Dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo.

24-02-15 - Minhas impressões sobre o carnaval de Imperatriz
Passei o carnaval de 2015 em Imperatriz, a exemplo de 2011, quando voltei de Brasília, após morar mais de 30 anos na Capital da República. Em 2012, 2013 e 2014, passei a Festa de Momo em Parauapebas (PA), onde moro há quatro anos. Também, a exemplo de 2011, fui mais uma vez integrante do corpo de jurados que julgou as marchinhas carnavalescas. Gostei muito de ter participado ao lado de pessoas ilustres da cidade, como o jornalista e ambientalista Domingos Cezar, o professor Expedito e a jornalista Marcília.

Roberto Chaves

Dedico a coluna de hoje ao amigo Roberto Chaves, paraense irmão do magnífico cantor Nilson Chaves, que partiu para o andar de cima sem avisar para a gente. Ele morreu de infarto no domingo (22) no interior do Ceará, onde morava nos últimos anos. O paraense Roberto  Chaves foi um dos fundadores da Rádio Imperatriz AM na década de 1980, ao lado de Moacir Spósito (diretor), Aldeman Costa, Corró, Manoel Cecílio, Hiroshi Bogéa, Arimatéia Júnior e outros colegas.

19-03-15 - Os grandes ídolos se vão e deixam saudade
Em menos de quinze dias, o Brasil perdeu dois grandes artistas da área da música: José Rico e Inezita Barroso.  Quanto mais a gente escuta nas rádios tanta porcaria musical, é que a gente fica imaginando quanto vazio estes artistas vão deixar. Eles cantavam a alma do sertão, da roça, do interior e da pureza do verdadeiro cancioneiro popular.

07-04-15 - Brasil desperdiça mais de 30% de frutos e hortaliças
É lamentável e triste a gente saber que 1 bilhão de pessoas passam fome no mundo e o desperdício de alimentos, só no Brasil, chega a 35% de tudo que é produzido.
A pesquisa é antiga, mas os resultados continuam atualizados. De acordo com estudo realizado pela Embrapa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária,  em 2000, o país desperdiça em média 30% de todos os frutos e 35% de todas as hortaliças que produz anualmente. Metade dessas perdas ocorre no manuseio e no transporte dos produtos, mas há desperdício também nas centrais de abastecimento e comercialização, nos supermercados e no próprio campo.

Jorge Sabbag

Fiquei triste ao saber da morte do meu amigo Jorge Sabbag, na semana passada. Jorge defendia suas posições políticas com convicção. Era tranquilo. Lembro muito bem dele no Bar do Seu Olímpio com suas camisetas de cor verde ou listradas. Morreu novo. Ainda tinha muito o que viver ao lado de seus familiares e amigos. Mas assim quis Deus em convocá-lo lá para cima. Esta vida aqui é apenas uma passagem. Teremos a outra, que é a vida eterna. Mas não nos conformamos quando perdermos um ente querido, apesar de a morte completar o ciclo da vida. Nascemos e morremos. Aqui deixamos um legado, amizades e nossas boas ações. O amigo Jorge Sabbag deixou tudo isso e muito mais. Fique com Deus, meu amigo, e que Deus, também, conforte sua família neste momento de luto e dor.

05-05-15 - Futebol, alegria do povo de Imperatriz
A cidade de Imperatriz está em festa na noite deste sábado. O surpreendente time homônimo do município conquistou o Campeonato Maranhense pela segunda vez em sua história ao bater o Sampaio Corrêa por 3 a 1 em casa, no Estádio Frei Epifânio. Os gols que garantiram o título do time foram marcados por Júnior Chicão, Rubens e Diego Valderrama. Pelo lado tricolor, Cleitinho chegou a marcar aos 46 do segundo tempo, mas já era tarde demais para uma reação.

02-06-15 – Minha visita a Brasília
Já estou no Pará. Cheguei ontem. Aproveitei minha ida a Brasília para participar do 3º Encontro de Cordelistas Nordestinos, a convite do Ministério da Cultura, para ficar mais uma semana na capital da República e rever amigos. Além de curtir os filhos e netas, aproveitei para fazer uma visita ao Comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados, o qual eu tive a honra de presidi-lo no biênio 1993-1994 e o Comitê de Imprensa do Senado, além do cafezinho da Câmara, onde os deputados fazem lanches e conversam com jornalistas e outros parlamentares sobre política, claro. Há quatro anos eu não ia por lá.

07-07-15 - O momento político é tenso
O momento político em Brasília vivido pela presidente Dilma Rousseff é tenso. Não chega a ser dramático, ainda, mas está a caminho. Ela demorou a acordar para a situação ou talvez seus assessores mais diretos e coordenadores políticos só levaram notícias boas para a presidente, com exceção da pesquisa do DataFolha de que ela só tem a aprovação de 9% da população. Abra bem o olho, Dona Dilma. A coisa pode piorar.

17-08-15 - A imprensa e as assessorias de imprensa
Já fui assessor de imprensa de parlamentares, de empresas  e de entidades em Brasília. Sei muito bem como é a luta dos colegas desta área para colocar na mídia seus clientes. Recebo inúmeros e-mails toda semana dos mais diversos assuntos, especialmente de assessorias de Brasília e de Imperatriz. Nem sempre consigo publicar, mesmo que resumidamente, nem um terço do material enviado.

15-09-15 – Academia Parauapebense de Letras
A Academia Parauapebense de Letras (APL) comemora amanhã, dia 16 de setembro, seu primeiro ano de fundação com uma extensa programação.
Idealizada por este colunista e pelo também jornalista e escritor Waldyr Silva e consolidada por mais sete membros, também poetas e escritores da cidade, a APL foi criada com o objetivo de fortalecer a cultura no município paraense e unir homens e mulheres apaixonados por literatura e poesia.

27-10-15 - Projeto Homenagem - Ray Douglas, o campeão do brega
A capa do CD de número 16, a exemplo dos demais, traz em destaque “Ray Douglas – o campeão do brega”. Não importa o que significa brega para você. O importante é você gostar de algum estilo de música. Ray Douglas, que nasceu em Grajaú (MA), mas mora há 12 anos em Imperatriz, é um cantor romântico de sucesso.

07-12-15 - Projeto Homenagem - Rodrigo Mendes: do Maranhão para o Brasil
Baixo no tamanho, mas enorme no talento. Assim poderíamos definir o cantor maranhense Rodrigo Mendes, que nasceu em Coroatá há 28 anos, foi criado em Parauapebas (PA) e há quatro anos mora em Imperatriz.

Boa semana a todos, com saúde e paz. FELIZ ANO NOVO! Que em 2016 todos os leitores da coluna realizem seus sonhos ao lado de seus familiares. Até o ano que vem.