A atriz Taís Araújo recebeu ofensas racistas na internet

Notícias falsas na rede mundial

Quanto besteirol circula na rede mundial de internet diariamente. Quantas mentiras, declarações racistas, calúnias e baboseiras são divulgadas a cada segundo em redes sociais e e-mails ou facebooks falsos nesse mundão de meu Deus. E o pior é que ainda tem gente que acredita e sai espalhando a besteira ou a boato nos bares, restaurantes, praças, escolas, nas casas, nos bairros, ou até aonde ele puder levar a mentira. É claro que a rede mundial traz milhões de informações verdadeiras e importantes para todos nós. Óbvio. Mas uma minoria usa a rede de forma negativa.

Racismo

A notícia mais recente de racismo na internet ocorreu no final de semana envolvendo a atriz da Rede Globo, Taís Araújo, quando postaram frases racistas e imperdoáveis em redes sociais falando sobre o cabelo e a pele da competente profissional da dramaturgia. A polícia do Rio de Janeiro está investigando e em breve os culpados serão presos. Se há algum idiota achando que pode se esconder atrás de um perfil falso, esse abestado está completamente enganado. A polícia tem meios de chegar aos autores de declarações racistas, assim como chega fácil aos pedófilos da rede.
Em julho deste ano, outra global sofreu com comentários racistas nas redes sociais. Foi a jornalista Maria Júlia Coutinho, a Maju, a competente apresentadora da Previsão do Tempo do Jornal Nacional.

Outra besteira

Na segunda-feira à noite, estava em casa pensando qual tema abordaria na coluna de hoje (e acabei escolhendo este) quando vejo em um grupo de WhatsApp a falsa informação de que “enquanto os brasileiros assistiam ao jogo Corinthians x Atlético Mineiro, os deputados aprovavam o fim do décimo terceiro salário”. E mais besta ainda foi quem publicou a notícia. Primeiro, que deputados não trabalham nem na sexta-feira, imagina no domingo à noite. Segundo, a lista de deputados divulgada por uma central de boatos, para dizer quem votou a favor do fim do décimo terceiro, é apenas da bancada de Pernambuco, enquanto a Câmara conta com 513 deputados. Terceiro, na lista aparecem deputados que não foram reeleitos há pelo menos três ou duas eleições. Outros já morreram, como é o caso dos ex-deputados Ricardo Fiúza (morreu em 12 de dezembro de 2005) e Sérgio Guerra, ex-presidente nacional do PSDB, que morreu em 6 de março de 2014. Outro nem concorreu na última eleição, como, por exemplo, Inocêncio Oliveira, e o ex-deputado Pedro Corrêa está preso em Curitiba, condenado na Operação Lava Jato. Quem posta boatos, às vezes, é tão burro e tão desinformado que publica cada absurdo que, infelizmente, ainda tem gente mais besta ainda e mais desinformada que sai espalhando pelas redes sociais a falsa notícia.

Desmentido

O site oficial do deputado federal Antônio Bulhões (PRB-SP) esclarece sobre o décimo terceiro:
Fim do 13º salário não é verdade

“Notícia veiculada pela internet é um spam”
(Fonte: DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar)

Volta a circular na internet a “informação” de que teria sido aprovado na Câmara dos Deputados o fim do 13º salário.
A mensagem eletrônica está sendo, novamente, disparada com o intuito de desinformar e tumultuar a sociedade, tentando desmoralizar o Congresso.

A verdade

A proposição que mais se aproximou disso foi o PL 5.483/01, enviado ao Congresso pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O Projeto tinha por finalidade flexibilizar a CLT, mediante modificação no artigo 618, para permitir a prevalência do negociado sobre o legislado.
Ou seja, o projeto autorizava que a negociação coletiva pudesse reduzir ou eliminar direitos trabalhistas. Mas aquele projeto, que aguardava votação conclusiva no Senado, foi retirado de tramitação pelo Governo Luiz Inácio Lula da Silva logo no primeiro ano do primeiro mandato, portanto em 2003.

Refrigerante

Já recebi várias notícias sobre os males que causam uma determinada marca de refrigerante, conhecida no mundo todo. O boato dizia que muita gente estava morrendo de câncer por causa do delicioso refrigerante. Quanta criatividade.

Mega Sena

Outra besteira que corre solta pelas redes sociais diz respeito às possíveis falcatruas na Mega Sena, citam exemplos, nomes de pessoas, etc., etc., etc., tudo falso e calunioso. É uma besteira atrás da outra. Eu mesmo conheci ganhadores da Mega Sena que eram pessoas simples e cheguei até a trabalhar com um deles, Roberto Kupê, que ganhou quase R$ 19 milhões em 2007, recebeu o dinheiro da Caixa Econômica, tudo dentro das normas estabelecidas pela instituição. Tem gente que inventa tanta besteira que acha que as demais são burras também. Será se determinadas irregularidades gritantes, como espalham os boateiros de plantão fossem verdade, a Polícia Federal já não teria investigado os casos denunciados?

Morte de artistas

É tanta besteira na rede mundial que irresponsáveis divulgam o mesmo texto, com foto e tudo, sobre as mentirosas notícias das mortes do mais popular apresentador de televisão do Brasil, o grande Sílvio Santos, e do mais bem sucedido comediante da TV brasileira, Renato Aragão. Por favor, parem de republicar essas notícias falsas sobre a morte de pessoas famosas; vão procurar o que fazer.

Contas bancárias

Além de tudo isso que citei, ainda tem as falsas notícias sobre contas bancárias que as pessoas, inocentemente, acabam abrindo em seus e-mails e perdendo seus dados bancários. Neste mesmo segmento, os estelionatários da rede mundial divulgam notícias falsas sobre imposto de renda e sobre programas sociais. Infelizmente, tem gente que acredita e acaba espalhando as notícias falsas e caindo nos golpes.

Perfis

Ah, tem ainda aqueles irresponsáveis de plantão que alteram os perfis de pessoas de bem, famosas ou não, só para prejudicá-las. Vão plantar banana no asfalto, bando de vagabundos, e procurar o que fazer. Deixem de inventar notícias falsas, caluniosas ou preconceituosas nas redes sociais e prejudicar as pessoas, seus desocupados.

Por hoje é só. Boa semana a todos e até quarta-feira, com saúde e paz.

Contato com a coluna pelo e-mail: limarodrigues.lima@gmail.com