Pará poderá se tornar o primeiro produtor de cacau do Brasil
O Pará é o segundo maior produtor brasileiro de cacau, com potencial para superar o primeiro: a Bahia. O governo do estado trabalha para que isso aconteça até 2023. Segundo dados da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), a área cultivada de cacau no Pará cresce 13% ao ano e o aumento da produção é de 10% ao ano, com recursos do Fundo de Apoio à Cacauicultura (Funcacau). A previsão para a safra deste ano é de 110 mil toneladas.
A área de maior produção é a região da Transamazônica, onde está localizado o município que mais produz no Brasil: Medicilândia. Contudo, o cacau já é cultivado em diversas regiões do Pará. O foco da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário do Pará/Ceplac é a melhoria das amêndoas.
Festival reuniu chocolate, flores e joias em Belém
O sabor do chocolate, a beleza das flores e o encanto das joias. A Trilogia da Sedução esteve de volta no 3º Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Amazônia e o 15º Flor Pará, que começaram na quinta-feira, 17, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia e terminou no domingo, dia 20.
Na feira foram expostas diversas marcas de chocolate e derivados do cacau, flores tropicais e temperadas e joias criadas por designers paraenses a partir de elementos amazônicos. O público participou de cursos de culinária e arranjos florais, assistiu filmes e documentários sobre cacau no Chococine, acompanhou a confecção, ao vivo, de esculturas de chocolate, e ainda prestigiou a mostra fotográfica em homenagem aos 400 anos de Belém, além de shows culturais. Na abertura do festival houve o desfile de joias do Polo Joalheiro São José Liberto.
A programação técnica inclui o Fórum do Cacau e Chocolate, onde especialistas nacionais e internacionais apresentaram tendências e debateram as tecnologias de combate às doenças que afetam a cultura do cacau e de processamento na área industrial, além da produção de chocolate fino no Brasil. Houve ainda um ciclo de palestras e debates realizado pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal, que vai apresentou uma análise do atual panorama da cacauicultura brasileira. (Fonte: Secretaria de Agricultura do Estado do Pará)
Festival de Música de Imperatriz
Pela primeira vez, o Festival de Música de Imperatriz (FMI) acontece durante a programação do 13º Salão do Livro de Imperatriz – Salimp. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente até o dia 25 de setembro. Qualquer artista com qualquer música pode participar. Os três primeiros colocados recebem premiação em dinheiro. O festival homenageia este ano o cantor e compositor Neném Bragança.
Música Popular Brasileira é destaque na programação musical do 13º Salimp
A literatura cantada também faz parte da programação do 13º Salão do Livro de Imperatriz – Salimp. Em todas as noites do evento acontecem, de 20h às 22h, na Arena Multicultural, apresentações musicais de artistas vindos de várias regiões do Brasil. Intérpretes da Música Popular Brasileira (MPB) são a maioria dos convidados e dão destaque a esse estilo musical durante a feira.
Já têm presença confirmada os músicos Bilora Violeiro, de Belo Horizonte, que conquistou a terceira colocação do festival de música da Globo; Solange Leal, de Teresina; Pepysho Neto, de Campina Grande; e o violonista Turbínio Santos, de São Luís. Apresentam-se também a banda Philantropia, Zeca Tocantins e Lena Garcia, representando os artistas locais.
De acordo com o coordenador da programação musical, Zeca Tocantins, é de grande importância a presença de artistas de diversas regiões do Brasil. “Cada um deles traz a sua regionalidade e suas experiências, o que nos enriquece culturalmente”, destacou Zeca, ressaltando que “os artistas têm o seu valor na sua região, sua originalidade e sua personalidade musical”.
Segue a agenda musical do Salimp:
03/10 – Solenidade de abertura com a Orquestra Sinfônica da Assembleia de Deus
04/10 – Solange Leal – Teresina
05/10 – Banda Philantropia – Imperatriz
06/10 – Zeca Tocantins – Imperatriz
07/10 – Josias Sobrinho – São Luís
08/10 – Pepysho Neto – Campina Grande
09/10 – Bilora Violeiro – Belo Horizonte
10/10 – Artistas de Marabá
11/10 – Turbínio Santos - São Luís
12/10 – Lena Garcia e Dicy – Imperatriz e São Luís
Salimp – O Salão do Livro de Imperatriz é organizado pela Academia Imperatrizense de Letras (AIL) e já está consagrado como a maior feira literária do estado. Acontece entre os dias 03 a 12 de outubro de 2015, no Centro de Convenções. Conta com o apoio do Governo do Estado e das empresas Honda, Hot Bel, Brasil Kirin e Faculdade Pitágoras.
(Informações recebidas via email e encaminhadas pelas assessorias de imprensa dos eventos acima citados).
Academia Parauapebense de Letras
Já que o assunto é cultura, foi muito boa a presença do jornalista e escritor Edmilson Sanches de Imperatriz na semana em comemoração ao primeiro aniversário da Academia Parauapebense de Letras, de 16 a 19 de setembro. Ele ministrou diversas palestras para estudantes, professores, escritores e poetas; reuniu-se depois separadamente com os membros da APL, concedeu entrevista à imprensa e foi bastante elogiado pelos altos níveis das palestras e sua forma de apresentá-las e falar com o público. Imperatriz foi bem representada na semana da APL em Parauapebas (PA). Parabéns, amigo Sanches, e obrigado pela sua presença. Valeu!
Semana em homenagem ao contador
O Dia do Contador, celebrado dia 22 de setembro, está sendo comemorado com uma semana de atividades voltadas a estudantes e profissionais da área. Uma iniciativa do Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão, em parceria com a Faculdade de Imperatriz (FACIMP).
A Semana do Contador teve início na terça-feira (22) com uma Campanha de Doação de Sangue que se estende até a sexta-feira (25) no Hemonúcleo de Imperatriz.
Na quinta-feira (24) será realizado um minicurso e uma mesa redonda para discutir a profissão de contador, a partir das 19h, no campus da FACIMP. Já na sexta-feira (25) o professor da Ufma de São Luís, Francisco Gilvan, irá ministrar uma palestra intitulada “A profissão Contábil: Fator de Integração e Desenvolvimento”.
O sábado (26) encerrará a programação com a Carreata da Integração, que reunirá estudantes, profissionais e professores a partir das 8h, com saída do 50º BIS e chegada no Yate Clube, onde haverá um almoço de confraternização.
Segundo o coordenador do curso de Contábeis e organizador do evento, professor Aurélio Oliveira, o evento tem o objetivo não só de homenagear o contador, mas também de discutir a profissão e promover uma integração entre acadêmicos e profissionais.
Boa semana a todos e até quarta-feira, com saúde e paz.
Comentários