Lima Rodrigues entrevista o presidente do Siproduz de Parauapebas, Marcelo Catalão
Este colunista ao lado do prefeito de Redenção, Vanderlei Coimbra, e do jornalista Lourivan Gomes

O caso Bom Jardim

Os atos de desvios de recursos da merenda escolar e  fraudes em licitações, entre outras irregularidades, no município de Bom Jardim, que ganharam repercussão nacional em sites, jornais e redes de tvs em todo o Brasil, só entristecem quem de fato ama o Maranhão, terra de gente trabalhadora e honesta. Nem todos os prefeitos e políticos do estado são ladrões ou corruptos, mas infelizmente alguns roubam descaradamente, prejudicando crianças que passam fome com a falta de merenda escolar e pessoas que morrem em hospitais imundos por falta de atendimento médico e medicamentos.
O que a prefeita Lidiane Leite (PRB) fez, com a ajuda de outras pessoas, é muito triste. Uma bela moça de 25 anos, que veio de família humilde (ajudava a mãe em uma barraca de feira), acabou se deslumbrando com o dinheiro fácil e passou a ostentar carros, roupas, sapatos e joias nas redes sociais, até mesmo com frases gozadoras e repugnantes, ofensivas ao povo pobre do município de Bom Jardim e em total desrespeito à população do Maranhão, que luta muito no dia a dia para sobreviver, além de pagar seus impostos em dia e nem sempre usufruir das benfeitorias nas ruas das cidades ou nas áreas de saúde, segurança e saneamento básico.
Até ontem, por ocasião do fechamento desta coluna, a prefeita Lidiane Leite não havia se apresentado à Polícia Federal. Esperamos que ela e todos os envolvidos em recursos da merenda escolar e outras falcatruas sejam presos e paguem pelos atos cometidos e devolvam ao município os recursos desviados. Parabéns ao trabalho do Ministério do Público do Maranhão e da Polícia Federal.

Parauapebas realiza Feira de Agronegócios

Com o tema “O que esperar do futuro? Agronegócio, um caminho a ser seguido”, a FAP (Feira de Agronegócios de Parauapebas) será realizada de 29 de agosto a 6 de setembro. Além dos expositores e compradores, um grande público deverá ser atraído pelos shows, eventos culturais, ação social, leilões, rodeios, torneio leiteiro, Festival de Música Gospel e estrutura de alimentação que já estão sendo preparados no Parque Lázaro de Deus Vieira Neto. Os destaques dos shows são o cantor Leonardo e a dupla Guilherme & Santiago. No sábado, foi realizada a grande cavalgada da FAP 2015 com a participação de diversas comitivas.
Em entrevista ao site Pebinha de Açúcar, o presidente da entidade organizadora do evento, o Siproduz (Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas), Marcelo Catalão, afirmou que o tema escolhido tem muito a ver com o momento de instabilidade que atravessa a economia. “Situação preocupante que abre nossos olhos para nos prepararmos com urgência para este desafio, que visamos contorná-lo através da transformação e exploração do campo”, disse Catalão, ressaltando ser preciso se criar novas e sustentáveis matrizes econômicas.
Para os produtores, o ponto alto da FAP são os leilões, onde se pode adquirir animais para melhoramento do rebanho; quando grandes negócios são realizados e contam sempre com instituições financeiras que financiam as compras. “Este é o momento em que de fato acontece a feira agropecuária e atrai produtores de vários municípios. É um evento que movimenta economia”, afirmou Marcelo Catalão, dando conta de que já houve em edições anteriores da FAP em que em um único leilão ocorreu cerca de R$ 5 milhões em negócios.
Do dia 3 a 6 de setembro dentro do Parque de Exposições Lázaro de Deus Vieira Neto, o rodeio trará, como sempre, a emoção através das narrativas dos locutores; e a emoção com as montarias em touros e cavalos com peões de vários lugares do Brasil. (Com informações de  Francesco Costa, do site www.pebinhadeacucar.com.br).

FESPEC é realizada com sucesso em Redenção

No sábado, após fazer a cobertura da grande cavalgada da FAP 2015 em Parauapebas, para meu programa Conexão Rural, eu o cinegrafista João Pezão Filho fomos para Redenção, no sul do Pará, para fazermos uma reportagem sobre a Feira da Soja, Pecuária e Comércio.

Redenção

Fundada há 33 anos e localizada a cerca de 900 quilômetros de Belém, Redenção fica às margens da BR-155 - que faz ligação daquela importante cidade ao município de Marabá. De Redenção para Conceição do Araguaia, a BR passa a ser denominada 287. A economia do município tem como base a agropecuária, a agricultura e o comércio.
Redenção, considerada uma das mais importantes cidades do Pará, sediou de 20 a 23 de agosto, no Parque Izidoro Júnior, a Primeira Feira da Soja, Pecuária e Comércio – Fespec 2015. Além de shows, a Fespec contou com exposição de produtos e serviços, rodeio profissional, Feira da Agricultura Familiar de Redenção, entre outros eventos.

60 expositores

De acordo com o organizador geral da Fespec, Alexandre Júnior, a feira teve como objetivo destacar a nova influência econômica da região que é a produção de soja, além de aquecer a economia local. Segundo ele, quase 60 expositores participaram da Fespec, incluindo concessionárias de veículos, selarias, empresas de maquinários agrícolas, o Banco da Amazônia, entre outras empresas de segmentos ligados ao agronegócio.

Prefeitos

O prefeito de Redenção, Vanderlei Coimbra, afirmou que a Fespec gerou economia para a cidade e fortaleceu ainda mais o agronegócio do município. Também participou do evento, o prefeito de Bannac, Walber Milhomem, que é presidente da Amat-Carajás – Associação dos Municípios do Araguaia Tocantins.

Shows

Nos shows realizados na Festec em Redenção, os destaques foram a dupla sertaneja Henrique e Juliano, o Trio Parada Dura e o jovem cantor Edu Braga, que aproveitou para gravar um DVD no sábado à noite.
A feira foi encerrada no domingo à noite com a dupla Henrique e Juliano, que empolgou a multidão no Parque Izidoro Júnior, cantando seus grandes sucessos como, por exemplo, Vem Novinha; Mistura Louca, Recaídas, Não Tô Valendo Nada e Eu Sou Gordinho. Os irmãos Henrique e Juliano nasceram em Palmeirópolis, no Tocantins, e desde 2012 vem conquistando o Brasil com suas canções apaixonadas.
Nas próximas semanas serão realizadas feiras agropecuárias em Rio Maria e em Xinguara. É a força do agronegócio se destacando no sul e sudeste do Pará que, junto ao sul do Maranhão e ao norte do Tocantins, gera emprego e renda e fortalece a economia de toda esta importante região do país.

Boa semana a todos e até quarta-feira, com saúde e paz.