Praias
Estou em Imperatriz desde sábado e no domingo fui à Praia do Cacau com meu irmão Gilberto. Achei quase tudo maravilhoso, mas faço algumas observações. Antes, os elogios.
Limpeza e bom preço
O local estava limpo; achei muito interessante a presença de inúmeros salva-vidas; as áreas demarcadas com boias para evitar que banhistas ultrapassem para as partes do rio Tocantins consideradas perigosas; policiamento reforçado; shows e o bom som do meu amigo Nelsinho, além das barracas servindo bebidas geladinhas e peixes saborosos. Aliás, achei até os preços em conta. Um peixe frito para duas pessoas por apenas R$ 30,00 e uma cerveja em lata por apenas R$ 3,00 acho normal. Enfim, tudo quase perfeito e maravilhoso.
As observações
Mas acho que a coordenação da Praia do Cacau pecou numa grande coisa: o estacionamento para veículos ficou muito longe. Poderia autorizar estacionamento mais perto da área de banho ou liberar uma faixa da pista, com o belo asfalto entregue recentemente pelo prefeito Madeira, para que os carros ficassem estacionados apenas de um lado, sem atrapalhar o trânsito.
Até mesmo um estacionamento pago, que era o mais próximo da praia, estava vazio porque lá em cima, na entrada principal, os guardas de trânsito não deixavam ninguém passar. Ora, como autorizar o funcionamento de um estacionamento lá perto da praia se os motoristas que estão indo pela primeira vez (no ano) ao local não estão sabendo de nada e não tem placa avisando que lá embaixo tem um estacionamento pago?
Banheiros
Eu olhei atentamente no domingo e não vi banheiros químicos na Praia do Cacau, ao contrário da bela estrutura montada pela prefeitura de Imperatriz na Praia do Meio.
Insubordinados
Apesar de a Defesa Civil e de o Corpo de Bombeiros, acho até que com a orientação da Marinha, terem demarcados as áreas apropriadas para banhos, alguns banhistas insubordinados continuavam avançando nas águas após as boias, mesmo com salva-vidas na maioria dos locais.
Sempre tem os engraçadinhos querendo aparecer e mostrar que sabem nadar bem. Acho que pensam que todo aquele trabalho no local foi feito para enfeite. Afoitinhos, lembrem-se: água não tem cabelo, já diz o ditado popular.
Sujões
Ainda observei que algumas pessoas, na maioria das vezes crianças e jovens desorientados pelos pais, jogavam copos descartáveis e até latinhas de cerveja na água, apesar de os donos de barracas colocarem cestas de lixo nos locais a onde estavam vendendo bebidas e comidas.
Ajude a preservar a natureza e às nossas praias evitando jogar copos, latas de refrigerantes ou de cerveja e garrafinhas de água mineral nas belas águas do nosso querido Tocantins.
Crise
É, parece que a crise atingiu também alguns comércios de Imperatriz. Circulando ontem pela Avenida Getúlio Vargas, vi muitas lojas em plena manhã de segunda-feira apenas com os funcionários batendo papo e colocando a conversa do final de semana em dia. Entrei até em uma loja de material elétrico e conversei com o proprietário, que confirmou que a “crise mundial atingiu o Brasil e, consequentemente, Imperatriz”. E completou: “Alguns empresários que estão fazendo cortes em despesas mensais, não estão suportando e fechando suas portas, imagina quem não caiu na real ainda e não adotou medidas de redução de despesas em suas empresas”, afirmou o empresário, que prefiro omitir o nome, já que não peguei autorização dele para publicar nosso diálogo.
Economize, reveja seus gastos e previna-se: a coisa pode piorar em todo o Brasil.
Aniversário
Vim a Imperatriz para prestigiar o aniversário de minha mãe, Dona Iraídes Lima Rodrigues, que no domingo, dia 26, completou 88 anos de vida. Parabéns, saúde e felicidade, minha querida mãe.
Feriado
Recebi ontem via e-mail do meu amigo Raimundo Primeiro, assessor de imprensa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Imperatriz, a seguinte informação: “A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Maranhão (SRTE-MA) informa que o dia 28 de julho (terça-feira) é feriado civil, adesão do estado à Independência do Brasil, conforme a Lei Estadual nº 2.457/64 e a Portaria nº 15/2015 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG)”.
Rabada
Foi muito bom rever os amigos no Bar do Seu Olímpio no domingo e saborear uma deliciosa rabada, comandada pelo Comendador Nelson Bandeira. No sábado à noite, foi bom também rever os amigos no Bar do Seu Chico, lá no final da Rua Godofredo Viana. Valeu, rapaziada!
Bom feriado a todos, boa semana e até quarta-feira, quando a coluna volta ao seu dia normal de circulação.
Comentários