Projeto Homenagem – Coriolano Filho
Troféu Jurivê Macedo
O homenageado deste ano com o Troféu Jurivê Macedo, promovido pela prefeitura municipal de Imperatriz, por ocasião das comemorações do aniversário da cidade em julho, foi o jornalista e editor de O PROGRESSO, Coriolano Filho. E a coluna não poderia deixar de homenageá-lo também no nosso tradicional Projeto Homenagem.
Chamado carinhosamente pelos amigos apenas por Coló, o jornalista é muito competente, responsável, profissional, amigo e pai de família dedicado, além de um avô derretido de carinho pelos netos.
Coriolano Rocha Miranda Filho nasceu em Marabá (PA) em 9 de abril de 1961. Portanto, fez 54 anos há pouco tempo.
Filho de Maria Tereza Gaby Rocha e Coriolano Rocha Miranda, o nosso querido Coló tem 11 irmãos: Euzamar - médica; Tufy Gaby, funcionário público federal; Carlos Gaby - jornalista; Cezar Gaby - funcionário do Banco do Brasil; Manoel Rocha - contador; Socorro Gaby, Denise Rocha e Rosa Maria Novaes. Os irmãos Franomar, Gilmar e Maria José já morreram.
Coló estudou nas escolas Governador Archer e Mourão Rangel e concluiu o ensino médio na antiga Escola Técnica, fundada pelo mestre Ribamar Fiquene, ex-prefeito e ex-governador do Maranhão.
Coriolano Filho começou a trabalhar no jornal O PROGRESSO no final dos anos 70 como paginador, passou por todas as funções de um jornal, até chegar à editoria. Seu mestre na profissão foi Jurivê Macedo, por quem tem muito respeito, cujo nome é dado à honraria promovida pela prefeitura municipal de Imperatriz na área de comunicação. (Tive a honra de receber a mesma homenagem em 2011).
O jornalista casou-se em 1984, após três anos de namoro, com Sylvia Cristine Cunha Rocha Miranda. Ela é filha de Fernando Cunha e Nilza Lago, magníficos professores e educadores de Imperatriz. O feliz casal tem três filhos: Natalya Rocha, casada com Paulo Edson; Theresa Rocha, casada com Jair Farias (competente prefeito de Sítio Novo-TO), e Roger Vitor, solteiro. Três netos completam a felicidade do casal: Pedro Henrique, Maria Vitória e Sofia de Maria.
Torcedor do Flamengo e amante da boa música romântica, Coló gosta de ouvir músicas da jovem guarda, especialmente do Rei Roberto Carlos, além de uma boa MPB e a música dos grandes ídolos do passado.
Apaixonado por Imperatriz e pela natureza, ele é um homem de hábitos simples e de muita convivência familiar. Fala pouco e ouve mais. O jornalista leva uma vida pautada pela ética, pela moral e pela honestidade, sempre sendo admirado e respeitado pelos colegas de profissão e pelas autoridades da região.
Coriolano Filho só soube desta singela homenagem ao receber a coluna que envio para a redação toda terça-feira até o começo da tarde, via e-mail. Para falar sobre sua vida sem entrevistá-lo, já que ele não gosta de aparecer, contei com a ajuda da esposa dele, Sylvia Cunha, e da irmã dela, Glória Cunha, que, mesmo estando em Goiânia, fez a ponte com a família do jornalista para que eu obtivesse informações preciosas sobre o homenageado.
Meu caro Coló, sei que você é tímido, não gosta de badalação nem de aparecer, por isso tive que recorrer a este caminho. Não esqueça, assim como você, também sou repórter investigativo. Um forte abraço. Parabéns pelo Troféu Jurivê Macedo.
Nelson Bandeira
A coluna parabeniza também o novo Comendador de Imperatriz, Nelson Bandeira, por entender que a homenagem foi muito justa e merecida. Pioneiro, amigo e de família tradicional na cidade, filho do Seu Olímpio e de dona Otília (já falecida), Nelson foi grande jogador de futebol (Renner) em Imperatriz nas décadas de 1960 e 1970 e competente funcionário do Sesi na cidade. Parabéns, meu caro amigo. Você merece.
Assunto da semana: as contas do governo Dilma
A discussão sobre as contas do governo Dilma referentes ao ano de 2014 é o tema da semana em Brasília. Ontem, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, e o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, foram à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado para defender o governo sobre as irregularidades detectadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). As explicações já foram dadas às bancadas de partidos aliados, PMDB e PT.
Em entrevista coletiva na segunda-feira (13), Luís Inácio Adams, disse que o governo está “absolutamente confiante” de que as contas públicas de 2014 serão aprovadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Segundo ele, o governo entende que o “TCU terá ponderação e equilíbrio para tomar uma decisão desse nível”.
De acordo com a Agência Brasil, Adams e o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, voltaram a defender como normal a prática de atraso de repasses do governo a bancos públicos para pagamento de programas sociais. O governo tem até o dia 22 deste mês para explicar pontos questionados pelo TCU, responsável pela análise das contas do Executivo. Em 17 de junho, o TCU adiou por 30 dias o julgamento das contas de 2014 do governo federal. O ministro Augusto Nardes pediu explicações sobre indícios de irregularidades apontadas pelo tribunal, por descumprimento das leis de Responsabilidade Fiscal e Orçamentária Anual.
Ainda segundo a Agência Brasil, o tema vem ocupando espaço na agenda do governo. No início de julho, a presidenta Dilma Rousseff reuniu-se com ministros, presidentes e líderes de partidos da base aliada no Congresso Nacional para apresentar as justificativas.
Caso as contas do governo não sejam aprovadas pelo TCU, o tribunal recomendará ao Congresso Nacional que decida por sua rejeição, algo inédito na história do país. Adams destacou que os debates políticos se limitam ao Congresso e espera do TCU uma decisão técnica. “O TCU é um espaço de debate técnico. Debate político é no Congresso.”
Análise da notícia
A questão das contas do governo é tema de matérias da imprensa nas últimas semanas. Após o parecer do Tribunal de Contas da União, as contas seguem para aprovação do Congresso Nacional. Para a oposição, conforme abordei aqui na semana passada, a não aprovação das contas do governo Dilma é o gancho para pedir o seu afastamento do Palácio do Planalto. O clima continua tenso nos bastidores em Brasília. Há outras contas dos governos Collor, Fernando Henrique Cardoso e de Lula para serem aprovadas pelo Congresso Nacional, com pareceres favoráveis do TCU.
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) já anunciou que depois da votação sobre as contas do governo Dilma, colocará na pauta as demais contas dos outros governos. Pelo jeito, o assunto ainda vai dar muito o que falar em Brasília.
Feira da Beleza
Recebi via e-mail do meu amigo Raimundo Primeiro, assessor de imprensa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Imperatriz (CDL), convite para a solenidade de lançamento da 4ª Feira da Beleza da cidade. O evento ocorrerá dia 23 de julho no Palácio do Comércio e Indústria. A Feira vai acontecer nos dias 15 e 16 de novembro deste ano, no Centro de Convenções da cidade. Muito obrigado pelo convite. Farei o possível para comparecer ao evento, dependendo da minha agenda de compromissos em Parauapebas, no Pará.
Boa semana e até quarta-feira que vem, com saúde e paz.
Comentários