Campanha indireta
As eleições municipais só vão ocorrer ano que vem, mas já tem pré-candidato dando seus pulinhos, ou melhor, mostrando ou querendo mostrar a cara. Para isso, o pré-candidato a prefeito ou a vereador manda (e paga caro) fazer outdoor e banners gigantes com os dizeres: “Parabéns Zé Mané pelo seu aniversário”. Assinado: os amigos do Zé Mané. Ou aproveitando o aniversário da cidade: “Parabéns minha querida cidade pelo seu aniversário. Por você lutaremos até a morte”. Assinado: Zé Mané. E assim vai: “FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO”. Assinado: Zé Mané. Ou qualquer coisa que acontece na cidade ou mesmo pegando uma casquinha em algum atleta ou cantor que conquistou um prêmio regional ou nacional. “O Zé Mané parabeniza o cantor Tal ou o Atleta Tal pela conquista deste importante prêmio”. O importante é aparecer. E quando se trata de final de ano e de aniversário da cidade, os Manés pagam anúncios nas emissoras de rádio e televisão. O importante é aparecer, é deixar o nome em “evidência” e ser sempre lembrado. E o pior de tudo que ainda tem Zé Mané que entrega meia dúzia de cestas básicas e faz questão de divulgar nas redes sociais que estava sendo solidário com determinadas famílias de determinadas comunidades. Ora, Seu Zé Mané, aplique a máxima: “faça o bem sem olhar a quem”. Ou a frase bíblica: “o que sua mão direita fez a esquerda não precisa saber”. (Mateus 6:2 e 3).
Enfim, tem muito Zé Mané preparando o bolso para gastar com muita propaganda fora de época até o período eleitoral de fato. Só nos resta alertar aos eleitores: não se engane por propagandas fáceis, baratas, mentirosas e supostas caridades de pré-candidatos.
Exemplos
Os exemplos comprovados e até punidos pelos tribunais regionais eleitorais ocorrem no Maranhão, no Tocantins, no Pará e em todo o Brasil. Vou usar imagens de Mato Grosso e do Pará, para não “ferir” a imagem dos políticos maranhenses.
As imagens de Mato Grosso são do: www.olhardireto.com.br
E a imagem de Tucuruí é do: morodrigues.blogspot.com
Enquanto isso...
Enquanto isso, a Câmara discute e tenta votar alguns pontos da reforma política, mas na realidade só tenta, porque o principal os nobres deputados não estão aprovando nada. Acabar com a reeleição era o mínimo, mas tem mais coisa importante para aprovar. Aliás, o fim do voto obrigatório era uma destas propostas. Mas não. Os nobres parlamentares mantiveram a obrigatoriedade, sabendo eles que corriam o risco de contar só com os votos dos familiares e amigos no dia da eleição.
Sarney Filho
Gostei da sinceridade do deputado Sarney Filho (PV-MA) na Voz do Brasil na última quarta-feira quando ele falou em plenário sobre a reforma política. “Estão fazendo demagogia com a sociedade. A Câmara acabou de aprovar o aumento de idade para aposentadoria compulsória de 70 para 75 anos para os ministros do Supremo Tribunal Federal e de tribunais superiores e agora reduz a idade de 18 anos para quem quer ser deputado federal. (A chamada PEC da Bengala foi promulgada dia 7 de maio pelo presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros – PMDB-AL). Ora, isso é querer jogar para a plateia. O que um menino de 18 anos vai saber fazer aqui na Câmara?”, indagou o deputado maranhense.
Concordo com o deputado. Para vereador tudo bem. Mas para deputado estadual e federal acho que tem que ser 21 anos. Esta é minha opinião, apesar de alguns deputados afirmarem que isto é para estimular a participação dos jovens na política. Pois que eles comecem participando como vereador. Agora, ser deputado federal com 18 anos é conversa para boi dormir.
Por falar em idade...
Por falar em idade, eu defendo a redução da maioridade penal para 16 anos. Para engravidar meninas, roubar, matar e até votar, eles podem, mas para pagar pelos erros, não. Neste caso, são os santinhos frutos da falta de política pública para menores de idade. Acabamos de ver na televisão em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Piauí, jovens bandidos cometendo crimes e ainda gozando da nossa cara, porque sabem que não vão ficar nem três anos “na casa de recuperação”. Tem que cumprir a pena é na cadeia e não em “albergues”.
E aparece quem é contra dizendo: “ah, mas 16 anos é uma criança e na cadeia ele vai se tornar um bandido e não vai se recuperar, e para isso já existe o Estatuto da Criança e do Adolescente”. Ah, aqui para nós: tem que prender estes jovens bandidos, porque só assim eles vão parar de cometer crimes ou de serem contratos por adultos para participarem de crimes hediondos, na certeza da impunidade. Chega de hipocrisia. Ah, o espaço está aberto para quem é contra minha opinião: limarodrigues.lima@gmail.com.
Produção de grãos
A produção brasileira de grãos na temporada 2014/2015 é de 204,5 milhões de toneladas. É o que mostra o mais recente levantamento da Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab). Condições climáticas, tecnologia e gestão das propriedades rurais foram os fatores que mais contribuíram para o desempenho agrícola. O aumento foi 5,6 % ou 10,9 milhões de toneladas em relação à obtida no período 2013/2014, quando alcançou 193,62 milhões de toneladas. Os números constam do 9º levantamento da safra, divulgado na semana passada pela Conab, em Brasília.
O diretor de Economia Agrícola da Secretaria de Política Agrícola, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wilson Vaz de Araújo, destacou que o agronegócio tem dado resposta bastante positiva para a economia brasileira. E o presidente da Conab, Rubens Rodrigues dos Santos, disse que a cada ano o país tem se superado na produção agrícola. (Fonte: assessoria de imprensa da Conab).
EXPOIMP 2015
Um lembrete para os amigos da imprensa: o prazo para o credenciamento de jornalistas e radialistas que vão fazer a cobertura da Expoimp 2015 termina nesta sexta-feira, dia 19 de junho. A informação é da Palavra Comunicação. Fique atento.
Boa semana a todos e até quarta-feira com saúde e paz.
Comentários