Futebol, alegria do povo de Imperatriz
Jean; Clayton Carioca, André, He-Man e Edson; Gualberto, Daniel Barros, Diego Valderrama e Rubens; Cris e Júnior Chicão. E mais os reservas: Pavão; Thiago, Júnior Tatu, Kelson, Lucas lima, Carlos Vinícius e Fagundes.
Sob o comando do treinador Vinícius Saldanha, estes guerreiros citados acima pela coluna, pela imprensa do Maranhão e de outros estados, incluindo jornais, blogs e sites, merecem todas as homenagens do mundo. E a coluna não poderia ficar de fora desta homenagem. Como foi bonito ver o nome do Imperatriz sendo falado no programa Fantástico, da TV Globo, numa bela referência à cidade de Imperatriz. Quantas vezes vi na mesma emissora, líder de audiência no Brasil, Imperatriz ou o Maranhão serem citados de forma negativa, relacionados a escândalos, rebeliões, crimes violentos ou atos de corrupção. Desta vez, foi só alegria.
Repercussão
Entre as várias matérias publicadas na rede mundial, cito apenas a introdução de uma delas, publicada pelo site Terra, tendo como fonte a Gazeta Esportiva:
A cidade de Imperatriz está em festa na noite deste sábado. O surpreendente time homônimo do município conquistou o Campeonato Maranhense pela segunda vez em sua história ao bater o Sampaio Corrêa por 3 a 1 em casa, no Estádio Frei Epifânio. Os gols que garantiram o título do time foram marcados por Júnior Chicão, Rubens e Diego Valderrama. Pelo lado tricolor, Cleitinho chegou a marcar aos 46 do segundo tempo, mas já era tarde demais para uma reação.
Além do favoritismo do Sampaio Corrêa, maior campeão estadual (com 32 conquistas) e único time do Maranhão que disputará a Série B do Campeonato Brasileiro em 2015, o Imperatriz superou também a vantagem construída pelos adversários. No primeiro jogo, realizado no estádio Castelão, na capital São Luís, o Tricolor de Aço havia vencido por 2 a 1, mas o time alvirrubro demonstrou valentia e conseguiu reverter a situação em seus domínios.
Com grande festa da torcida que encheu o Frei Epifânio, o Imperatriz partiu para cima desde o início. (...). (Fonte: Gazeta Esportiva)
Valentia
E como disse o texto acima, o time do Imperatriz demonstrou valentia e conquistou o título de campeão maranhense. Além de valentia, os atletas jogaram com garra, determinação e força de vontade. Vontade de vencer, de conquistar e de dar alegria ao povo. Nada melhor do que a vitória. Em casa, então, é muito melhor, ao lado de milhares de torcedores que lotaram o Estádio Frei Epifânio da Badia.
Agora, só resta é torcer para que o nosso querido Cavalo de Aço seja feliz também na Série D, na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste. Parabéns aos jogadores, treinador, massagista, roupeiro, seguranças, motoristas e a toda a diretoria do Imperatriz por este feito histórico, que foi conquistar o título de campeão maranhense pela segunda vez, dez anos após a primeira conquista. Por ter sido criado em Imperatriz até a adolescência, sinto orgulho de ser imperatrizense de coração e de ver o nome da minha cidade ser divulgado em todo o país de maneira positiva e respeitável. Isto é muito bom.
Vasco
Aproveitando que o assunto é futebol, quero aqui também dizer que estou muito feliz pela conquista do estadual pelo time do coração, o Vasco da Gama, após um jejum de 12 anos sem conquistar o Campeonato Carioca, porque em 2011 conquistamos a Copa do Brasil. Parabéns a todos os vascaínos do Maranhão e do Brasil. Valeu Vascão!
Seminário vai debater o cultivo de açaizeiros no Pará
O açaí vem ganhando cada vez mais mercado dentro e fora do Brasil. Apenas em 2014, o Pará exportou quase cinco mil toneladas de polpa, gerando US$ 22,52 milhões em divisas. O Estado é o maior produtor nacional de açaí, com uma produção anual de 825,5 mil toneladas de frutos e uma área superior a 105 mil hectares, segundo dados de 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para manter a posição de liderança e aumentar a oferta diante de uma demanda crescente, a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) está reestruturando o programa de estímulo à cadeia produtiva do açaí. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater-PA) estima que toda a cadeia produtiva do açaí – que vai desde a extração, transporte, comercialização e industrialização de frutos e palmito de açaizeiro – é responsável pela geração de 25 mil empregos diretos.
Seminário
Uma das metas da nova fase do programa é consolidar o plantio de açaizeiros nas áreas de terra firme, utilizando-se de irrigação em projetos de maior escala de produção e que permitam, inclusive, a colheita nas épocas de entressafra do produto nas áreas de várzea. As alternativas para a expansão da cultura do açaí serão tema de um seminário promovido pela Sedap, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor), Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Federação da Agricultura do Pará (Faepa).
O seminário, marcado para o dia 20 de maio, vai debater os cenários econômicos do açaí no Pará e no Brasil, os sistemas de produção utilizados, os principais gargalos que atrapalham a expansão do cultivo no Estado e a criação de linhas específicas de financiamento dentro dos bancos que operam o crédito rural. “Nossa ideia é discutir a criação de um amplo programa para aumentar as áreas cultivadas tendo em vista as diferentes realidades do cultivo em terra firme e nas áreas de várzea e ainda o porte dos produtores, que vai desde a agricultura familiar até médios e grandes produtores”, explica o diretor de Agricultura Familiar da Sedap, Luiz Pinto. (Fonte: Ascom – Sedap)
Aniversariantes
As cidades de Parauapebas e Curionópolis comemoram 27 anos de fundação no próximo domingo, dia 10 de maio. As programações das festas nas duas cidades são extensas e incluem shows para vários gostos, incluindo a veterana cantora Joana, o grupo Detonautas e Israel Novaes, além de shows católico e gospel.
Boa semana a todos e até quarta-feira, com saúde e paz.
Comentários