A jornalista Ana Flávia Marques, da organização Barão de Itararé, é contra a “pejotização” na imprensa
Telejornal Notícias da Manhã foi retirado do ar

Empresas demitem jornalistas

A crise afetou grandes empresas jornalísticas nos últimos meses no Brasil, principalmente São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. Levando em conta que em 7 de abril comemorou-se o Dia do Jornalista, e o mês acaba nesta quinta-feira, a coluna não poderia deixar de registrar a triste situação de milhares de jornalistas e radialistas demitidos nos últimos anos no país. Apesar dos pesares e do Supremo Tribunal Federal decidir que NÃO HÁ NECESSIDADE DO DIPLOMA DE JORNALISTA para se trabalhar na área, o curso de Comunicação Social – Jornalismo continua sendo um dos mais procurados pelos estudantes brasileiros. E muitas empresas continuam a exigir o diploma para contratar profissionais.
Entre as tantas demissões das últimas semanas, está o caso do amigo fotógrafo Sérgio Lima, que após 21 anos de Folha de São Paulo, foi demitido sem choro nem vela. O Sérgio é um grande profissional e bastante experiente, inclusive com a tecnologia digital e com mais de 20 anos de cobertura jornalística em Brasília. Desejo sorte a todos os colegas demitidos.

Campanha

O site www.comunique-se.com.br, especializado em comunicação social, tem divulgado notícias sobre demissões de jornalistas. Confira abaixo três destas notícias:

Sindicato lança campanha

Da redação do Comunique-se
Diante das recentes estratégias de cortes de custos promovidas por veículos de comunicação espalhados pelo país, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro deu início à campanha que visa lutar pela manutenção do emprego de quem atua na mídia. O movimento começou na quarta-feira, 15, por meio das redes sociais.
Com a mensagem “Jornalista é trabalhador – Chega de demissões”, a entidade carioca usou a fanpage que mantém para detalhar movimentações realizadas no setor de imprensa desde o começo do ano. A instituição lembra que marcas como SBT, Band, Folha de S. Paulo, Estadão, O Globo e Estado de Minas diminuíram suas redações no primeiro quadrimestre de 2015.
“Fizemos um infográfico para mostrar que, mais uma vez, é o trabalhador jornalista quem está pagando a conta da ‘crise’ das empresas de comunicação”, afirmou a direção do sindicato ao divulgar a imagem no Facebook. No post, a entidade pediu para o conteúdo ser compartilhado – o que deu certo; até o fim da tarde dessa sexta-feira, 17, a mensagem tinha mais de 200 compartilhamentos.

O post da instituição provocou a reação de alguns usuários. Determinados perfis reclamaram das posturas das empregadoras da área. “As empresas seguem fortes e lucrativas, conforme o discurso de empresários de jornais. Para eles, isso é que importa. E seguem entregando aos assinantes um jornal diferente daquele que venderam. Cadê o Direito do Consumidor?”, questionou um dos internautas.

Pelo emprego. Contra a “pejotização”

No mesmo dia em que a ação da entidade do Rio de Janeiro se tornou pública, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo se uniu à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e à Central Única dos Trabalhadores (CUT) em iniciativa em defesa dos direitos trabalhistas de funcionários do meio da comunicação. Em encontro realizado na capital paulista, o trio lançou movimento com o mote “Contra a terceirização no jornalismo – Não aos PJs nas redações”.
“A categoria dos jornalistas é assalariada e profundamente precarizada. Entre os jornalistas há muito tempo existe a figura do ‘PJ’ [pessoa jurídica] que é uma fraude, uma negação da carteira de trabalho para os profissionais”, criticou o presidente do sindicato de São Paulo, Paulo Zocchi, conforme informa texto publicado no site da entidade.

SBT tira telejornal do ar e coloca mais desenho animado na programação

Telejornal transmitido pelo SBT, o ‘Notícias da Manhã’ teve sua última edição produzida e exibida na sexta-feira, 10 de abril. A direção do canal informou a extinção do programa e anunciou que a partir da próxima semana a faixa então reservada ao noticiário será ocupada pelo ‘Jornal do SBT’ (que será estendido) e pelo ‘Carrossel Animado’ (veiculação de “desenhos diversos”).
Ao divulgar o fim do jornalístico, a emissora de Silvio Santos não revelou qual será o futuro da equipe. Desde a saída de César Filho para a Record, no início de novembro do ano passado, o ‘Notícias da Manhã’ estava sob os cuidados de Neila Medeiros. Nas últimas semanas, porém, o comentarista esportivo Bruno Vicari e a âncora do tempo e de trânsito Patrícia Rocha passaram a atuar como coapresentadores da atração.
Com a decisão do SBT de encerrar o ‘Notícias da Manhã’, Neila Medeiros passa a contar com dois programas que foram retirados do ar. A profissional, que ganhou destaque ao trabalhar para a filial em Brasília, foi transferida no segundo semestre de 2013 para a sede do canal em Osasco (SP) com a incumbência de comandar o ‘SBT Notícias’, que estreou em setembro e foi descontinuado em novembro do mesmo ano.

Menos jornalismo. Mais desenho

Com o fim do ‘Notícias da Manhã’, o SBT passará a contar a partir de segunda-feira, 13, com mais de seis horas consecutivas da grade dedicada ao público infanto-juvenil. O ‘Carrossel Animado’ será exibido das 7h às 9h. Na sequência, o ‘Bom Dia & Cia’, já presente na programação, continuará a ir ao ar até às 13h25, dando vez ao enlatado americano ‘As Visões da Raven’.

Jornal O Sul encerra versão impressa e publica comunicado na capa

Na quarta-feira, 8, o jornal O Sul anunciou o fim de sua versão impressa, após 14 anos de circulação no Rio Grande do Sul. Em editorial publicado na primeira página, a Empresa Jornalística Pampa, responsável pelo veículo, justifica o encerramento alegando aumento dos custos de papel e tinta com a alta do dólar.
O comunicado ainda explica que “a receita publicitária não acompanhou este acréscimo expressivo de custos”, mas que o acesso ao jornal na internet permanecerá gratuito. De acordo com a empresa, O Sul continuará com as mesmas abordagens, mesmo padrão de notícias e colunistas, mudando apenas a forma de levar conteúdo aos leitores.
”A Empresa Jornalística Pampa dá este importante passo rumo ao futuro, na certeza de continuar recebendo o prestígio e a leitura diária dos 141 mil leitores de O Sul. A partir de amanhã e em todos os dias da semana, inclusive aos domingos, estará disponibilizada para você a edição completa do seu jornal preferido via internet”, diz o texto impresso na capa.
O comunicado ainda explica que “a receita publicitária não acompanhou este acréscimo expressivo de custos”, mas que o acesso ao jornal na internet permanecerá gratuito. De acordo com a empresa, O Sul continuará com as mesmas abordagens, mesmo padrão de notícias e colunistas, mudando apenas a forma de levar conteúdo aos leitores.

Elogio

Aproveito o momento e o assunto para elogiar os diretores Sergio Godinho (pai) e Serginho (filho) pela forma competente como administram há muitas décadas o jornal O Progresso. Com os pés no chão e administração enxuta e eficiente, a diretoria de um dos jornais mais antigos do Maranhão mantém sua equipe trabalhando com a segurança do emprego e sem enfrentar crise, porque não coloca o carro na frente dos bois. E parabéns a todos os colegas de O Progresso pela competência e dedicação em suas tarefas do dia a dia.

Boa semana a todos e até quarta-feira, com saúde e paz.