Gravei meu programa na fazenda Canto de Areia no dia da reza de São Sebastião
Capa do DVD Som do Mara em homenagem a Neném Bragança
Dr. Jackson era presidente da OAB em Parauapebas

A força das crenças populares

As crenças populares ainda estão vivas no interior do Brasil. A Folia de Reis, que lembra a visita que os três reis magos fizeram ao menino Jesus, por exemplo, é tradição nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo. No Pará, famílias de goianos e mineiros que residem em Tucumã, Canaã dos Carajás e Xinguara também mantêm a tradição, cuja festa religiosa começa percorrendo as fazendas dia 24 de dezembro e vai até o dia 6 de janeiro.

São Sebastião

São Sebastião (França, 256 d.C. – 286 d.C.) originário de Narbonne e cidadão de Milão, foi um mártir e santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano. Sebastião era um soldado que teria se alistado no exército romano por volta de 283 d.C. com a única intenção de afirmar o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas. (Fonte: Wikipédia)

A tradição no Brasil

No Brasil, São Sebastião é padroeiro de diversas cidades, como, por exemplo, Rio de Janeiro; de Açailândia (MA) e de Parauapebas, Altamira e Igarapé Açu, no estado do Pará. No Tocantins, mais precisamente na fazenda Canto de Areia, a tradicional reza de São Sebastião já ocorre há mais de 100 anos. Eu estive lá com o cinegrafista João Pesão Filho para mais uma vez fazer a cobertura jornalística para o programa Conexão Rural, que produzo e apresento na TV Bandeirantes em Parauapebas e em Canaã dos Carajás.

Preparativos

No dia 19 de janeiro, véspera do evento, muita gente trabalha para que dê tudo certo no dia da reza. A comida, feita em fogão a lenha, é farda e inclui carne de vaca, de galinha e de porco, além, claro, dos saborosos feijão e arroz e salada. Os doces de leite também fazem a alegria dos visitantes.

Tião Sebastiana

A noite do dia 19 de janeiro é especial porque a dona da casa e anfitriã, Tia Sebastiana, é homenageada pelo seu aniversário. Este ano ela completou 84 anos de idade. Filhos, filhas, sobrinhos, netos e demais parentes e amigos cantaram os parabéns com muita alegria. Depois é realizado um terço. A fé, acima de tudo.
No dia 20 de janeiro, todos acordam cedo para preparar tirar o leite para servir aos convidados um bom café, com direito a bolo cassete e outros preparados com muito carinho. Os convidados chegam à fazenda de moto, de carro ou montado a cavalo.

O dia da reza

Finalmente, quando chega o momento da reza, já passando do meio dia, as imagens de São Sebastião e de outros santos são retiradas do oratório que fica no quarto com muito carinho e respeito. A tia Sebastiana lidera o grupo, que sai do quarto em direção à varanda da casa, onde acontece a reza, em uma espécie de procissão. Jovens, adultos e idosos se concentram e ouvem as ladainhas da tradicional reza atentamente. São olhares marcantes, onde a fé em São Sebastião prevalece. Quando termina a reza, é a hora de beijar o santo, digamos, assim, a hora do ofertório, quando os convidados colocam em cima da mesa onde estão as imagens dos santos, pequenas quantias em dinheiro para ajudar nas despesas da tradicional reza do ano seguinte.

Leilão

Após a oração, com direito a tradicionais cantores-rezadores, as imagens são levadas de volta ao oratório no quarto com o mesmo carinho e atenção com que foram retiradas de lá. Emocionada, a tia Sebastiana estava feliz com a realização de mais uma reza em sua casa, mantendo a tradição de mais de 100 anos.
Enquanto isso, lá na varanda, é realizado o também tradicional leilão de bolos, frangos, doces, toicinho e outros produtos da roça. Depois, é servido um farto almoço e mais uma reza de Sebastião na fazenda Canto de Areia, no município de Araguatins, no Tocantins, chegava ao seu final com muita emoção. Viva as crenças populares!

Homenagem a Neném Bragança no Conexão Rural

O programa Conexão Rural, que apresento em Parauapebas e Canaã dos Carajás (PA), prestará no próximo domingo homenagem ao talentoso cantor Neném Bragança, que morreu dia 15 de janeiro, vítima de câncer na boca.
Em dois blocos do programa, serão apresentadas músicas e depoimentos de amigos de Bragança, incluindo Zeca Tocantins, Javier dy Mar-y-abá e Erasmo Dibell.
O DVD SOM DO MARA, produzido por Chiquinho França,  foi-me entregue pelos amigos Antônio Lucena e Zeca Tocantins, da Fundação Cultural de Imperatriz. O DVD foi patrocinado pelo governo do Maranhão e pela Prefeitura de Imperatriz. Resolvi prestar esta homenagem ao cantor por ter sido amigo dele e por admirar o seu trabalho há muitos anos.

Relembrando

Raimundo Nunes da Luz Ferreira, mais conhecido como Neném Bragança, tinha 55 anos de idade e uma voz magnífica. Ele foi vencido por um câncer no palato há meses. Chegou a ser internado até em São Paulo, mas perdeu a luta para a implacável doença, que foi descoberta após uma visita dele ao dentista. Neném nasceu em Bragança, no Pará, mas era imperatrizense de coração. Desde 1980 que ele vencia festivais no Maranhão, Tocantins e no Pará era um verdadeiro papa festivais, sendo Ave de Arribação uma das suas canções mais conhecidas. Ainda em vida, vários amigos se reuniram para gravar um DVD com o objetivo de arrecadar recursos para ajudar nas despesas médicas. O cantor Neném Bragança morreu em Imperatriz dia 15 de janeiro de 2015.

Assassinato

Foi sepultado ontem (27), em Parauapebas (PA), o corpo do Dr. Jackson Silva, que era presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil neste município. Ele foi assassinado com um tiro em Manaus na noite de sábado. A polícia do Amazonas investiga o caso. Os bandidos, que estavam em uma moto, não levaram nada do advogado, que portava um celular e uma pasta, além de documentos e cartões.
A OAB do Pará realizou um ato em repúdio à onda de violência no estado e que já causou a morte de oito advogados nos últimos quatro anos.
A coluna lamenta profundamente a morte do amigo Jakson, que era um atuante advogado no Pará, e presta total solidariedade à sua família, na esperança de que os fatos sejam devidamente esclarecidos e os criminosos presos.