Homenagem a Neném Bragança
A morte do cantor Neném Bragança, na quinta-feira, dia 15 de janeiro de 2015, teve repercussão no Maranhão, no Tocantins e no Pará, onde o artista havia vencido festivais de música desde a década de 1980. A imprensa ressaltou que o cantor, natural de Bragança, no Pará, e imperatrizense de coração, era o verdadeiro “papa festivais”, sendo “Ave de Arribação” uma das suas canções mais conhecidas. A notícia foi destaque em jornais, blogs, telejornais e nas emissoras de rádio da região tocantina.
Câncer
Raimundo Nunes da Luz Ferreira, mais conhecido como Neném Bragança, tinha 55 anos de idade e uma voz magnífica. Ele foi vencido por um câncer no palato há meses. Chegou a ser internado até em São Paulo, mas perdeu a luta para a implacável doença, que foi descoberta após uma visita dele ao dentista.
A repercussão no facebook
Coube ao amigo de Neném, o jornalista e imortal Domingos Cezar, fazer o comunicado da morte do artista:
Domingos Cezar Ribeiro
15 de janeiro, às 09:23 horas
- Cumpro, oficialmente, o doloroso dever de comunicar o falecimento do cantor e compositor Neném Bragança e informar que seu corpo está sendo velado na Igreja Matriz de Santa Teresa D’Ávila, desde as 9h. O sepultamento deverá ocorrer às 17h desta quinta-feira, 15 de janeiro, dia em que nossa “Ave de Arribação” voou para o céu.
A partir daí, a notícia ganhou o mundo e vários amigos comentam a morte do cantor no facebook:
Eu mesmo fiz o seguinte comentário:
Imperatriz, o Maranhão e o Brasil perderam hoje, vítima de câncer, um dos maiores artistas do Norte do país: o cantor Neném Bragança, que foi um dos principais vencedores de festivais de música no Maranhão, no Pará e no Tocantins. Na semana passada, eu recebi dos amigos Zeca Tocantins e Antônio Lucena, em Imperatriz, um DVD com músicas e depoimentos de vários artistas, inclusive Zeca Baleiro, gravado em show em homenagem ao grande Neném. Em breve vou homenageá-lo no Conexão Rural. É o mínimo que devo fazer por este grande talento musical maranhense. Vai com Deus, meu amigo. (Fotos: Divulgação, Jornal Pequeno e site Kamaleao, de Imperatriz).
E várias pessoas deixaram suas mensagens de pesar:
* Sérgio Antonio Mesquita Macedo: Associo-me à comunidade artística imperatrizense, aos amigos, admiradores e familiares na dor pela partida do Neném Bragança. Ficam as lembranças do talento e da simplicidade desse grande artista. “O certo é que passa, como todas as folias…”! Passou, e lá se foi nossa mais querida ave de arribação.
15 de janeiro, às 10:09 horas
* Lima Rodrigues: Lamentável perda...um grande artista....que Deus dê força para sua família superar esta dor...
15 de janeiro, às 11:11
* Domingos Cezar Ribeiro: - Obrigado Sérgio Macedo, obrigado meu amigo Lima Rodrigues.
Adeus, Neném!
Hoje aconteceu sua grande viagem, não teve como adiar, fica em todos nós uma enorme tristeza, não teremos mas sua voz a nos enCANTAR.
Um forte aperto no coração, porque é triste partir com muita vontade de ficar, mas você amigo nos deu o melhor de si, nos encantou com suas lindas canções.
Amigos não se compra, se conquista; e você conquistou milhares deles em sua linda jornada, mas precisou ir e sofremos com sua repentina partida.
Amizade é tesouro sem limites, hoje me sinto um pobre milionário.
Meu coração está chorando, mas é necessário dizer: VÁ PARA DEUS, AMIGO!
Josyanne Rodrigues: Uma pena meu amigo partir tão cedo, uma grande perda.
Valdizar Lima: Neném. Tudo chega ao fim. Estou falando do teu sofrimento. Hoje volta ao Pai e mora com um vizinho famoso: Jesus Cristo. Lembra quando ele disse: Vou preparar uma casa para vós. Não se preocupe, Neném. Logo iremos também e lá nos encontraremos...
Baíra Ponce: Que Deus o receba em seus braços...
Laudeci Braga: Que ele esteja com Deus.
João Batista: Que Deus conforte seus familiares
Izabel Cristina Sampaio: Uma grande perda! Que Deus o tenha num lugar de paz e que o Espírito de Deus conforte a família dele!
Roberta C. S. Branco: Nossa, esse SUCESSO dele que o consagrou é de fato linda e toca a alma... AVE DE ARRIBAÇÃO, vai ficar o HINO de eterna RECORDAÇÃO!!!
José Geraldo da Costa: Você, KALINE - exatamente pelo que aqui confessa - também merece minha SOLIDARIEDADE.
Maria das Graças Baião: A falta que faz e a recordação que fica.
Sebastião Alves da Silva: “...Não, não vou deixar meu coração perder a Luz.”
Programa Acorde & Recorde, da Mirante FM, com Jerry Alves tocando músicas de Neném Bragança em homenagem a esse grande amigo e ídolo que Deus chamou para cantar no céu.
Raiana Coelho Ribeiro: Gosto muito desse programa, escuto sempre que possível.
João Batista: Que pena, não conseguiu se curar. Tão jovem ainda. I’m Sorry, sinto muito, meus pêsames aos familiares, fãs e amigos.
Conceição Medeiros Formiga: Lembro-me bem dele cantando nos Festejos de Nossa Senhora de Fátima. Voz inconfundível. Cantava com sentimentos. As veias do seu pescoço engrossavam, respondendo aos apelos do seu coração.
Domingos Cezar
Último lugar que o Neném Bragança cantou em público foi no Rancho Greenpeace, onde tive a oportunidade e felicidade de recebê-lo, junto à esposa, Carmem, os filhos e também meu amigo Deco e esposa. Neste dia cantamos, tocamos, rimos, nos divertimos. Nesse local vou afixar sua foto.
Agradecimento
Quero em nome da Carmem (esposa) e de toda a família do Neném Bragança agradecer a todas as pessoas que estiveram pessoalmente no velório, missa e sepultamento do nosso artista maior; agradecer aos que vieram de longe, os que não puderam comparecer, mas nos enviaram centenas de congratulações através de e-mail, pelas redes sociais. Agradecer aos colegas da imprensa que fizeram uma cobertura impecável, aos colegas das emissoras de rádio que durante o dia de ontem incluíram em suas programações. (Mensagem do jornalista Domingos Cezar).
Com estas palavras, não preciso dizer mais nada.
Comentários