Desarmem-se, senhores políticos: a eleição acabou
Está de parabéns o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), em ter procurado a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) para tratar de uma questão que vem preocupando toda a população de seu estado há muito tempo: a falta de água e os reservatórios cada vez mais baixos. O governador apresentou projetos diversos, avaliados em R$ 3,5 bilhões, que agora serão analisados pelo governo federal. A primeira reunião sobre o assunto, por parte de técnicos de São Paulo e de ministérios em Brasília, ocorrerá na próxima semana.
Durante a campanha, Dilma Rousseff disse que ofereceu ajuda ao governo paulista, mas Alckmin não manifestou interesse. O então candidato tucano a presidente da República, Aécio Neves, rebateu em seu programa no horário político que faltou apoio do governo federal para a questão da falta de água em São Paulo. Enfim, o assunto foi debatido em várias situações durante a campanha. Só que agora, senhores políticos, a campanha acabou. Não interessa se Dilma obteve 54 milhões de votos e Aécio 51 milhões e por isto o país está dividido. Quando há interesse da população, não há divisão política. Peca muito o prefeito ou governador que pensar assim. Acabada a eleição, oposição é oposição e deve exercer seu papel com rigor, mas com responsabilidade, sem esquecer os interesses dos cidadãos. Cabe ao governo federal atender às reivindicações aprovadas tecnicamente e dentro de um orçamento realista, solicitadas pelos governos estaduais e os municipais, independentemente de partido político.
Assim como fez no passado, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, em procurar e manter parceria com a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, adversária política, para resolver problemas de infraestrutura no município, o governador Geraldo Alckmin está correto e no caminho certo. Eleição estadual e presidencial só daqui a quatro anos. Enquanto isto, a vida continua e o povo não pode esperar. Madeira obteve muitas conquistas, inclusive a reeleição, graças ao trabalho desenvolvido e aos projetos implantados com o apoio do governo estadual. Alckmin, com certeza, também obterá sucesso em sua parceria com o governo federal. Enganam-se os tucanos que só pensam em fazer oposição simplesmente por ser oposição. É preciso ter responsabilidade, seriedade, humildade e procurar parceiros para resolver as questões de interesse da população, sem se preocupar com eleição. Desarmem-se senhores políticos. Nova eleição vai demorar a chegar.
Viagem
Após receber o governador paulista, a presidente Dilma Rousseff embarcou para a Austrália, onde participará no próximo fim de semana das reuniões da Cúpula do G20, grupo que reúne as 20 principais economias do mundo. A retomada do crescimento da economia mundial é o principal tema a ser debatido.
Projeto do TJPA fez audiências e ofereceu serviços na área do garimpo de Serra Pelada
O projeto “O Tribunal de Justiça vai aonde você está” foi à Vila de Serra Pelada, no município de Curionópolis, no último final de semana. Na área do mais conhecido e emblemático garimpo do Brasil, foram realizadas audiências judiciais de conciliação em processos de alimentos, conflito entre vizinhos, divórcio, reconhecimento e destituição de união estável, reconhecimento de guarda, etc.
O Projeto promoveu, ainda, atendimento de emissão de certidão de nascimento; emissão de certidão de óbito; habilitação para casamento; emissão de título de eleitor, além da emissão de segunda via de todas as certidões. O Conselho Tutelar da região se fez presente através do atendimento às famílias submetidas a risco. Houve, também, atendimento médico com a presença de clínico geral, pediatra, oftalmologista, odontólogo, realização de testes de HIV, glicemia, hanseníase e distribuição de medicamentos e de brinquedos às crianças.
Os parceiros do TJPA no projeto são o Ministério Público do Pará, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará, a prefeitura municipal de Curionópolis, a Secretaria de Segurança Pública do Pará, o Conselho Tutelar, o Tribunal Regional Eleitoral (Cartório da Justiça Eleitoral) e o Cartório Extrajudicial do Ofício Único de Curionópolis. (Fonte: www.zedudu.com.br, com informações do Tribunal de Justiça do Pará).
Ministério das Cidades ministra curso sobre mobilidade urbana em Parauapebas
Com o objetivo de apoiar tecnicamente os municípios da região sudeste do Pará na elaboração dos Planos Municipais de Mobilidade Urbana, o Ministério das Cidades realiza, em Parauapebas, curso sobre o assunto, entre os dias 11 e 14 de novembro, no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura.
O curso, que conta com a parceria da Fundação Vale, será ministrado por especialista do setor, servidores federais e parceiros do Ministério das Cidades. Trata-se de um curso piloto presencial, que servirá de base para elaboração de curso à distância, com o qual se pretende atingir todo o território nacional.
O público-alvo é composto por técnicos das secretarias municipais de Planejamento e Gestão (Seplan), de Meio Ambiente (Semma), de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), de Obras (Semob), Habitação (Sehab) e de Serviços Urbanos (Semurb) de Parauapebas, assim como participantes das cidades de Canaã dos Carajás, Marabá, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Ourilândia do Norte, Tucumã, Água Azul do Norte e Xinguara.
A programação é uma continuidade do Seminário de Sensibilização para a Política e o Plano de Mobilidade Urbana realizado em novembro de 2013 na cidade de Parauapebas e organizado também pelo Ministério das Cidades, em parceria com a Fundação Vale e Unesco. (Fonte: ASCOM-PMP).
Parauapebas Music Festival
Tive a honra de entrevistar para meu programa Conexão Rural no sábado (8) no Parque de Exposições Lázaro de Deus Vieira Neto, grandes artistas que participaram do Parauapebas Music Festival, incluindo Léo Magalhães e Gabriel Gava. O evento reuniu mais de seis mil pessoas e terminou já amanhecendo o dia. O povo gostou muito e os artistas cantaram grandes sucessos sertanejos e do arrocha para delírio do público.
FEMPA
Por falar música, só que agora a chamada MPB, o cantor pernambucano Geraldo Azevedo estará no próximo final de semana em Parauapebas para participar do encerramento do 7º Festival de Música da cidade. O FEMPA ocorrerá de 13 a 15 de novembro. Com certeza, se o nosso Nenê Bragança estive 100% de saúde seria um forte candidato para vencer o festival, já que o evento é aberto a músicos de todo o Brasil e da região e ele já faturou vários prêmios com o seu talento musical. Melhoras meu amigo e volte logo aos palcos. Que Deus nos presentei com sua recuperação total em curto prazo de tempo. Os amantes da boa música estão com saudade de suas apresentações. Um forte abraço amigo.
Vixe Maria...veja esta notícia do site Comunique-se que recebi via email:
GoGoogle acredita que computadores vão roubar empregos em breve
Para o CEO do Google, Larry Page, as constantes evoluções no setor de inteligência artificial podem fazer com que, em pouco tempo, computadores e robôs ocupem vagas de emprego que existem hoje. Em entrevista ao Financial Times, o executivo falou sobre mudanças no conceito de trabalho. “Quando computadores são capazes de assumir postos de trabalho, a maneira como pensamos no trabalho é modificada. Não há maneira de contornar isso”.
Ele acredita que as novas tecnologias serão capazes de tornar empresas e negócios 10 vezes mais eficientes, o que pode resultar numa queda do preço dos produtos e serviços. Page afirmou que projetos inovadores que podem fazer diferença na vida das pessoas estão travados porque as pessoas que trabalham neles não estão satisfeitas com as funções que desempenham.
“Quando projetos assim são pensados, não estão em busca de avanços técnicos fundamentais. Eles são conduzidos por pessoas ambiciosas que simplesmente trabalham neles”, explicou. “A ideia de que todos devem atuar servilmente fazendo algo ineficiente apenas para manterem seu trabalho simplesmente não faz sentido para mim. Essa não pode ser a resposta certa”, conclui Page.
Se a moda pega....
Se a moda pega, daqui a pouco não vai ter mais nenhum preso do mensalão atrás das grades. O último a receber autorização do Supremo Tribunal Federal para cumprir o resto da pena em “prisão domiciliar” (em casa) foi o ex-deputado federal paulista Valdemar Costa Neto, condenado a sete anos e dez meses de prisão. Ele vai ter que cumprir algumas regras, como não consumir bebida alcoólica, não sair de casa ou da cidade sem autorização da Justiça e manter endereço fixo. Só isto? Não lembro se ladrão de galinha também tem este privilégio!
Perpétua Bandeira
Perdi uma amiga de infância e grande amiga de minha irmã Ana Lúcia. Estou falando de Perpétua Bandeira, encontrada morta em seu apartamento na segunda-feira e sepultada ontem em Imperatriz. Estive com a Perpétua este ano em Parauapebas (PA), onde moro atualmente, quando ela resolveu passar uns dias com minha irmã. Mesmo já sessentona, ela ainda era uma mulher bonita. Quando jovem, mesmo baixinha, era uma das mais belas jovens de Imperatriz. Além de sua beleza, foi uma grande mulher; esposa e mãe dedicada. Ainda sonhava em realizar alguns projetos pessoais. Infelizmente, Deus a levou para o seu lado. Que minha amiga Perpétua descanse em paz.Em respeito à morte de minha amiga, deixo de dizer aqui a minha frase tradicional de encerramento da coluna.
Comentários