Eleições 2014
A campanha eleitoral está na rua, no rádio, na televisão, nos sites e nos jornais. A baixaria continua tanto na disputa presidencial quanto na disputa nos estados onde está havendo segundo turno. No caso da briga pelo Palácio do Planalto, o que se observa no rádio e na televisão, são acusações infundadas, denúncias requentadas, acusações e algo mais. Nota-se que é briga é de gente grande, para não dizer o ditado popular na sua plenitude. Vamos torcer que nestes últimos dias de campanha – a eleição em segundo turno será dia 26 de outubro – os candidatos aos governos estaduais e os presidenciáveis debatam ideias e projetos e não acusações e denúncias disto e daquilo. O povo, ou melhor, o eleitor agradece.
Vira casaca
O que estamos vendo em todo o Brasil é uma verdadeira batelada de vira-casacas. Tem político que torcia para o candidato “A” no primeiro turno e foi só saírem os resultados de novas pesquisas para mudar de lado rapidamente. Tem político, tanto nos estados aonde a disputa vai para o segundo turno, quanto na briga pelo comando do Brasil, que resolveu anunciar logo seu apoio a determinado candidato a governador ou a uma das candidaturas presidenciais, no caso Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), já visando um cargo ano que vem. É cada oportunista de plantão que causa revolta. Tudo mundo querendo se dar bem em 2015. Teve até partido que mudou de posição três vezes. Foi para um lado, voltou e depois foi para outro lado. A ética, a fidelidade partidária e o compromisso com o eleitor que se danem, o “importante é se dá bem”, devem pensar estas figuras em todo o país. Como diz o ditado, “o mais besta conserta relógio no escuro”. Às vezes, estes oportunistas quebram a cara.
Música
A cantora baiana Maria Bethânia será a grande homenageada do Prêmio da Música Brasileira em 2015, em comemoração aos seus 50 anos de carreira. A cerimônia acontecerá no dia 10 de junho, no Theatro Municipal do Rio, com direção de José Maurício Machline. Se for seguido o cronograma de shows itinerantes dos últimos seis anos, Parauapebas e outros municípios mineradores da área de influência da Vale, devem receber a cantora e convidados em junho de 2015.
A edição 2015 confirma também a vitoriosa parceria com a Vale, pelo 6º ano consecutivo, reafirmando seu compromisso com a cultura nacional. “Estamos muito felizes em ter, mais uma vez, a parceria com a Vale. É ela que nos possibilita realizar a premiação dos grandes nomes da nossa música e levar a MPB da mais alta qualidade às diversas regiões do nosso país”, exalta José Maurício Machline. (Fonte: www.zedudu.com.br, com informações da assessoria de imprensa da Vale).
Comunique-se
Recebo inúmeros e-mails do site www.comunique-se.com.br sobre as notícias da área de comunicação. Como o grande público nem sempre tem tempo para ler estas notícias da nossa área, publico aqui na coluna duas informações que achei interessante para informar aos leitores da coluna.
A primeira:
Globo Rural deixará de ser apresentado diariamente
Sem nome definido e sem data de estreia divulgada. Assim, a TV Globo anunciou que está produzindo um novo telejornal, que irá ao ar de segunda a sexta, a partir das 5h. Por enquanto, a emissora informou que a atração, a ser lançada ainda em 2014, ocupará o espaço do ‘Globo Rural’ diário.
Com a mudança que deve ocorrer em sua grade matinal até dezembro, o canal registrou, em comunicado enviado à imprensa, que parte do noticiário sobre o mundo do campo, foco das pautas do ‘Globo Rural’, será mantida no novo programa, caso das “cotações dos produtos agrícolas”.
O ‘Globo Rural’, entretanto, não deixará de vez a programação da maior emissora de TV do país em audiência. A versão da atração será extinta de segunda a sexta. A edição de domingo, comandada pelos jornalistas Nelson Araújo e Helen Martins e transmitida das 8h às 9h, tem espaço garantido na grade de 2015 do veículo de comunicação.
Além do ‘Globo Rural’ diário, o novo programa da Globo deverá ocupar parte da faixa destinada ao ‘Telecurso’. O noticiário, produzido a partir da redação paulista da emissora, deverá anteceder o ‘Bom Dia’ regional (cada praça tem nome específico), deixando toda a grade matinal com conteúdo ao vivo.
A nova atração será exibida nacionalmente. Com o formato, o canal acredita que atenderá “um público que cada vez acorda e sai mais cedo para trabalhar”. A equipe global ainda garantiu que o novo programa se pautará nos “assuntos mais importantes, do Brasil e do mundo, da noite anterior, da madrugada e do início da manhã”.
A segunda:
Jornalistas que puxam votos
Ao abordar em matéria sobre os jornalistas que conquistaram bastante votos e acabaram elegendo outros candidatos, o site Comunique-se citou vários profissionais de imprensa que também são bons de votos, como o atual deputado federal por São Paulo, Celso Russomanno. Confira:
Apresentador da TV Record até o fim do primeiro semestre deste ano, Celso Russomanno foi o candidato a deputado federal mais bem votado em números absolutos pelo país. Na disputa por uma das vagas na Câmara por São Paulo, ele teve exatos 1.524.361 votos, o que representa a escolha de 7,26% do eleitorado paulista (sem contar brancos e nulos). Com o resultado, o político foi o grande puxador de votos do PRB, ajudando a legenda a eleger mais sete pessoas no estado.
Destacou que o apresentador de programa policial e popular Wagner Montes foi reeleito para seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro; citou a veterana jornalista e ex-deputada federal Cidinha Campos, também reeleita para a Assembleia do Rio; e o jornalista e apresentador de TV, Amaro Neto, no Espírito Santo.
A matéria diz ainda que o atual deputado federal Ratinho Júnior (PSC), radialista filho do apresentador Carlos Massa, foi candidato a deputado estadual no Paraná. Resultado? Teve mais de 300 mil votos, o que representou 5,23% dos válidos, sendo o mais bem votado da disputa e, consequentemente, servindo de apoio para que outros 11 políticos de seu partido fossem eleitos - composição que irá formar a maior bancada da Assembleia Legislativa a partir de 2015. (Foram citados outros exemplos em outros estados).
Diploma
E um assunto que me chamou atenção e me interessa bastante foi este aqui, também divulgado na mesma reportagem do Comunique-se:
Autor da Proposta de Emenda à Constituição 206/12, conhecida como PEC do Diploma, o petista Paulo Pimenta foi reconduzido pelo eleitorado gaúcho ao cargo de deputado federal. Na disputa deste ano, ele foi o candidato do Partido dos Trabalhadores com maior número de votos conquistados, 140.868 (2,39%), auxiliando a legenda a ter outras sete cadeiras na Câmara pelo estado. Em seu atual mandato, Pimenta, que é jornalista por formação, luta para que a graduação em comunicação volte a ser obrigatória para atuação na área.
Boa quarta-feira a todos e até a semana que vem, com saúde e paz.
Comentários