A que ponto chegamos?
 
Tem cada coisa acontecendo no Brasil que causa surpresa. É para ficar estarrecido. A imprensa divulga cada notícia que até parece coisa do outro mundo. Como dizia minha vó Guilhermina, que morreu em 1980, é o fim das eras.
Exemplo 1: Em São Paulo, o médico Anuar Ibrahim Mitre foi baleado pelo paciente Daniel Edmans Forti na tarde de segunda-feira (15). Atingido na cabeça, no braço e nas costas, o urologista foi levado para o Hospital Sírio-Libanês, onde passou por cirurgia e vem se recuperando bem. O atirador, que também era médico e já havia sido operado pelo Dr. Anuar, se matou após atirar no colega de profissão. Que absurdo!
Exemplo 2: Até o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, foi assaltado. Levaram o anel dele, cordão, crucifixo, caneta e telefone do arcebispo, a mochila e o paletó do motorista, a batina do seminarista e todo o material fotográfico do fotógrafo da Arquidiocese, conforme divulgou o site G1. Os objetos foram achados e devolvidos depois pela polícia. O equipamento fotográfico os bandidos levaram. Que que é isto, minha gente?
Exemplo 3: No Maranhão, um diretor foi preso porque abria a porta do presídio para os presos fugirem em troca de muita grana. Que cara de pau este diretor.
Exemplo 4: No Maranhão, no Pará, em São Paulo, em Brasília, enfim, em várias cidades, mulheres abandonando recém-nascidos. Alguns foram deixados nas ruas bem vestidinhos e alimentados. Outros sem qualquer cuidado. Alguns sobreviveram. Outros morreram. Que coisa lamentável!
Bem, se eu for citar outros exemplos aqui de coisas absurdas que vêm ocorrendo no Brasil e no mundo, como, por exemplo, a decapitação de jornalistas, por radicais islâmicos, vou encher a coluna toda ou até mesmo o jornal. Será mesmo que estamos no fim das eras?
 
Noites mal dormidas prejudicam a visão
 
De acordo com uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), os distúrbios do sono atingem 4 em cada 10 pessoas em todo o mundo. Essas noites mal dormidas geram consequências aos olhos e à visão, além de deixarem as pessoas com desânimo e dificuldade de concentração.
A oftalmologista Rosângela da Silva Moreira, do Visão Institutos Oftalmológicos, de Brasília, explica que não dormir adequadamente altera a lubrificação dos olhos e, consequentemente, prejudica a visão. “Passar muito tempo com os olhos abertos e noites em claro afeta as estruturas do olho, diminuindo o tempo de lubrificação ocular, que ocorre no período da noite”.
 
Olhos vermelhos
 
Os resultados da insônia, normalmente, são olhos vermelhos, ardência e ressecamento da córnea, a parte mais externa da estrutura ocular. Além disso, a falta de lubrificação, conhecida como olho seco, pode levar à visão turva ou embaçada. “A umidade da córnea ajuda no processo da visão, quando ela está muito seca a pessoa enxerga tudo mais embaçado e com pouca nitidez”, detalha a especialista.
 
Casos crônicos
 
Casos crônicos e recorrentes de insônia podem gerar danos mais graves às estruturas oculares. “O ressecamento contínuo da córnea, causado por longos períodos sem dormir, leva à formação de microerosões nessa camada ocular. Essas feridas, desenvolvidas pelo atrito da pálpebra ao piscar, podem se agravar e formar úlceras, provocar inflamações e dor, já que as terminações nervosas ficam mais expostas sem a umidade”, conclui Dra. Rosângela da Silva Moreira.
 
Garimpeiros
 
A Justiça Estadual do Pará não vai mais renovar o mandato do interventor Marcos Alexandre Mendes no comando da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada. Com isto, será realizada uma Assembleia Geral Ordinária dia 28 de setembro para a eleição da nova diretoria. Os critérios são rigorosos. Ex-diretores envolvidos em denúncias de desvio de dinheiro não podem se candidatar. Tem ex-dirigente que sonhava em voltar ao cargo, mas a boquinha acabou.
 
Boa semana a todos e até a quarta-feira.