Sucessão presidencial

É, a coisa mudou de lado. Antes a disputa presidencial estava polarizada entre a candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), e o senador mineiro Aécio Neves (PSDB). Agora, após as pesquisas mostrarem Marina Silva (PSB) à frente do neto de Tancredo Neves, nos debates na TV a polarização ficou clara entre a ex-senadora do Acre e a candidata petista.

Mais adeptos

E o nome de Marina Silva cresce nas pesquisas e nas redes sociais. Parece que muita gente que estava em dúvida sobre em quem votar agora não tem mais dúvida alguma sobre seu candidato preferido para comandar o Brasil. Claro que muita água ainda vai passar por debaixo da ponte até o dia 5 de outubro deste ano.

Torcendo pelo bom nível

Só torço para que o nível da campanha não baixe e comece a baixaria no rádio e na TV com acusações falsas e mentiras descabidas, porque perderá a graça da disputa de alto nível e de respeito aos eleitores e à democracia. Este alerta serve também para as disputas aos governos dos estados, ao Senado, à Câmara dos Deputados e às assembleias legislativas. Vamos torcer juntos.

Entusiasmo

Tem candidato tão empolgado que, se você conversar 15 minutos com ele, você acaba ficando surpreso com tanto otimismo. Um dia desses ouvi de um candidato a seguinte frase: “Estou bem nas pesquisas, vou ser eleito deputado estadual e vamos eleger daqui a dois anos os prefeitos da cidade tal, da cidade B, da cidade C, da cidade D, da cidade E, da cidade F... etc., etc., etc.”., que fiquei impressionado. Só faltou um detalhe: ele combinar com o eleitor.

Educação

Já comentei várias vezes aqui na coluna, mas a cena se repete sempre no nosso dia a dia. Na semana passada, vi uma família de classe média circulando em um carrão do ano e a pessoa que estava no banco do carona jogou uma garrafa vazia de água mineral pela janela do possante. Ah, a placa era de Marabá (PA) e o caro veículo circulava pelas ruas de Parauapebas, também no Pará. O cidadão que praticou o ato tem dinheiro ou pelo menos demonstrava ter, mas não tem o mínimo de educação. Este tipo de educação você aprende mais em casa do que nos bancos das escolas. Preservar o meio ambiente é uma atitude que deveria ser reforçada nos lares. Claro que o ensinamento nas escolas ajuda muito.

Adalberto Franklin

Tive a honra de ter estado na semana passada em Parauapebas com o jornalista, escritor e editor imperatrizense Adalberto Franklin, meu amigo de infância, irmão de outro amigo meu, Gilberto Castro. Aliás, eu servi ao Exército ao lado do Gilberto em 1978 em Marabá. Franklin esteve em Parauapebas para conversar com escritores da cidade sobre a edição de livros e orientá-los sobre a criação da futura Academia Parauapebense de Letras, cujo movimento participei desde o início e lancei a ideia para os colegas que adoram escrever. Como outros escritores e poetas também pensavam nisso, a gente se juntou e a ideia está perto de tornar-se realidade. Adalberto Franklin é inteligente, amigo e um grande editor. Obrigado pela visita, meu amigo!

Por falar em livros...

Por falar em livros, a 10ª Feira de Agronegócios de Parauapebas começou no sábado (30-08) com uma novidade: a realização da 1ª Feira do Livro da cidade. A FAP 2014 prossegue até o domingo, dia 7 de setembro. A Feira do Livro está trazendo importantes nomes da literatura brasileira a Parauapebas, como Ignácio de Loyola Brandão, Tino Freitas e Elisa Lucinda, além de abrir espaço para os escritores locais. A poetisa premiada e atriz global Elisa Lucinda deu um show em sua palestra e declamações de poemas no sábado, na abertura da FAP. A aula show da simpática e competente escritora e bela negra carioca teve como tema “Da Utilidade da Poesia”.

Por falar em FAP...

Por falar em Feira de Agronegócios de Parauapebas, eu entrevistei o cantor baiano Pablo, considerado o criador do ritmo arrocha e também o mais romântico dos cantores brasileiros. Ele já gravou 10 CDs e 4 DVDs e faz sucesso em todo o país.

Cada besteirol

Tem gente que não se manca e fala cada besteirol no facebook ou posta cada imagem de pessoas mortas em acidentes de trânsito ou de facadas ou tiros ou crianças com doenças raríssimas, que fico imaginando e questionando: sou obrigado a ver isto mesmo no meu próprio face???

Glaysson Tardelli

Entrevistei no domingo passado no meu programa Conexão Rural, que produzo e apresento na BAND, canal 30 de Parauapebas (PA), e no SBT, canal 5 de Canaã dos Carajás (PA), o jovem e talentoso cantor sertanejo Glaysson Tardelli. Ele nasceu e foi criado em Imperatriz, mas já mora há 10 anos na capital dos minérios, onde trabalha na Vale e nos finais de semana se apresenta nos melhores bares da cidade. É mais um imperatrizense fazendo sucesso no Pará. Em Parauapebas, tem imperatrizense se destacando na política, no jornalismo, na música e em outras áreas.

Uma boa semana a todos e até quarta-feira, com saúde e paz!