Viva o samba

O samba é um dos mais antigos ritmos brasileiros
O samba surgiu da mistura de estilos musicais de origem www.suapesquisa.com/afric”africanae brasileira. O samba é tocado com instrumentos de percussão (tambores, surdos timbau) e acompanhados por violão e cavaquinho. Geralmente, as letras de sambas contam a vida e o cotidiano de quem mora nas cidades, com destaque para as populações pobres. O termo samba é de origem africana e tem seu significado ligado às danças típicas tribais do continente.

Raízes

As raízes do samba foram fincadas em solo brasileiro na época do Brasil www.suapesquisa.com/colonia”Colonial, com a chegada da mão-de-obra escrava em nosso país.
O primeiro samba gravado no Brasil foi  Pelo Telefone, no ano de 1917, cantado por Bahiano. A letra deste samba foi escrita por Mauro de Almeida  e Donga .
Tempos depois, o samba toma as ruas e espalha-se pelos carnavais do Brasil. Neste período, os principais sambistas são: Sinhô Ismael Silva  e Heitor dos Prazeres .
Na década de 1930, as estações de rádio, em plena difusão pelo Brasil, passam a tocar os sambas para os lares. Os grandes sambistas e compositores desta época são: Noel Rosa autor de Conversa de Botequim; Cartola de As Rosas Não Falam; Dorival Caymmi de O Que É Que a Baiana Tem?; Ary Barroso, de Aquarela do Brasil; e Adoniran Barbosa, de Trem das Onze.

Grandes nomes

Na década de 1970 e 1980, começa a surgir uma nova geração de sambistas. Podemos destacar: Paulinho da Viola, Jorge Aragão, João Nogueira, Beth Carvalho, Elza Soares, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Chico Buarque, João Bosco e Aldir Blanc.
Outros importantes sambistas de todos os tempos: Pixinguinha, Ataulfo Alves,  HYPERLINK “http://www.suapesquisa.com/biografias/carmen_miranda.htm”Carmen Miranda (sucesso no Brasil e nos EUA), Elton Medeiros, Nelson Cavaquinho, Lupicínio Rodrigues, Aracy de Almeida, Demônios da Garoa, Isaura Garcia, Candeia, Elis Regina, Nelson Sargento, Clara Nunes, Wilson Moreira, Elizeth Cardoso, Jacob do Bandolim e Lamartine Babo. (Fonte: www.suapesquisa.com)

Prêmio da Música Brasileira

E neste ano, o Prêmio da Música Brasileira, patrocinado pela Vale, foi em homenagem ao samba.
Ao final da primeira apresentação da turnê do 25º Prêmio da Música Brasileira, o maestro e arranjador Rildo Hora não tinha dúvida ao falar sobre sua expectativa para os shows nas próximas cidades: “O samba é a música que está na alma do povo brasileiro. A turnê vai ser o maior sucesso”. A julgar pelos cantores que participam (um time que reúne Arlindo Cruz, Beth Carvalho, Dudu Nobre, Mariene de Castro, Altay Veloso e Zélia Duncan), pela banda recheada de craques e por toda a estrutura de palco e cenário que segue pelas seis cidades do roteiro, tudo conspira a favor. E o público merece.
A turnê passou por São Luís (MA), dia 20 de maio; Belém (22)  e Parauapebas (PA), cujo show ocorreu no domingo, dia 25 de maio e reuniu mais de cinco mil pessoas, na Praça de Eventos, no centro da cidade. E nesta quarta-feira, 28, a turnê do samba chega a Belo Horizonte (MG). Dia 31 de maio será a vez de Vitória (ES) receber o pessoal do samba  e  dia 3 de junho o show acontecerá em Corumbá (MT).

Beth Carvalho

Eu conversei após o show realizado em Parauapebas (PA) com a Rainha do Samba, Bethh Carvalho. Muita simpática, ela me disse que estava muito feliz em fazer parte da turnê do Prêmio da Música e pelo samba ser o homenageado de 2014. “O samba continua firme e forte”, disse a cantora fluminense, acrescentando que estava muito feliz também por ser a madrinha de alguns artistas do samba, como, por exemplo, Zeca Pagodinho, Dudu Nobre, Arlindo Cruz e Jorge Aragão.
A entrevista vai ar nos próximos dias no programa Conexão Rural, que produzo e apresento em Parauapebas, Canaã dos Carajás e Tucumã, cidades do sudeste do Pará.

Exposições

Começou o período de feiras agropecuárias no Maranhão, Tocantins e no Pará, citando apenas nossa região. Claro que no Brasil toda tem exposições agropecuárias. Agora de 12 a 15 ocorrerá a 1ª Expo Canaã, a Feira Agropecuária de Canaã dos Carajás (PA) e nesta semana acontece a Feira de Conceição do Araguaia. Depois vem de Marabá e de Imperatriz; de Xinguara, Redenção e por aí vai. São milhões em negócios envolvendo o agronegócio, a agricultura e agropecuária. São momentos importantes para vender e comprar gado ou maquinários agrícolas. Sucesso aos organizadores das exposições.

Expoimp

Por falar em exposições, recebi por email da assessoria de imprensa do Sindicato Rural de Imperatriz, a seguinte informação:
Circuito maranhense de Tambor e Baliza premia competidores
Representantes dos estados do Pará, Tocantins e Ceará também participaram da competição que distribuiu 60 mil reais em prêmios
Mais de duzentos competidores participaram das provas de Tambor e Baliza em Imperatriz no último final de semana. A competição aconteceu entre os dias 23 e 25 de maio, no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva. O evento distribuiu 60 mil reais em dinheiro e uma motocicleta.
A XI Etapa do Circuito Maranhense de Tambor e Baliza é uma realização do Pretto Ratti e tem o apoio Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural). Crianças, homens e mulheres concorreram nas seguintes categorias: Kids (de 4 a 8 anos); Junior (de 9 a 13 anos); Jovem (de 14 a 18 anos); Amador; Amador Master (acima de 40 anos) e Feminino. Ao todo foram contabilizadas 545 inscrições e a presença de 105 cavalos.
Para a organização do evento, esta é uma das etapas de maior destaque do circuito maranhense 2013/2014.  “Além de competidores de Imperatriz e outros municípios da região Tocantina, contamos com delegações do Pará, Ceará, Tocantins e São Paulo”, comenta o realizador da prova, Pretto Ratti.
Durante a abertura da competição, cavaleiros desfilaram na pista do Parque de Exposições com as bandeiras de todos os haras e Estados presentes na festa, além da bandeira da cidade de Imperatriz e do Brasil. Como reconhecimento ao apoio do Sinrural, Pretto Ratti fez uma homenagem ao presidente, Sabino Costa, com a entrega de uma placa em honra ao mérito.
O juiz da prova, Miguel Alves, da cidade de São Paulo, afirmou que em Imperatriz está um dos mais promissores pólos de desenvolvimento dos esportes equestres do País. “Sinto orgulho em participar da concretização desse campeonato. Esta prova, sem dúvida, terá espaço reservado nos próximos anos no calendário maranhense”, comemora.

Fórmula 1

No domingo, o estilo Tira-Teima, conhecido como Fórmula 1 era o mais esperado. Foram totalizas 128 inscrições para esta prova, que tinha as premiações mais elevadas. O grande campeão foi o conjunto Tácito Pereira, representando o Centro de Treinamento da Chácara Valente. A última etapa será nos dias 13,14 e 15 de junho, em Paço do Lumiar. Confira a lista completa com os vencedores de todas as categorias no site do Sinrural:  www.sinruralimperatriz.com.br

Amigo do Tambor

Em seguida, os ganhadores receberam os troféus.  Mais uma vez, o Sinrural recebeu a aclamação dos competidores com o troféu “Amigo do Tambor”.  Sabino Costa reforçou todo o apoio do Sindicato para a realização de outros eventos em parceria com a ATBM nos próximos anos. O vice-presidente sindicato, Renato Pereira, elogiou toda a organização do evento e declarou o forte apoio e interesse do sindicato em sediar mais uma etapa da competição em Imperatriz.

Inclusão social

A Casa da Equoterapia, que funciona nas dependências do Parque de Exposições, recebeu uma doação em dinheiro. A arrecadação se deu por meio do leilão de 50 camisas do evento. Toda a renda foi revertida para o projeto que auxilia crianças com necessidades especiais. Um dos alunos do projeto, Gabriel, emocionou a plateia demonstrando habilidade ao contornar os três tambores.
 
Um abraço a todos, boa semana e até quarta-feira.