ACNB lança campanha de valorização da pecuária, da raça Nelore e da carne bovina brasileira - Foto ACNB/Divulgação

A força da comunicação do agro

O agro cresce a cada dia, mesmo em tempo de pandemia da covid-19. E a comunicação do agro segue o mesmo caminho. São lives, webinar e outros debates sobre os mais variados temas do agronegócio diariamente em diversas plataformas de comunicação.
Ontem à noite (21), por exemplo, a Associação Brasileira dos Comunicadores do Agronegócio (Comunicagro), da qual tenho a honra de ser o presidente, promoveu uma live com o tema “A Comunicação do Agro”, com a participação do jornalista Marcelo D`Angelo, diretor-executivo do Canal Agro+ da Rede Bandeirantes de Televisão, diretores da Comunicagro e jornalistas e produtores rurais de várias partes do Brasil. A live durou cerca de 1 hora e foi muito interessante. Os detalhes em breve aqui na coluna.

E a comunicação do agro mobiliza empresas de comunicação, assessorias de imprensa e muita gente no país. Eu mesmo recebo inúmero e-mails de assessores de imprensa sobre os mais diversos temas do agro. Claro, que é impossível divulgar tudo, mas a gente tenta fazer a divulgação de algumas destas notícias, como as que seguem abaixo. Confira:

Nelore cria ação para valorização da raça e da pecuária brasileira
 
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) inicia hoje uma ação de valorização da pecuária, da raça Nelore, da carne bovina e do agronegócio brasileiro. A entidade, que representa, reúne e fomenta a raça Nelore no país, está convidando artistas, personalidades do agro e de fora do agro e todos os apaixonados por pecuária e pela carne bovina para gravar depoimentos em prol da atividade.
 
“A pecuária é um dos maiores negócios do agro brasileiro. O Brasil tem 214 milhões de bovinos, produz mais de 9,5 milhões de toneladas de carne por ano e exportou mais de 1,85 milhão de toneladas de carne em 2019 – número que aumentou 14% no 1º semestre deste ano. Em outras palavras, a atividade faz um excelente trabalho em prol da economia brasileira e da oferta de alimentos de qualidade para a população brasileira e mundial. São motivos mais do que justos para justificar depoimentos de pessoas reconhecidas e anônimas”, destaca Nabih Amin El Auoar, presidente da ACNB.
 
Os depoimentos já estão chegando. As duplas sertanejas Jads e Jadson e Bimbo e Jonas foram as primeiras a enviar. Diego (da dupla Diego e Arnaldo) e Pedro Paulo e Alex também já enviaram. “Esperamos que mais pessoas se motivem e enviem seus depoimentos. A pecuária, o Nelore e o agronegócio brasileiro merecem”, diz o presidente da ACNB.
 
Qualquer pessoa pode enviar depoimentos para essa ação da ACNB. Basta gravar um vídeo de até 1 minuto, com a câmera na horizontal, e enviar para imprensa@nelore.org.br ou marcar @neloreoficial nas redes sociais. (Texto Comunicação – SP).

Tereza Cristina participa da assinatura de acordo de cooperação entre Apex-Brasil e Embrapa
    
A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participou nesta terça-feira (21) da cerimônia de assinatura de um acordo geral de cooperação entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Também foi assinado um acordo de cooperação técnica para atração de investimentos, com definição de um plano de trabalho para direcionar as primeiras atividades da parceria.

Na avaliação da ministra, a oficialização dessa parceria trará resultados mais efetivos e agilidade maior para a Embrapa - por meio da Apex - que tem expertise de promoção comercial. Além disso, será importante também para o fortalecimento do trabalho da imagem do Brasil no exterior, principalmente da agropecuária. “Esse ato tem uma grande importância para o Mapa. Com certeza, com grandes resultados no futuro próximo. É uma parceria do ganha-ganha que estamos hoje formalizando e encaminhando para um sucesso mais rápido”, disse a ministra ao destacar que considera a Embrapa a “joia” do agronegócio brasileiro.

A partir de esforços conjuntos entre as duas instituições, o acordo visa aumentar a competitividade do agronegócio brasileiro e sua capacidade de inserção nas cadeias globais de valor, por meio da sinergia entre as agendas de pesquisa agropecuária, promoção internacional da agropecuária brasileira e captação de investimentos estrangeiros.

Parceria

De acordo com o presidente da Embrapa, Celso Moretti, há 10 anos a empresa buscava a formalização dessa parceria. “Isso vai permitir que a Embrapa, juntamente com a Apex, acesse mercados, investidores, possibilitando a captação de recursos e traga investimentos maiores e mais robustos para o Brasil. Avalio que temos enormes possiblidades de trabalharmos em conjunto”, afirmou.

A Embrapa conta hoje com 43 centros de pesquisa, 8,4 mil colaboradores e 2,4 mil pesquisadores que trabalham nas mais diferentes cadeias produtivas. E para isso, ressaltou Moretti, é importante não só ter recursos do Tesouro Nacional, do setor privado brasileiro, mas também buscar recursos externos. “Essa parceria com a Apex vai nos dar musculatura e maior capacidade para buscar esses recursos” disse ao destacar a importância da possibilidade de compartilhamento de infraestrutura da Apex no exterior, contribuindo no trabalho para o desenvolvimento competitivo e sustentável do agronegócio brasileiro.

Apex-Brasil

O presidente da Apex-Brasil, Fernando Segovia, ressaltou que esse acordo abrirá novas frentes de trabalho para a agência em iniciativas associadas à inovação via startups e à atração de investimentos direcionados para pesquisa e desenvolvimento do setor agropecuário. “Vamos unir nossas especialidades para promover o que o país tem de melhor, compreendendo o agronegócio como a grande força motriz do Brasil. Ele acrescentou que, adicionalmente, ainda será possível trabalhar na geração de conteúdo, de modo a ampliar a produção e divulgação de materiais de inteligência de mercado e de promoção do País como um ator fundamental para o agronegócio global.

A Apex-Brasil apoia em torno de 14 mil empresas, responsáveis por 30,2% das exportações brasileiras. A agência realiza 53 projetos de promoção das exportações em parceria com entidades representativas do setor privado e, desses, 16 são relacionados ao agronegócio. No ano passado, foram apoiadas 1.161 empresas do setor, que exportaram US$ 22,7 bilhões. (Assessoria de Imprensa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA).

Fique em casa. Lave bem as mãos. Cuide-se. Se precisar sair de casa, máscara.