Lima Rodrigues entrevista o Chefe-Geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins - Fotos: Texto Comunicação/Divulgação e arquivo pessoal
Jornalistas de Agronegócio no Road Show em São Paulo com o pessoal da Texto Comunicação Corporativa e pesquisadores da Embrapa
Lima Rodrigues participa do Road Show para Jornalistas de Agronegócio com o apoio do cinegrafista e editor João Pezão Filho

Road Show para Jornalistas de Agronegócio

É com muita honra que, pela quarta vez consecutiva, o Conexão Rural é convidado para participar em São Paulo e Minas Gerais do Road Show para Jornalistas de Agronegócio. O convite é da Texto Comunicação Corporativa (SP), comandada pelo experiente e competente jornalista Altair Albuquerque.

Isto nos enche de orgulho porque mostra que há muito tempo o Conexão Rural extrapolou fronteiras. Com imagens do experiente João Pezão Filho, em breve traremos muitas novidades do agro para os amigos do Maranhão, do Pará, de Rondônia e de todo o Brasil que nos acompanham pelo o You Tube e pelas nossas redes sociais.

Gado de leite

No primeiro dia do Road Show para Jornalistas de Agronegócio, na segunda-feira (9),  participamos de um "Workshop sobre a Cadeia do Leite para Comunicadores", ouvindo pesquisadores da Embrapa Gado de Leite, com sede em Juiz de Fora, em Minas Gerais. Entre os pesquisadores estavam Pedro Braga Arcuri, que falou sobre "Que Leite é Este? Inovação Focada no Consumidor" e Bruno Campos de Carvalho que abordou o tema: "De onde vem o leite? A fazenda e a produção".

O workshop foi aberto com uma mensagem e entrevista coletiva - via teleconferência direto de Brasília - do presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Celso Moretti. Ele fez um histórico desde a criação da Embrapa em 1973 e sua contribuição para a pesquisa e o aumento da agropecuária brasileira.

Segundo Moretti, o Brasil produziu nas décadas de 1960-1970, 4,5 bilhões de litros de leite e no ano passado produziu 34 bilhões de litros.

Em seguida falou o Chefe-Geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins,  que deu detalhes sobre os nutrientes do leite e a produção  no Brasil, mesmo com a fuga de alguns produtores para outros setores, e falta de união e comunicação entre os produtores de leite e os integrantes desta cadeia leiteira.

Outras palestras

Na parte da tarde, ocorreram mais três palestras: “Pasto Gostoso e Nutritivo. O diferencial brasileiro”, foi o tema da palestra do pesquisador da Embrapa Gado de Leite Paulino Andrade. Marcos Vinicius Barbosa Silva, falou sobre “Como será a vaca do futuro? Tecnologias do DNA na produção de leite”. E a pesquisadora Valdeane Cerqueira, da EPAMIG/ZLCT, proferiu palestra sobre o tema: “Como o leite vira delícias? Inovações na indústria de laticínios”.

Visitas

Na terça-feira (10) os jornalistas de agronegócio visitaram a Fazenda Cachoeira (Gado de corte), em Itaberá (SP), que tem como parceiro a Vetoquinol Saúde Animal, que desenvolve, fabrica e distribui medicamentos veterinários e não medicinais voltados para a pecuária (corte e leite), suinocultura brasileira, destaque para medicamentos contra parasitas internos e externos.

Atualmente, a Vetoquinol posiciona-se entre as 14 maiores indústrias de produtos para saúde animal no Brasil, com faturamento anual de quase R$ 100.00 milhões. A companhia tem duas fábricas (uma em São Paulo e outra em Goiânia) e um centro de excelência em desenvolvimento regional de produtos e formulações.

E ainda na terça-feira à tarde, os profissionais de imprensa convidados da Texto Comunicação Corporativa, visitaram a Piscicultura Cristalina, em Fartura (SP), que produz tilápia em parceria com a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR).

10 milhões de pessoas impactadas pela campanha Coma Mais Peixe

Pratos exclusivos elaborados por chefs renomados, panfletagem em pontos de alta concentração de pessoas, livreto de receitas, ações de degustação, participação em eventos e intensa presença em mídias sociais. Esta é a receita de sucesso da primeira fase da campanha “Coma Mais Peixe”, que contribui para impulsionar o consumo de peixes de cultivo no Brasil.

A iniciativa da Peixe BR e apoio de empresas do setor produtivo já impactou mais de 10 milhões de pessoas desde junho de 2019, quando foi iniciada.

O foco da #comamaispeixe é a valorização das qualidades nutricionais dos peixes de cultivo, como tilápia e tambaqui. O Brasil é o 4º maior produtor mundial de tilápia e o maior produtor de tambaqui, porém o consumo de peixes de cultivo é pequeno: 3,5 kg/hab/ano. O potencial para aumento da demanda é imenso, o que passa pela divulgação de informações de qualidade para a população”, diz Francisco Medeiros, presidente executivo da Peixe BR.

De acordo com ele, a piscicultura brasileira manteve a rota de crescimento em 2019. “A produção avançou 4,9% e chegou a 758.006 toneladas. Os dados são do Anuário Peixe BR de Piscicultura. O Brasil reforça a posição de 4º maior produtor de tilápia do mundo. A espécie, aliás, já representa 57% da produção nacional. Os peixes nativos mantém-se fortes, com 38%, e as demais espécies participam com 5%”, destacou Francisco Medeiros.

Até sexta-feira vamos participar de vários eventos e palestras em fazendas do interior de São Paulo e de Minas Gerais.

Agenda:

Hoje (11) os jornalistas de agronegócio visitam a Fazenda São Francisco, em Magda (SP): seleção de touros Nelore CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção), chancela do Ministério da Agricultura para os touros comprovadamente superiores. A produção de touros é em parceria com a Agro-Pecuária CFM, que comercializou 1.387 touros Nelore para todo o país entre agosto e novembro de 2019. Com o encerramento da última temporada de vendas, a CFM atingiu a impressionante marca de 42.926 touros produzidos desde o início do programa de seleção, reforçando a posição de líder no mercado de reprodutores no Brasil.

À tarde, visita à Agência Paulista de Tecnologia de Agronegócios, em Colina (SP): Boi 777, em parceria com a Trouw Nutrition, empresa do Grupo Nutreco, líder global em especialidades inovadoras de alimentação animal, pré-misturas, aditivos para ração e serviços nutricionais para a indústria de nutrição animal. Ela fornece produtos, modelos e serviços para aumentar a produtividade e dar suporte à saúde animal em todos os estágios da vida.

A Trouw Nutrition Brasil conta com quatro fábricas localizadas nos estados de São Paulo e Mato Grosso, incluindo a unidade de Mirassol (SP).

Dia 12 de março – 5ª Feira

9 horas

Visita ao Instituto Agronômico (IAC), em Campinas (SP): Projeto Aplique Bem, em parceria com a UPL Brasil, líder na cadeia de produção de alimentos global, que com a aquisição da Arysta Life Science, tornou-se uma das 5 maiores empresas de soluções agrícolas do mundo.

Com receita de aproximadamente UR$ 5 bilhões, a nova UPL está presente em 76 países, com vendas para mais de 130. A empresa conta com mais de 10.800 pessoas em todo o mundo.

Às 13h, almoço sobre inspeção, rastreabilidade e certificação de alimentos, em Campinas (SP), em parceria com a Genesis Group.

Dia 13 de março – sexta-feira

Vista à Fazenda Santa Ester, de Silvianópolis (MG): seleção de Angus, Brahman e Simental.

Todos os detalhes do Road Show para Jornalistas de Agronegócio você verá em breve no Conexão Rural, a voz do campo na TV.

(Com informações da Texto Comunicação Corporativa - SP)

No próximo domingo (15) no Conexão Rural o professor Aluísio Marins, da Universidade do Cavalo, de Sorocoba (SP), explica como fazer a parada correta do animal.

E na série sobre Raça, produzida pela TV PUC de Goiânia, você conhecerá mais detalhes sobre o Nelore. A parte musical fica por conta do compositor e cantor pernambucano Alceu Valença. O Conexão Rural pode ser visto também TV Web O Progresso, de Imperatriz.