Gil Rodrigues faz sucesso nas noites da Rádio Nativa FM em Imperatriz - Foto; arquivo pessoal-Gil Rodrigues
O locutor Gil Rodrigues, a esposa Sheila Varão e o filho Clinton Davi, de 5 anos - Foto; arquivo pessoal-Gil Rodrigues

Projeto Homenagem – Gil Rodrigues

O nome dele é Gildomar Conceição Rodrigues, popularmente conhecido como Gil Rodrigues, um dos locutores mais queridos da Rádio Nativa FM em Imperatriz. Ele nasceu em 30 maio de 1971, na cidade de Vargem Grande (MA), a 174 km de São Luís, a bela capital do estado. Gil chegou a Imperatriz em 1986, morou em Recife em 2000, voltou para Imperatriz e depois, mais uma vez, foi morar na capital pernambucana entre 2003 e 2005 e, posteriormente, e se fixou em Imperatriz, onde faz sucesso na Rádio Nativa FM.  O experiente locutor apresenta de segunda a sexta- feira das 21h às 22h o Top Nativa; de 22h às 23h o Ligação Nativa e de 23h a 00h o Saudade Nativa e no fim de semana trabalha por escala na emissora comandada pelo empresário Raimundo Cabeludo. Mais uma vez Gil Rodrigues foi o locutor oficial do carnaval 2020 em Imperatriz.

Filho de João Rodrigues e Sebastiana da Conceição Rodrigues, Gil é Casado com Sheila Varão Rodrigues e tem um filho, o inteligente e esperto Clinton Davi Varão Rodrigues, de 5 anos, e uma filha de um relacionamento anterior, hoje com 20 anos, que se chama Amanda.

Gil Rodrigues fez o ensino médio e logo depois começou o curso de Marketing, mas não concluiu o ensino superior. Ele teve uma infância feliz, estudando e brincando, como a maioria das crianças brasileiras.

Pintor

Gil começou a trabalhar ainda jovem. Aos 17 anos sentiu a necessidade de ter seu próprio dinheiro e passou a ajudar seus irmãos mais velhos no trabalho de pintor de casa, onde se tornou um profissional até pouco antes de entrar no rádio, em 1994.

Rádio

De uma família grande, de 12 irmãos, dois deles eram apaixonados pelo o rádio (Raimundo Nonato e João Batista), que sempre faziam o Rádio Teatro em casa: um era o apresentador e o outro o repórter. “Eu cresci vendo isso”, disse ele, emocionado, ressaltando que os irmãos eram apaixonados pela Rádio Nacional e A Voz do Brasil. “Mas, minha paixão pelo rádio aflorou, quando ouvir pela primeira vez uma Rádio em Frequência modulada (Transamérica FM de São Paulo), sucesso absoluto com locução alto astral, e aquilo me deixou apaixonado e disse que era aquilo que eu queria. Mas sabia que ainda não estava preparado, tinha que estudar um pouco mais”.

O início

No início dos anos de 1990, Gil foi passar um tempo em Santa Inês (MA) na casa do irmão João Batista, um dos que fazia o Rádio Teatro, e lá tentou ser contrato pela Rádio Mirante FM 1003, mas não foi possível. Depois de um ano e dez dias por lá, resolveu voltar para Imperatriz.

“Certo dia, com um amigo por nome Expedito Sena, fomos ver o jogo do Marilia, no início de 1994, e lá estava Manuel Cecílio (In Memória), fazendo a transmissão do jogo em que o Marília se consagrou campeão. Eu todo envergonhado, pedi a meu amigo Expedito, que falasse com Manuel Cecílio, que eu era apaixonado pelo Rádio e que queria uma oportunidade. Manuel Cecílio, prontamente me disse que estaria assumindo a Rádio Cultura, que logo em seguida, passou a se chamar Difusora, e que iria formar uma equipe a partir do dia 4 de março daquele mesmo ano, e me chamaria para fazer parte de sua equipe”, revelou Gil Rodrigues.

No dia e na hora marcada, o jovem apaixonado por rádio estava lá diante de seus ídolos, diretores da emissora: Manuel Cecílio e Paulo Negrão. Segundo Gil, Manuel Cecílio só ficou na rádio por dois meses e logo foi trabalhar na TV Difusora e deixou Paulo Negrão como Diretor da Rádio Cultura, que continuou com a mesma equipe. “Graças a esses dois grandes profissionais do Rádio e da TV, que abriram suas portas para meu início no rádio, hoje tenho 26 anos de profissão como Radialista”, afirmou, feliz da vida.

Outros rádios

Depois, já com experiência, Gil Rodrigues trabalhou em outras emissoras em Imperatriz:  Difusora, Cidade, Mirante e atualmente está na Nativa FM 99,5.

“Em Recife, trabalhei numa Rádio Web, que transmitia para comunidade Brasileira que mora no Japão, sob a direção do meu amigo Sérgio Augusto, em 2005 e também no HD Estúdio, do meu amigo Helinho Bonfim”, disse ele.

 Ídolos no Rádio

O jovem Gil Rodrigues cresceu tendo na cabeça alguns ídolos do rádio brasileiro.Jô Farias, Windson Clay, Rui Bala, Julinho Mazzei, Banana do Planeta Dj e lógico, você Lima Rodrigues, que eu cresci ouvindo suas matérias na Voz do Brasil”, revelou. (Muito obrigado por suas palavras. Trabalhei por 17 anos na Rádio Nacional de Brasília, falava no programa do Edelson Moura, do Adelson Ramos e na Voz do Brasil e foi uma experiência fantástica).

 Ao ser perguntado sobre o que representa o rádio em sua vida, o talentoso locutor Gil Rodrigues, responde com firmeza: “O Rádio representa uma história de vida para mim, não consigo me ver fora desse universo que eu amo e que vou continuar amando. Sinto que o rádio em Imperatriz, está precisando de uma injeção de ânimo, está faltando novos profissionais com gás, os chamados novos talentos” afirmou.

E sobre os trabalhos realizados fora do estúdio?

“Ser o locutor oficial do Revéillon e do Carnaval, para mim é um presente sensacional. Graças a um trabalho que eu fiz em 2018 para o Cantor Erasmo Dibell, na Praça da União, o pessoal da Fundação Cultural gostou do meu trabalho e fui contratado  para apresentação do Revéillon,  carnaval, Período das Praias do cacau  e já estamos há dois anos nesse trabalho, que eu só tenho é que agradecer ao Presidente da Fundação Cultural, o Buzuca, o Cleiton, o Charles, o Samuel e todos que fazem parte daquela instituição” destacou Gil Rodrigues, que durante o carnaval 2020, mais uma vez comandou a locução da festa carnavalesca em Imperatriz no palco da Praça da Cultura, no palco da Beira Rio e em frente à Jardineira, com a banda executando marchinhas antigas para os apaixonados pelos velhos carnavais, especialmente os confrades frequentadores da Confraria do Olimpão, na Rua 15 de Novembro.

Por contribuir para o sucesso do rádio imperatrizense, Gil Rodrigues foi o nosso homenageado de hoje no “Projeto Homenagem”.