Workshop discutiu o impacto das mídias digitais na comunicação e como atingir os produtores rurais, cada vez mais conectados - Foto Texto Comunicação/Divulgação
O bom da Queima do Alho é que os visitantes saboreiam o tradicional arroz carreteiro feito à moda antiga pelos integrantes das comitivas de muladeiros - Foto Lima Rodrigues

Agronegócio

Workshop AgroMarketing Meetings, da ABMRA

As novas tecnologias e estratégias de comunicação e marketing para fortalecer, agilizar e fidelizar o novo produtor rural 4.0 foram os temas principais do workshop AgroMarketing Meetings, promovido pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) no dia 24 de janeiro, em São Paulo.

    “Os produtores rurais estão cada vez mais conectados. Dessa forma, precisam ser impactados de diferentes formas. O AgroMarketing Meetings discutiu esse desafio. As empresas têm de utilizar soluções específicas para atingir esse novo homem do campo”, destaca Jorge Espanha, presidente da ABMRA.

Alberto Meneghetti, diretor da ABMRA e coordenador do workshop, destaca as novas exigências do produtor rural 4.0. “A comunicação para esse novo produtor rural, passa por estratégias de micro segmentação, acompanhando sua jornada no dia a dia. O correto é que ele receba a informação de forma eficiente, tangível e, cada vez mais, direta.”

Poder de compra do produtor rural

Alexandre Laybauer, diretor de Planejamento da agência e21, levou ao workshop AgroMarketings Meeting a importância crescente de um novo tipo de influenciador no agro. “Outros agentes da cadeia produtiva, como o pesquisador, o engenheiro agrônomo e os consultores, ganham influência significativa no poder de compra do agricultor, na medida em que todos os insumos, máquinas, produtos e equipamentos precisam de uma base de estudos muito forte, que comprove sua eficácia, antes de ir ao mercado”, explica Laybauer.

Inteligência artificial para coleta de dados

 Para falar sobre as tendências de marketing digital, Fabiano Goldoni, diretor da Alright AdTech, abordou uma nova realidade nas grandes indústrias globais. “Os gigantes estão investindo cada vez mais em processos como inteligência artificial para coleta de dados. Empresas como Nike e Adidas, por exemplo, há tempos incorporam processos inovadores para facilitar a experiência de compra dos usuários. Com isso, essas indústrias acabam se transformando também em gigantes da tecnologia e não somente em grandes marcas de material esportivo. O agro tem muito espaço para evoluir nesse campo”.

Embrapa

Eduardo Prange, CEO da Zeeng, apresentou estudo inédito sobre as empresas do agro com maior relevância no universo digital. Segundo o levantamento, a Embrapa tem o maior destaque em buscas na internet neste início de ano. “É possível que, no próximo mês, o resultado mostre dados diferentes, pois os algoritmos estão em constante transformação. Esse cenário obriga o profissional de marketing digital a adotar uma visão global do seu modo de trabalho e não pensar em estratégias fragmentadas”, complementou.

Marketing digital

Kelly Nakaura, gerente de Comunicação de Marketing para América Latina da John Deere, líder mundial no fornecimento de serviços e produtos avançados, falou sobre a estratégia de marketing digital da empresa. Segundo ela, independente do modelo de negócio, todas as relações são humanas, apesar dos inúmeros processos tecnológicos presentes na jornada de compra do cliente.

“As empresas devem focar em mostrar conteúdo de qualidade e não apenas falar sobre um produto ou serviço. O storytelling ganha cada vez mais importância na comunicação. É preciso contar uma história. Mas ela precisa emocionar e contar a verdade, provando que o produto realmente atender à necessidade do cliente”, diz.

“MARKETING NO AGRO 4.0. AGREGANDO VALOR E FORTALECENDO A IMAGEM DO SETOR” é o tema do 13° Congresso de Marketing do Agro ABMRA, dia 24 de março, em SP

A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) realizará o 13º Congresso de Marketing do Agro ABMRA, que terá como tema central “Marketing no Agro 4.0. Agregando Valor e Fortalecendo a Imagem do Setor”, destacando as novas formas de comunicação e o seu impacto no agro. O evento será realizado no dia 24 de março no Espaço Citron, em São Paulo (SP).

“A proposta do 13º Congresso de Marketing do Agro ABMRA é discutir a inovação no agro, particularmente, na comunicação e no marketing. O objetivo é contribuir para agregar valor e fortalecer a imagem desse importante setor, que representa ¼ do PIB brasileiro. Trata-se de uma discussão fundamental para os caminhos do marketing e da comunicação do setor produtivo, interessando diretamente às empresas, aos profissionais e aos produtores rurais”, ressalta Ricardo Nicodemos, vice-presidente da ABMRA e coordenador do Congresso.

Tecnologia para o crescimento

Dentre os painéis do Congresso, será abordado o tema “Se a tecnologia é o caminho para o crescimento, quem vai implementá-la? O produtor rural: perfis hábitos e a nova geração”, debatido por Leonardo Antolini, Diretor Comercial da Kleffmann no Brasil; Fabio Mizumoto, sócio da consultoria Markestrat; Eduardo Eugenio Spers, Professor Titular da Esalq-USP; e Marcelo Claudino, Diretor de Inteligência de Negócios da IHS Markit.

Os avanços tecnológicos na cadeia produtiva serão destacados no painel “Agro 4.0 - uma realidade no Brasil que gera crescimento agora e no futuro”.

As reflexões sobre a imagem do agronegócio serão o tema central de discussão com “Percepções sobre o agro e como torná-lo motivo de admiração no Brasil e no mundo”.

O 4º painel discutirá “Como a indústria pode ajudar a melhorar e valorizar a imagem do agro junto à população”.

Já o tema final apresenta aos participantes “Marketing e a comunicação como instrumentos de agregação de valor e diferenciação em toda a cadeia do agro”.

(Texto Comunicação Corporativa – SP)

Destaques do Conexão Rural do próximo domingo

O Conexão Rural do próximo domingo (9) apresentará o segundo programa especial sobre o 13º Encontro Nacional de Muladeiros, realizado em Iporá (GO), de 21 a 26 de janeiro. Estivemos lá a convite da Associação dos Muladeiros do Oeste Goiano (Amog), a quem eu agradeço na pessoa de seu presidente, William Alves, com o patrocínio do Frigorífico Rio Maria (PA), a quem também agradeço ao presidente do grupo, o pecuarista Roberto Paulinelli.

Vamos mostrar os bastidores das provas de rédea, de laço, pega do garrote; vamos falar sobre a conquista do terceiro lugar pelo burro “Brinco”, do Haras Santos Reis de Rio Maria – PA, na Prova de Marcha de Muares.

Teremos, também, um Prosa na Varanda Especial com o empresário e pecuarista Roberto Paulinelli e o vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), com sede em Uberaba (MG), Marco Antônio Andrade Barbosa, o homem que abriu as “porteiras” para a valorização do Jumento Pêga no Brasil.

Mostraremos os bastidores da disputa da Queima do Alho, vencida pela Comitiva Só Muares, de Rio Verde (GO).

Teremos ainda a música do cantor sertanejo mineiro Paulo Andrade e da dupla mineira Lucas Reis e Thácio, que canta a autêntica música sertaneja raiz.

O Conexão Rural vai ao ar todo domingo às 9h30 pela Rede TV de Parauapebas (PA) e pode ser visto também pela TV Web O Progresso, de Imperatriz (MA) e pelo portal do site O Nortão, de Porto Velho (RO). Aguardo você.