Na coletiva de imprensa na segunda-feira (30), em Canaã dos Carajás (PA), a secretária de Educação, Roselma Feitosa; o prefeito Jeová Andrade; o secretário de Desenvolvimento, Jurandir dos Santos; o secretário de Agricultura, Léo Ferreira, e o Assessor d
No domingo, fiz palestras para crianças, jovens e adultos no Parque Zoobotânico Vale, a convite da mineradora, sobre a importância da conservação do meio ambiente, especialmente a nossa Amazônia
Após duas palestras no Parque Zoobotânico Vale em Carajás (PA), autografei o livro infantil “Pituco, o defensor dos rios e das florestas” para crianças, jovens e adultos

A cidade onde fica o maior projeto de minério da história da Vale faz 25 anos

Canaã dos Carajás, a 780 km de Belém, e a 65 km de Parauapebas, no sudeste do Pará, é onde fica o maior complexo minerador da história da Vale e um dos  maiores do mundo. “E segundo a Vale, é um empreendimento que integra produtividade com respeito pelas pessoas e tecnologia com inteligência ambiental”.

O Complexo S11D Eliezer Batista, inaugurado pela Vale em 2016, representa um marco na indústria da mineração. O empreendimento representou um dos maiores desafios da década. Em três anos, foram investidos UU$ 6,4 bilhões para viabilizar o que há de mais moderno na conservação ambiental em uma área até então desprovida de estradas e energia elétrica.

Outros UU$ 7,9 bilhões foram aplicadas na construção de um ramal ferroviário de 101 quilômetros na Estrada de Ferro Carajás (EFC), com duplicação de 578 km da ferrovia e na ampliação do Terminal de Ponta da Madeira, em São Luís (MA). No total, a Vale investiu UU$ 14,3 bilhões no S11D, de acordo com o site da mineradora.

Os números são impressionantes. Confira apenas alguns:

- 205.890 toneladas de montagem;

- 109 módulos construídos dos 66,7 do teor de ferro;

- Mais de 40 profissionais, incluindo terceirizados, passaram pelo projeto desde 2010;

- No pico das obras, em outubro de 2015, foram gerados mais de 12 mil empregos, sendo a maioria residente nos estados do Pará e Maranhão. Atualmente, cerca de 2 mil pessoas trabalham na operação da mina e usina do S11D, em Canaã dos Carajás.

- 64 navios foram necessários para o transporte dos equipamentos e estruturas;

- 16,6 mil toneladas de ferragens usadas na implantação, aço suficiente para construir 2,5 torres Eiffel, em Paris;

- 244 mil metros cúbicos de concreto, o suficiente para construir quatro estádios do Maracanã ou 70 prédios de 24 andares;

- O projeto S11D reuniu fornecedores de 12 países distribuídos em quatro continentes;

- 1 mil hectares de floresta preservados.

O município de Canaã dos Carajás

Em 1982 o Grupo Executivo das Terras do Araguaia e Tocantins (GETAT), do governo federal, começa a implantar o projeto “Assentamento Carajás”, na região sudeste do Pará.

Em 1988 com a emancipação de Parauapebas de Marabá, o Centro de  Desenvolvimento Regional (Cedere II) passa a fazer  parte do município de Parauapebas.

Em 1994 – Em cinco de outubro de 1994, após muita luta dos pioneiros, emancipadores, a Lei Estadual 5.680 é aprovada, a área do CEDERE II é desmembrada de Parauapebas, e passa a ser o município de Canaã dos Carajás.

Em 1999 – Pesquisas mostram riqueza mineral no subsolo de Canaã. A Mineradora Vale (ainda conhecida por Companhia Vale do Rio Doce – CVRD) inicia a montagem da estrutura para extração do cobre no município.

2004 – A Vale começa a operar o projeto Sossego, de extração de cobre. O projeto atrai migrantes em busca de oportunidades e a população do município quadriplica.

2009 – Canaã passa a ser o segundo maior exportador do estado do Pará, impulsionada pela força da mineração.

2013 – A Vale inicia a implantação do S11D em Canaã: o projeto de extração de ferro é o maior investimento em mineração da história.  O Projeto gera empregos e o município tem mais um crescimento populacional.

2015 – Canaã dos Carajás é o 1º município do Pará em índice de Desenvolvimento Municipal da Firjan (Federação da Indústria do Rio de Janeiro), que leva em conta o desempenho em áreas como saúde, educação e renda.

2018 – É lançado o Distrito empresarial de Canaã dos Carajás, em área estratégica e de fácil acesso, com o objetivo de atrair indústrias e universidades e diversificar a economia.

2019 – Os primeiros cursos superiores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) já funcionam em Canaã, novas empresas chegaram à cidade, o município melhorou em infraestrutura e qualidade de vida, valoriza a zona rural e melhora na saúde e na educação.

Canaã dos Carajás chega aos 25 anos como uma cidade consolidada, estratégica, pujante e importante para a economia do Pará, para a região Norte e para a balança comercial do Brasil.

ANIVERSÁRIO

Para comemorar os 25 anos, a prefeitura preparou uma extensa programação que começa, oficialmente, nesta quarta-feira (2) e vai até domingo (6), com destaque para a Feira de Negócios de Canaã dos Carajás, a Fenecan, que chega ao seu quarto ano com a capacidade de atrair fóruns e seminários de alcance regional, e se firmar como um dos principais eventos do sul e sudeste do Pará.

Após movimentar mais de R$ 1,6 milhão de negócios no ano passado, a Fenacan, de acordo com o secretário de Desenvolvimento, Jurandir dos Santos, “dever superar este número e chegar R$ 4 milhões, incluindo a movimentação no comércio local, hotéis, restaurantes, lanchonetes, táxis e salões de beleza”.

Haverá o 4º Fórum de Desenvolvimento Econômico, o 17º Congresso Paraense de Apicultura e Meliponicultura, a famosa Apipará; Fórum Minerário e o Festival Gastronômico, além de feirões variados e queima de estoque de expositores.

SHOWS

A programação musical inclui grandes shows, de graça para a população:

- 2 de outubro: Bruno e Marrone

- Dia 3 – Anderson Freire

- Dia 4 – Israel e Rodolpho

- Dia 5 – César e Paulinho e Marcelo Lima

- Dia 6 – Encerramento com o padre Alessandro Campos.

Ainda na extensa programação em comemoração aos 25 anos de Canaã dos Carajás, estão as ações de esporte, que incluem o Campeonato Municipal de Patins; a Corrida e Caminhada Pé na Pista, Circuito Radical, a 3ª Etapa do Campeonato Paraense de Skate, e o campeonato paraense de Wheeling (manobras radicais em motos ou bicicletas sobre uma roda só, nas quais o piloto desafio o perigo e mostra sua audácia e talento).

Palavra do prefeito Jeová Andrade (MDB)

“Quem visitou o antigo CEDERE 2 em 1985, e hoje vem a Canaã dos Carajás, pode custar a acreditar no que os olhos veem. Eu acredito porque vi toda essa mudança ocorrer, com o suor e o trabalho dos pioneiros, e dos muitos sonhadores que aqui foram chegando a Canaã em 1985, como muitos, com o sonho de uma vida melhor nessa região que surgia.

Hoje, olhando para trás, tenho a certeza de que Canaã é um município que nasceu para se superar. Nossos problemas hoje parecem pequenos perto dos que foram enfrentados pelos pioneiros. Mas a satisfação maior é a de saber que Canaã dos Carajás cumpre o seu destino de ser uma Terra Prometida, que acolhe sonhadores de todo o Brasil que acreditaram e acreditam que aqui podem construir uma vida melhor”, disse o prefeito Jeová Andrade.

Parabéns Canaã dos Carajás pelos seus 25 anos e por você ter acolhido tão bem os maranhenses, os tocantinenses, os piauienses, os goianos, os mineiros, os baianos e pessoas de todo o país que foram em busca de uma vida mais digna e acabaram ficando nesta pujante cidade. (Com informações da Vale e da Ascom da prefeitura de Canaã dos Carajás-PA)

Amazônia

Em comemoração ao Dia da Amazônia, 5 de setembro, a Vale está promovendo uma série de atividades neste mês no Parque Zoobotânico, em Carajás, a 25 km de Parauapebas (PA). O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da conservação do meio ambiente e, claro, da nossa bela e imensa floresta amazônica.

Na programação, houve a distribuição do livro infantil “Pituco, o defensor dos rios e das florestas”, de minha autoria, para alunos das redes de ensino pública e privada.

No domingo pela manhã, a convite da Vale, fiz palestra para crianças, jovens e adultos sobre a história do Pituco e sua preocupação com a preservação do meio ambiente, a importância da leitura e sobre a Amazônia de um modo geral. Foi muito bom. Obrigado a toda a equipe da  Vale  pelo convite e pela a atenção.