Lima Rodrigues entrevista o presidente do Sindicato Rural de Parauapebas, João Barreto, para o Conexão Rural, que está no ar há mais de 7 anos no Pará e agora no portal de O Progresso

Siproduz lança oficialmente a FAP 2019

Meus amigos, levando em conta que em Parauapebas, no sudeste do Pará, mora muita gente de Imperatriz ou parentes de pessoas desta importante cidade maranhense, faço questão de divulgar aqui na coluna a notícia sobre a FAP 2019.

Com o tema “Feita por todos nós”, a Feira de Agronegócios de Parauapebas 2019, traz a mensagem de que todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente são fundamentais para a realização da FAP.

 “Sem a dedicação de cada um, a FAP simplesmente não acontece. Estamos reafirmando que juntos somos mais fortes. Afinal de contas, sem o carpinteiro, jardineiro, o empresário que vem expor seus produtos e serviços, entre tantos outros profissionais, não seria possível fazer a FAP”, afirma João Barreto, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas (Siproduz).

 A FAP será realizada no período de 4 a 8 de setembro e o lançamento oficial da programação ocorreu na segunda-feira (12), às 9h, no Circuito Cinema, no Partage Shopping localizado na rodovia PA 275, em Parauapebas. 

O evento contou com a presença do prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, do vice-prefeito, Sérgio Balduíno, do secretário de Produção Rural do município, Elson Cardoso, do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Luiz Castilho, entre outras autoridades, além de produtores rurais e do superintendente do Partage Shopping, Antônio Carlos Maziviero.

Torneio Leiteiro e o Encontro de Agronegócios (Enagro) estão entre as atividades desenvolvidas na Feira. Além da FAP Cidadania que disponibilizará vários serviços gratuitos para comunidade como emissão de documentos e atendimentos de saúde e beleza. Os visitantes também poderão prestigiar o rodeio e se divertir com shows nacionais e artistas da terra. Entre as atrações musicais estão: Marília Mendonça, Calcinha Preta, Naiara Azevedo, Joelma, o cantor gospel Anderson Freire e o grupo católico Colo de Deus. (Com informações da Assessoria de Imprensa da FAP 2019).

MAPA prepara MP do Agro para estimular e facilitar acesso do produtor a crédito

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) trabalha para que até o final de agosto estejam concluídas uma série de medida que devem resultar na MP do Agro, Medida Provisória do Agronegócio. Elas devem incluir: linhas de financiamento para construção de armazéns para cerealistas; formas de o produtor dar em garantia de pagamento de apenas uma parte de sua propriedade; fundo de aval fraterno para grupos de agricultores e diversos mecanismos de estímulo a mecanismos de capitalização, como Cédula do Produtor Rural. A informação foi passada por Wilson Vaz de Araújo, diretor de Financiamento e Informação da Secretaria de Política Agrícola do MAPA, em palestra na abertura do Congresso ANDAV – Fórum e Exposição, realizada na segunda (12), em São Paulo.

O representante do MAPA também enfatizou em sua palestra os esforços para aprimorar a política de crédito e financiamento da pasta. Mostra disso, segundo lembrou, foi a destinação de R$ 1 bilhão para o seguro rural, dentro do Plano Safra 2019/2020, que totaliza R$ 225 bilhões, pensado para atender prioritariamente as necessidades de médios e pequenos produtores.

Araújo detalhou ainda as projeções de longo prazo para a agricultura, que prevê uma produção na casa dos 300 milhões de toneladas de grãos em 2029 e desmentiu a teoria de que o agricultor brasileiro recebe muitos subsídios. “Um estudo elaborado pela OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico revelou que, enquanto no Brasil o apoio ao produtor representa apenas 1,5% do VBP (Valor Bruto de Produção), nos Estados Unidos é de 12%, na União Europeia chega a 20% e atinge marcas como 40% no Japão, 50% na Coreia e 62% na Noruega. Estamos muito distantes de ser o (país) que mais oferece subsídio”, concluiu o palestrante.

Disseminação de tecnologia

O presidente do Conselho Diretor da ANDAV, Antonio Henrique Botelho Lima, afirmou, na abertura do evento, que ele tem como missão discutir a agricultura 4.0, seus desafios e barreiras. “Com presença em todos os estados brasileiros, a ANDAV pretende se fortalecer, cada vez mais, pois o distribuidor não é apenas um operador logístico, mas também por participação na geração e disseminação de tecnologia e conhecimento científico para os produtores agrícolas”, afirmou. Destacou ainda que num momento de muitas críticas feitas ao agronegócio, é preciso reforçar a importância de um segmento que é responsável por garantir alimentos seguros ao Brasil e ao mundo. “Muitas dessas críticas não passam de desinformação”, ponderou Lima.

Presidente da Peixe BR debate perspectivas da piscicultura nacional no III Workshop CBNA Aqua

O presidente executivo da Peixe BR (Associação Brasileira da Piscicultura), Francisco Medeiros, ministrará a palestra ‘Mercado e tendências para a aquacultura brasileira’, nesta quarta-feira (14), às 09h, no III Workshop CBNA Aqua (Colégio Brasileiro de Nutrição Animal), que ocorre nos dias 14 e 15 de agosto, no hotel Nacional Inn, em Campinas (SP).

“A Peixe BR atua fortemente no âmbito do aumento da produção, abertura de mercado internacional para os peixes de cultivo e crescimento do consumo interno. Esses pilares são essenciais para a expansão da atividade. Além disso, é importante destacar a relevância dos insumos nutricionais de qualidade superior e manejo eficiente para o aumento da produtividade da piscicultura no Brasil”, diz o presidente da entidade.

A aquicultura brasileira tem evoluído, atingindo o mesmo patamar qualitativo dos líderes mundiais. “É importante apresentarmos à sociedade o trabalho feito pela piscicultura, principalmente em termos de produtividade, sanidade e alta tecnificação. Atingimos patamares muito positivos”, explica o dirigente da Peixe BR. Para mais informações sobre a Peixe BR, acesse: www.peixebr.com.br.

(Texo Comunicação Corporativa – São Paulo).

Conexão Rural no portal de O Progresso

Fiquei muito feliz com o convite dos diretores de O Progresso, Sergio Godinho e Sergio Henrique, para veicular no portal deste importante jornal de Imperatriz e do Maranhão, o programa Conexão Rural – a voz do campo na TV, que produzo e apresento há mais de sete anos em Parauapebas (PA) e há dois anos na Rede TV. (Antes, o programa era veiculado pela RBATV-Band).

Esta iniciativa permitirá uma divulgação mais ampla do agronegócio e da agricultura familiar do Maranhão, assim como as notícias do setor em destaque no Pará.

A meta é irmos constantemente a Imperatriz para gravarmos matérias na região tocantina para divulgarmos no Conexão Rural.

O nosso programa divulga as “coisas” do campo e a nossa boa música sertaneja, moda viola, além do forró pé-de-serra e a música regional de qualidade. Em breve, gravaremos com cantores de Imperatriz.

Muito obrigado e acompanhe o Conexão Rural pelo portal e outras plataformas do jornal O Progresso. Valeu. Abraço em todos.