O presidente executivo da Peixe BR, Francisco Medeiros, quer o envolvimento de toda a população na campanha “’Coma Mais Peixe”

Campanha ‘Coma Mais Peixe’:

Iniciativa da Peixe BR para aumentar o consumo de peixes de cultivo no Brasil

 O brasileiro consome apenas 3,5 kg de peixes de cultivo (tilápia, tambaqui e outros) por ano. É muito pouco. Afinal, trata-se de uma proteína de excelente qualidade, saborosa, saudável e disponível em diferentes pontos de venda – restaurantes, food service, feiras, sacolões, entrepostos etc. Para motivar as pessoas a comer mais peixes de cultivo, a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) está lançando a Campanha ‘Coma Mais Peixe’.

A campanha, apoiada por empresas associadas da Peixe BR, envolve diversas iniciativas, como participação e realização de eventos de gastronomia, parcerias com chefs, degustação em pontos de venda, valorização do peixe de cultivo na merenda escolar e muito mais. O foco é destacar os aspectos nutricionais diferenciados dos peixes de cultivo, além de falar em segurança alimentar, boas práticas de produção e certificações de qualidade.

“’Coma Mais Peixe’ é mais uma iniciativa da Peixe BR para elevar o consumo nacional, fomentar a demanda de peixes de cultivo no Brasil, reforçar os benefícios nutricionais dos peixes, provocar o maior envolvimento dos diversos players da cadeia produtiva, reforçar a qualidade da piscicultura e fortalecer a atividade como um todo”, afirma Francisco Medeiros, presidente executivo da Associação Brasileira da Piscicultura.

Envolvimento de toda a população

 A proposta é atrair todos os agentes da piscicultura para a campanha – produtores, processadores e consumidores, passando pela mídia, influenciadores digitais, formadores de opinião e a sociedade em geral.

 “Queremos envolver a população nessa causa e oferecer oportunidades para todos participarem dessa importante ação. O Brasil é o 4º maior produtor mundial de tilápia e o maior produtor de tambaqui. Essas duas espécies representam os principais pilares da piscicultura nacional, mas têm potencial para produzir muito mais, oferecendo proteína de qualidade indiscutível para a população”, ressalta Francisco Medeiros. “Possuímos uma cadeia produtiva qualificada, tecnificada e preocupada com a saúde alimentar da sociedade. A população precisa conhecer melhor nossa piscicultura. Para isso, nada melhor do que uma campanha como a ‘Coma Mais Peixe’”, complementa o presidente executivo da Peixe BR.  

 Grandes empresas da cadeia da piscicultura já confirmaram apoio à campanha. São elas: Aquabel, Aquafeed, Copacol, Cristalina, Elanco, Geneseas, Grupo Ambar Amaral, Mcassab, Neovia, Phibro, Tilabrás e Zaltana Pescados.

Engaje-se na campanha ‘Coma Mais Peixe’ nas redes sociais: Instagram (@comamaispeixe_br) e Facebook (comamaispeixe_br). (Release enviado para a coluna pela Texto Comunicação Corporativa – São Paulo).

 Cercas de qualidade com custo-benefício superior são os focos de dia de campo da Belgo, em Marabá (PA)

 Com o objetivo de multiplicar o conhecimento sobre arames e cercas para o aumento da produtividade, a Belgo Bekaert Arames realizou dia 19 de junho dia de campo em parceria com a IFPA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará) e o CRMB (Campus Rural de Marabá). O evento ocorreu  na BR 155, km 25 – próximo ao projeto de Assentamento 26 de março, em Marabá (PA).

O Pará é um dos mais importantes e diversificados polos agropecuários do Brasil, possuindo expressiva relevância no agronegócio nacional. Segundo dados do IBGE, 7 municípios paraenses estão entre os 100 mais relevantes para a geração de riquezas provenientes do campo.

“A potencialidade do Pará para a produção de alimentos é inegável. No dia de campo, em Marabá, levamos aos agricultores e criadores presentes exemplos de resultado positivo do cercamento eficiente, com ênfase à rentabilidade e à produtividade. Demonstramos, na prática, a instalação correta de telas prontas para bovinos e sua relação custo-benefício. Esse modelo de cercamento já é realidade em diversos países, como os Estados Unidos, e a Belgo detalhou sua praticidade e eficiência no manejo diário das fazendas”, explicou Rafael Silva, analista de mercado da Belgo na região norte.

O dia de campo em Marabá reuniu cerca de 50 pessoas, entre produtores rurais de Marabá e cidades vizinhas, estudantes de ‘Agropecuária Integrada’ e ‘Agroecologia’, técnicos do IFPA e CRMB. (Texto Comunicação Corporativa – SP); 

Megaleite 2019 terá lançamento de plataforma on-line para venda de embriões

Com a presença de produtores brasileiros e de dezenas de países, a Megaleite 2019 (Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite) foi palco para o lançamento de uma nova ferramenta de difusão da genética brasileira. A 16ª edição do evento aconteceu no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG, de 19 a 22 de junho.

O programa UpGen passa a contar com uma plataforma on-line exclusiva para a comercialização de embriões, produzidos a partir da genética de doadoras e de touros selecionados por fazendas de várias regiões do País. Desenvolvida pelo laboratório Cenatte Embriões, a plataforma permitirá aos produtores do Brasil e de outros países o acesso a fotos, vídeos e dados técnicos dos bovinos utilizados para a produção dos embriões. “Com isso, o pecuarista terá informações suficientes para decidir em qual genética investir, para atender às reais necessidades de seu rebanho e finalizar o negócio pela plataforma UpGen”, explica Rodrigo Fiorani, gerente geral do laboratório Cenatte Embriões. O Brasil é um dos maiores produtores de embriões do mundo.

A plataforma foi lançada em um momento de aquecimento do mercado de embriões. De acordo com Fiorani, a empresa já elevou em 10% sua produção neste ano para atender à procura interna e externa. Outra ação realizada em 2019 foi a abertura de um laboratório do Cenatte na Colômbia e mais dois no México, chegando a três unidades em solo mexicano. “A expectativa é fecharmos 2019 com uma produção de 150 mil embriões, que atenderá tanto ao mercado interno quanto aos países da América Latina que contam com protocolo sanitário com o Brasil, dentre eles Paraguai, Colômbia, Panamá e Costa Rica”, informa o gerente geral do Cenatte. O laboratório tem sede em Pedro Leopoldo/MG, mas conta com unidades em vários países.  (Release enviado para a coluna pela Publique Comunicação – São Paulo).

Parauapebas no Carnaval do Rio de Janeiro

A história de Parauapebas, a capital do Minério, localizada no sudeste do Pará, será destaque da Escola de Samba Estácio de Sá no Carnaval do Rio de Janeiro de 2020.

Chegaram a divulgar na região que a prefeitura pagaria R$ 4 milhões pela homenagem, mas a assessoria de imprensa da prefeitura de Parauapebas divulgou nota desmentido esta informação:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Parauapebas informa que o município foi escolhido pela escola de samba Estácio de Sá, do Rio de Janeiro, para ser homenageado no carnaval de 2020. O município não realizará nenhum tipo de despesa, custeio ou investimento relacionado a esta homenagem.

Profissionais da cidade irão participar como cenógrafos, bailarinos na comissão de frente e na bateria da escola de samba, tudo custeado pela Estácio de Sá, que recebe recursos disponibilizados por meio da Lei Rouanet para a participação no carnaval. 

A escola vai apresentar as riquezas naturais de Parauapebas e a força do povo que constrói o município, sendo uma oportunidade valiosa para a divulgação e o fortalecimento da cidade enquanto destino turístico.

 Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Prefeitura de Parauapebas.

Viva São João (24 de junho) e viva São Pedro (30 de junho) e boa semana a todos com saúde e paz e até quarta-feira em clima de festa junina.