Este colunista e o amigo Nelson e o seu pai, Olímpio Bandeira, que fez aniversário ontem em Imperatriz
Missão dos Estados Unidos inspeciona frigoríficos do Brasil
 
Na segunda-feira (10) uma missão veterinária dos Estados Unidos chegou ao Brasil para inspecionar frigoríficos de bovinos e suínos. As reuniões inicial e final serão realizadas em Brasília.
 
A auditoria, que se estenderá até o dia 28, será realizada em abatedouros de seis estados: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Serão inspecionados também os Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDAs) em São Paulo e Minas Gerais, centros de análises do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
 
Estão previstas ainda auditorias nos Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério (SIPOAs) de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e de Goiás. Os roteiros serão cumpridos por duas equipes, de seis veterinários do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar dos Estados Unidos (FSIS na sigla em inglês), do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
 
Para a ministra da Agricultura, Teresa Cristina, o Brasil já cumpriu todas as exigências feitas pelos americanos em relação à qualidade do produto brasileiro e agora está pronto para dar início às exportações de carne bovina in natura. Em março, após negociações com os EUA, a ministra disse que as questões burocráticas estavam resolvidas com as autoridades sanitárias americanas.
 
Em relação ao pedido dos Estados Unidos de exportar carne suína ao Brasil, Tereza Cristina explicou que o governo brasileiro ainda está avaliando a parte sanitária do certificado de importação. “Não foi concedida ainda (a autorização para os EUA exportarem a carne), estamos ainda discutindo o certificado sanitário”, explicou a ministra na ocasião. (Release enviado para a coluna pela assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura).
 
Congresso ANDAV reúne especialistas para debater sobre os novos rumos da distribuição de insumos agropecuários no Brasil
 
Considerado o maior encontro da distribuição de insumos agropecuários do mundo, a nona edição do Congresso ANDAV – Fórum & Exposição vai abordar, entre os dias 12 e 14 de agosto, as principais tendências e desafios do segmento. O evento, promovido no Transamerica Expo Center, em São Paulo, é realizado pela Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV) e organizado pela Clarion Events Brasil.
O Congresso ANDAV 2019 reunirá renomados especialistas, apresentando temas estratégicos e melhores práticas. A expectativa da organização é receber um público de 5 mil pessoas, entre profissionais, palestrantes, expositores, congressistas e visitantes.
 
Fórum e Programação do IX Congresso ANDAV
 
Reunindo um conteúdo diversificado e que compreende as necessidades do setor, o Fórum do IX Congresso ANDAV vai abordar as barreiras encontradas pelo distribuidor de insumos agropecuários, destacando soluções inteligentes. Em um debate intersetorial, apresentará o macrotema: “O Distribuidor 4.0” com exposições que levantam questões sobre o cenário político e econômico brasileiro e os seus impactos no agronegócio; a importância da inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias para o segmento; os novos desafios do setor de distribuição e suas possíveis soluções, que serão apresentadas durante os três dias de evento. (Mecânica da Comunicação - SP).
 
2º Encontro Casul
 
 A Belgo Bekaert Arames participa do 2º Encontro Casul, nos dias 13 e 14 de junho, na Cooperativa Agropecuária de Parapuã, em Tupã (SP). O evento promoverá amplo debate sobre a produção agrícola na região.
 
Segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA), a região de Tupã (SP) está entre as nove maiores produtoras agropecuárias do Estado de São Paulo, com valor da produção em torno de R$ 2,531 bilhões/ano.
 
“Essa região tem expressiva força no cenário agropecuário paulista, com destaque para ovos, amendoim em casca, cana-de-açúcar, soja e outros produtos. Reconhecendo a relevância de São Paulo para o agronegócio nacional, a Belgo prestigia o Encontro Casul, levando o que há de mais moderno em soluções de e cercas para os produtores da região”, informa Cesar Oliveira, analisa de mercado da Belgo Bekaert Arames.  (Texto Comunicação Corporativa – SP).
 
Apelo ambiental e oferta de produtos eficientes incentiva uso de defensivo biológico no agro brasileiro
 
A crescente demanda por soluções de defensivos agrícolas com menor impacto ambiental ou para quem atua no campo, aliada a maior oferta de ativos biológicos eficientes contra pragas e doenças e um melhor suporte técnico por parte da indústria de controle biológico explicam o expressivo crescimento nas vendas desse segmento no Brasil. A avaliação foi feita por Amália Piazentim Borsari, diretora executiva da ABCBio – Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico durante o TEA Brazil 2019 – Fórum de Tecnologia na Agricultura, na quinta-feira (6), em São Paulo.
“O Brasil é líder no crescimento global devido a crescente demanda por controle biológico de pragas e doenças na agricultura, e também ao aprimoramento da assistência técnica e da disseminação de conhecimento nessa área. Acreditamos que os biodefensivos utilizados em sistema de manejo integrado de pragas são as chaves para a agricultura sustentável no futuro”, comentou a executiva, lembrando que em 2018, as vendas das empresas filiadas à ABCBio atingiram a marca de R$ 464,5 milhões, resultando num crescimento de 77% sobre o ano anterior. (Texto Comunicação Corporativa – SP).
 
OLÍMPIO BANDEIRA
 
Desejo aqui muitas felicidades para o Sr. Olímpio Bandeira, um pioneiro de Imperatriz, que fez mais um aniversário ontem, dia 11 de junho. Muitas felicidades, saúde e alegria em sua vida Mestre Olímpio. 
 
FELIZ DIA DOS NAMORADOS
 
Desejo um FELIZ DIA DOS NAMORADOS a todos os namorados e casados de Imperatriz, do Maranhão e do Brasil. Sejam sempre felizes com seus amores.