Este colunista e o radialista Edelson Moura, ex-Rádio Nacional da Amazônia, após a gravação de um programa em Brasília
A Confraria do Olímpio mais uma vez se destacou no Carnaval de Imperatriz
O grupo musical “Bagaceira” é comandado pelo simpático paraibano Lelé e durante os encontros de sábados conta também com o apoio de Pedro Filho e Serra, grandes cantores e violonistas
Lima Rodrigues e o ex-prefeito Ildon Marques na Confraria do Olímpio na terça-feira do Carnaval 2019

Agronegócio

Em 2019, ABMRA completa 40 anos e promoverá Mostra de Comunicação e Congresso de Marketing do Agronegócio

No ano em que completa 40 anos de atuação, a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) programa uma série de iniciativas importantes para as empresas e profissionais das diversas cadeias do agronegócio.

Em maio, será realizada a XVIII Mostra de Comunicação ABMRA, que objetiva valorizar, destacar e fomentar soluções criativas em marketing e comunicação do agronegócio.

No segundo semestre do ano, será realizado o 13º Congresso Brasileiro de Marketing Rural, que colocará em discussão e análise os temas mais importantes da comunicação e do marketing do setor produtivo.

“2019 será um ano intenso para a ABMRA. Além de comemorar quatro décadas de contribuição ao marketing e à comunicação do campo, a entidade promoverá seus dois mais importantes eventos em reconhecimento às empresas, às agências e aos profissionais que contribuem para mostrar a força do campo, um negócio responsável por 24% do PIB nacional”, destaca Jorge Espanha, presidente da ABMRA.

Pesquisa Hábitos do Produto Rural

Espanha explica que o foco do trabalho em 2019 também será a 7ª Pesquisa Hábitos do Produtor Rural ABMRA, o mais completo raio-x do setor, com os hábitos de compra, consumo e comunicação de agricultores e produtores de alimentos de origem animal, que “mostra a expressiva conectividade no campo, a crescente relevância da mulher e o nível de formação dos profissionais, entre outros temas”.

O presidente também destaca o apoio da ABMRA a importantes eventos do agronegócio, contribuindo para mostrar a força do campo.

“A ABMRA conta com representantes dos mais variados segmentos das cadeias de alimentos e tem como compromisso enaltecer a força e a imagem do agronegócio, incluindo o seu enorme poder de impacto na economia nacional. Somos referência mundial em produção de alimentos e devemos externar esse fato não somente internamente, mas também em âmbito global”, assinala o presidente da ABMRA.

“Uma das prioridades da ABMRA e do seu corpo de especialistas associados é compartilhar os dados que fazem do agro brasileiro um segmento indispensável para o sucesso da economia nacional. Nesse sentido, estamos abertos à contribuição de todos os profissionais e organizações que desejam o mesmo que nós: a grandeza e o sucesso do agronegócio”, afirma Jorge Espanha. (Texto Comunicação Corporativa – SP).

Road Show para Jornalistas do Agronegócio

De 11 a 17 de março, pelo terceiro ano consecutivo, estarei participando de mais um Road Show para Jornalistas do Agronegócio em São Paulo, Minas Gerais e Mato Groso, a convite da Texto Comunicação Corporativa, com sede na capital paulista.

O evento é organizado pelo experiente jornalista Altair Albuquerque, diretor da Texto Comunicação, e reúne cerca de 25 jornalistas do agronegócio do Acre ao Rio Grande do Sul, passando pelo Pará, Tocantins, Mato Grosso e Goiás.

As matérias produzidas serão divulgadas aqui na minha coluna e veiculadas no meu programa Conexão Rural, que produzo e apresento na Rede TV de Parauapebas e de Marabá (PA). Então, que Deus nos proteja em mais uma jornada em busca de novos conhecimentos na área do agronegócio.

Edelson Moura na TV

Os que têm mais de 40 anos, quando crianças ou adolescentes, no Maranhão, Tocantins, Pará e na região norte como um todo, ouviam todo dia pela manhã na Rádio Nacional da Amazônia (da antiga Radiobrás, hoje EBC), um locutor chamado Edelson Moura, que ao lado de sua companheira de programa, Márcia Ferreira (grande cantora), faziam a alegria do povo amazônico.

O programa fazia tanto sucesso que os dois viajam pela região norte todo fim de semana para fazer shows a convite de prefeitos, governadores e empresas. Os garimpeiros de Serra Pelada ficavam doidos com os shows dos dois artistas. E um detalhe: eram protegidos pela Polícia Militar porque os fãs queriam tocá-los, agarrá-los, beijá-los e abraçá-los. Eram verdadeiros ídolos de maranhenses e paraenses; do pessoal do norte de Goiás, hoje Tocantins, e dos demais estados do norte do país.

Convivi com eles quando entrei na Rádio Nacional de Brasília como estagiário em 1983. Às vezes, participava do programa como repórter. E isto se repetiu por muitos anos. Era um tempo bom.

Edelson Moura e Márcia Ferreira, assim como outros locutores da Rádio Nacional da Amazônia (Paulo Torres, Maurício Fares, José Nery, Tia Leninha, entre outros) faziam muito sucesso.

Márcia Ferreira se destacou no Brasil como suas lambadas. Edelson Moura continuou no rádio e depois montou suas próprias emissoras. Atualmente, seus programas de rádio de madrugada são transmitidos por emissoras de todo o país. E ele vem fazendo sucesso também na televisão com o “Programa Edelson Moura na TV”, veiculado para todo o país no domingo às 8h30 pela Rede Família (do Grupo da TV Record), no qual abre espaço para cantores sertanejos e românticos de vários estados.

Aproveitando minha recente viagem à Brasília, tive a honra de ser convidado para participar da gravação de dois programas do amigo Edelson Moura na tarde-noite de terça-feira, dia 26 de fevereiro. Os programas que eu participei vão ao ar nos dias 17 e 25 de março. É show.

Obrigado meu amigo pelo convite e que Deus te abençoe sempre e que você faça sempre muito sucesso com o seu talento e sua humildade.

Em breve nos encontraremos naquela bela fazenda em São Félix do Xingu (PA) para gravarmos uma entrevista especial para o programa Conexão Rural da Rede TV de Parauapebas e de Marabá (PA). Abraço.

Carnaval

A Confraria do Olímpio, na Rua 15 de Novembro em Imperatriz, está cada vez melhor e se destacou em mais uma Carnaval. A entidade reúne há muitos anos um grupo de amigos para beber cerveja, comer um saboroso tira gosto, às vezes feito pelo grande Nelson Bandeira ou pelo simpático garçom Mauro, e colocar o papo em dia. São debatidos, de forma descontraída, os mais diversos temas, com destaque para a política local, estadual e nacional.

Mas no carnaval não há discussão política. Neste período, o clima é de paz e amor. É só diversão. Com suas belas camisetas com a estampa do brasão da Confraria, os confrades se divertem com muita alegria todos os dias da festa carnavalesca. Quando a tradicional Jardineira (um veiculado adaptado para transportar uma banda musical) passa com a banda tocando suas marchinhas, o grupo musical “Bagaceira” (comandado pelo simpático paraibano Lelé) dá uma pausa para que todos possam ver a banda passar, como diria o Mestre Chico Buarque.

A Confraria do Olímpio já tornou-se referência em Imperatriz. O grupo reúne advogados, jornalistas, empresários, políticos, funcionários públicos, professores e representantes comerciais, além, claro, dos políticos, principalmente vereadores. Nesse carnaval eu vi por lá o ex-prefeito de Imperatriz, Ildon Marques, e o ex-deputado Carlinhos Amorim, mas também passaram por lá outras lideranças políticas, como o ex-deputado Léo Cunha. Parabéns a todos os confrades e que venha o Carnaval de 2020. A Confraria do Olímpio está cada vez melhor.

O Carnaval e a economia

Só para destacar: o carnaval movimenta a economia e o turismo nos municípios, nos estados e no Brasil. Desde o vendedor de espetinho ou de pipoca, passando pelo taxista e pelo mototaxista, até os bares, restaurantes e a rede hoteleira, todos faturam com a maior festa popular do Brasil.

No ano passado, o Rio de Janeiro recebeu mais de 1 milhão de turistas que foram assistir aos desfiles das belas escolas de samba e dos blocos carnavelescos. E a capital carioca movimentou R$ 3 bilhões.

Então, ao contrário do que pensam algumas pessoas, é possível sim conciliar investimento em saúde, educação e infraestrutura e o carnaval, um evento que acontece uma vez por ano e que, se o prefeito de qualquer município brasileiro souber organizar a festa, traz é recursos para investir em outros setores de seu município e ainda sobra de dinheiro.

De um modo geral, a movimentação financeira gerada pelo Carnaval registrou mais de R$ 6 bilhões em 2018, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Segundo o Ministério do Turismo, a tradicional festa popular envolve mais de 11 milhões de turistas em todo o país, entre os quais 400 mil estrangeiros. (Com informações da repórter Helena Martins, da Agência Brasil).

Até quarta-feira com saúde e paz.