O Gabriel na noite de ano novo em Brasília
Eu e o Gabriel nas ruas de Parauapebas no ano passado
Gabriel no dia 3 de novembro de 2018 no momento em que foi recebido pela sua família em Taguatinga (DF), após 18 anos longe de casa

O ciclo da vida

É sabido que nascemos, vivemos e morremos. É o ciclo da vida. Mas é difícil aceitar a morte, especialmente de uma pessoa que passou 18 anos fora de casa, vagando pelo mundo sem destino, e quando reencontra a família fica apenas três meses ao lado de seus familiares. É a história do ex-andarilho Gabriel Costa de Carvalho, que durante quase dez anos perambulou, maltrapilho, pelas ruas de Parauapebas (PA), até que eu conseguir descobrir no final do ano passado seus familiares em Goiás e no Distrito Federal. Ele morreu na noite de sábado.

O caso comoveu a cidade, já que o Gabriel era um personagem de Parauapebas. Ele não pedia esmola, não aceitava nada de ninguém, com exceção de comida, quando estava com fome.

A descoberta da família do Gabriel e o empenho para o seu retorno até Formosa, após uma investigação de quase dois anos, me deixaram ainda mais conhecido em Parauapebas, onde produzo e apresento um programa rural de televisão há sete anos. Não fiz nada visando troféus, homenagens ou títulos. Fiz minha ação apenas por ter pena daquele homem que andava nos últimos anos descalço e quase sem roupa pelas ruas da cidade. Mas recebi inúmeras homenagens, uma delas foi a aprovação pela Câmara Municipal do Título de Cidadão Honorário de Parauapebas, cuja cerimônia de entrega do título deve ocorrer neste mês.

Confira a notícia sobre a morte de Gabriel Costa de Carvalho

Gabriel morre em Formosa

Recebi na noite de domingo uma triste notícia. O ex-andarilho Gabriel Costa de Carvalho, que andava maltrapilho pelas ruas de Parauapebas (PA), morreu às 21h50 de sábado (2) na casa do irmão dele, Izaías, em Formosa (GO). Ele teve morte súbita. Provavelmente provocada por infarto fulminante. Seu coração não resistiu. O corpo foi sepultado no domingo. A família me comunicou na noite de domingo e agradeceu minha atitude, dizendo que se não fosse eu, o Gabriel teria morrido em Parauapebas e teria sido enterrado como indigente. Fiz minha parte. Que Deus coloque o Gabriel em bom lugar e conforte sua família neste momento de dor. Estou muito triste com o falecimento do Gabriel. 

Veja a mensagem que recebi da sobrinha do Gabriel, Silvane, que mora em Brasília.

Senhor Lima Rodrigues,

 Venho por meio desta mensagem em nome da Família Carvalho, comunicar o falecimento de Gabriel Costa de Carvalho.

Faleceu no sábado dia 02 de fevereiro e foi sepultado no domingo dia 03 de fevereiro. 
Foi pouco tempo que tivemos com ele após o seu regresso, mas um tempo maravilhoso que Deus nos proporcionou muita felicidade com ele.

Ele alegrou corações, trouxe esperança e reavivou fé em pessoas.

Ele foi muito bem cuidado pela família em especial pelo Isaias que dedicou todo o seu tempo e energia para cuidar dele.

Quando Gabriel chegou a Brasília em condições de morador de rua foi diagnosticado pelo médico com a doença de esquizofrenia residual e acompanhado até o dia do seu falecimento. 
Queremos te agradecer de todo coração por ter nos trazido ele de volta para casa, onde tivemos a oportunidade de darmos a ele nos últimos dias de vida: alimentação de qualidade, amor, carinho, conforto e paz.

Ele sofreu morte súbita devido a doença que o assolava.

Cremos que Deus te usou pra trazer ele a nós, para ser bem tratado e falecer perto da família e ter um sepultamento digno de um cidadão e não como indigente. 
Estamos firmes e inabaláveis por que nossa fé esta firmada em Cristo filho do Deus altíssimo e compreendemos o seu querer e sua vontade que é boa perfeita e agradável.

Repercussão

A notícia da morte do Gabriel teve grande repercussão nas redes sociais. Centenas de pessoas comentaram o assunto no meu Facebook e em grupos de WhatsApp.

Confira alguns destes comentários:

Maria Silva  Lima, deve estar agora com o coração cheio de GRATIDÃO pela oportunidade de fazer um bem tão grande a um ser humano.

Marcilene Barbosa  Lima, meu amigo Deus lhe usou para levar o Gabriel de volta para a família dele e lá ele foi cuidado e amado pela família dele e deu seu último suspiro junto com os familiares. Deus te abençoe muito meu amigo.

Andhrea Tavares  Você foi um verdadeiro anjo que guiou o Sr. Gabriel em seus últimos dias de vida... Deus te recompense Lima Rodrigues!

Daniella Sousa Ferreira  Nossa que triste, pelo menos ele conseguiu ver a família dele. Isso foi um milagre que Deus proporcionou antes de sua morte.

Iolanda Rodrigues  Triste notícia, mas pelo menos os familiares fizeram o enterro dele. Pois se tivesse aqui em Parauapebas a família não saberia da morte.

Rosa-Lia Barbosa de Araújo  Nossos sentimentos e agradecimento a Deus por tê-lo escolhido e capacitado para esta nobre missão...  
“Fazer o bem. O bem sempre. O mal nunca e a ninguém”.

Roberto Carlos Cunha  Graças à Deus e a você Lima, o Gabriel teve a oportunidade de morre perto da família.

Renata Bastos  Muito triste, mas ainda bem que ele estava ao lado da família!!!! Deus te usou, parabéns!!!!