Este colunista visita o jornalista Sérgio Macedo na ASCOM da Prefeitura de Imperatriz
Peixe
 
Fui criado dos 9 meses de idade, quando minha família veio de Marabá (PA) para Imperatriz em 1960, aos 8 anos nas barrancas do Rio Tocantins. À época, o rio oferecia muita fartura para os pescadores, incluindo Tucunaré e Pacu. Coisa rara hoje em alguns rios do Brasil. Apesar de a busca pelo pescado está cada vez mais distante, fiquei contente em saber que na mesma beira rio já foi até inaugurado em setembro do ano passado, pelo prefeito do município, Assis Ramos, o Mercado do Peixe de Imperatriz. Agora os pescadores e comerciantes do ramo podem vender peixes com mais tranquilidade, higiene e em condições mais adequadas e a população também pode comparecer ao Mercado do Peixe com mais conforto e segurança.
 
Por falar em peixe, a Peixe BR entregou as prioridades da Piscicultura para o Secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Jr.
 
A diretoria da Associação Brasileira da Piscicultura (PEIXE BR) entregou ao novo secretário de Pesca e Aquicultura, Jorge Seif Jr., lista com as cinco prioridades do setor para os primeiros 100 dias de gestão da SAP, agora vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
 
São elas:
1. ÁGUAS DA UNIÃO
Definir cronograma para 2019 com execução de licitação dos 2.812 processos de áreas aquícolas pendentes
Implantar novo formato de cessão de águas da União a partir da edição de decreto que torne direto o processo de solicitação
 
2. Suspensão imediata via portaria do RGP Aquicultor e apresentação de proposta de alteração de lei para extinção do RGP modalidade aquicultor e indústria de pescado oriundo da Aquicultura
 
3. Levantamento do status atual de todos os temas que compõem o Projeto BRS-AQUA e, juntamente, com a PEIXE BR sugerir as correções necessárias
 
4. Elaborar acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema), que regula os níveis das hidrelétricas, para manutenção de cotas máximas e mínimas dos reservatórios
 
5. Apoio direto junto a outras secretarias do MAPA:
. Registro de novos produtos de pescado para consumo
 
. Construção, ampliação e reformas de plantas de processamento de pescado
 
. Agilidade na liberação de novos produtos químicos e biológicos para uso na Aquicultura
 
. Desburocratização dos procedimentos de exportação
 
. Promoção do peixe de cultivo nas peças promocionais da SAP e MAPA
 
. Criação da câmara setorial da Piscicultura
 
. Atendimento ao pequeno piscicultor pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo
 
. CONAPE: criar com igual número de representantes da Pesca e Aquicultura
 
. Apoio junto a outros Ministérios para redução de impostos de importação de equipamentos destinados à produção e ao processamento de peixes.
 
 O presidente executivo da PEIXE BR, Francisco Medeiros, reiterou a grande expectativa da Piscicultura em relação à política do novo governo para a atividade. “Muitas outras demandas são necessárias para o crescimento e a consolidação da Piscicultura no Brasil, mas se não definirmos prioridades neste primeiro momento, mesmo com sua boa vontade, pouco vamos adiante”, disse Medeiros, reforçando que a PEIXE BR espera criar um canal de comunicação direta com a SAP. “Esperamos que quaisquer novas portarias, instruções, normativas, decretos ou leis sejam antes discutidos com o setor produtivo. O cumprimento dessas ações demonstrará o compromisso do governo na execução de suas tarefas de maneira célere e em conformidade com os interesses do setor produtivo”.
 
Ramon Amaral, diretor do Grupo Âmbar Amaral, saiu da reunião com Jorge Seif Jr. bastante otimista. “A impressão é das mais positivas, devido ao perfil empreendedor e empresarial do secretário. Está claro que ele quer o bem do setor e se posiciona em favor da desburocratização e com foco no aumento do consumo de peixes de cultivo”, disse Amaral. Também participaram da reunião Nicolas Landolt (Tilabras), Rinaldo Pereira (Mar & Terra), Roberto Haag (Geneseas), Valdemir Paulino (Copacol), Victor Leite e Kleber Bernardes (ambos da Zaltana). (Texto Comunicação – São Paulo).
 
Novo site de O PROGRESSO
 
A piscicultura, a apicultura, a agricultura, a pecuária, a fruticultura e outros temas ligados ao agronegócio ganharão espaço nobre em breve no novo site do jornal O PROGRESSO, que está sendo preparado com muito carinho pelos diretores Sergio Godinho e Sergio Henrique. É que, além das notícias do dia a dia em tempo real, o site trará também informações sobre agronegócio e agricultura familiar da região trocantina, tanto em texto quanto em áudio (rádio) e vídeo (TV).
O site de O PROGRESSO registrará também em vídeo depoimentos de pessoas que contribuíram ou contribuem com o desenvolvimento de Imperatriz e região. Aliás, este trabalho eu já venho fazendo há muito tempo em texto aqui na minha coluna no chamado “Projeto Homenagem” e o amigo Carlos Brandão com sua coluna “Passado, teu nome é Saudade”. O experiente jornalista Wilton Ferreira, o Coquinho, também já contou muitas histórias de pessoas e escreveu sobre ruas e bairros de Imperatriz.
Agora, segundo os diretores de O PROGRESSO, “a ideia é registrar tudo em vídeo para que esses depoimentos fiquem documentados para a história de Imperatriz”. Inclusive, o diretor Sergio Godinho sugeriu que até mesmo pessoas que já morreram, mas que tiveram participação importante na história da cidade, “sejam homenageadas com depoimentos de parentes e amigos neste importante projeto do jorna”l. 
Recebi o convite para participar dos projetos “Agronegócio e Agricultura Familiar” e “Memória” e aceitei na hora. Mesmo morando em Parauapebas, no Pará, irei sempre a Imperatriz em busca das informações, entrevistas e depoimentos de pessoas e autoridades para realizar esse trabalho. Muito obrigado Sergio Godinho e Sergio Henrique pelo convite. Estamos juntos. 
Aos leitores de O PROGRESSO, fica o aviso: aguarde muitas novidades no novo site deste excepcional jornal da nossa cidade.
 
Armas
 
Tem gente confundindo flexibilização na posse de armas com porte de arma. Uma coisa é você ter facilidade para adquirir arma e usá-la em sua casa, na chácara ou na fazenda, com todo controle, sem antecedentes criminais e com aprovação em teste psicológico. A outra coisa é portar uma arma, que continua da mesma forma, com todo o controle da lei. Não vá com tanta sede ao pote. 
 
Visita ao amigo Sérgio Macedo
 
Aproveitei minha estadia em Imperatriz na semana passada e visitei o amigo de mais de 40 anos, Sérgio Macedo, responsável pela Comunicação Social da Prefeitura de Imperatriz. Ele vem realizando um grande trabalho na divulgação das ações desenvolvidas pelo prefeito Assis Ramos e sua equipe. 
Sérgio Macedo é competente e tem experiência. Já foi inclusive, mais de uma vez, secretário de Comunicação Social do Governo do Maranhão. Sucesso sempre meu amigo. 
 
Boa semana a todos e até quarta-feira com saúde e paz.