Os confrades Lelé, Carloto, Anfrízio, Valmir, Lima, Lucena, Coló e ao fundo Derviem - Maurício Martins, Lima Rodrigues e arquivo da Confraria do Olímpio
A Confraria do Olimpão reúne amigos das mais diversas profissões - Maurício Martins, Lima Rodrigues e arquivo da Confraria do Olímpio
Os confrades Francinilson, Lima Rodrigues, Vereador Hamilton e Nelson com o prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, ao lado de Seu Olímpio Bandeira - Maurício Martins, Lima Rodrigues e arquivo da Confraria do Olímpio
Com o apoio de agentes da Setran, os garis limpavam as ruas logo após a passagem da Jardineira - Maurício Martins, Lima Rodrigues e arquivo da Confraria do Olímpio
O presidente da Fundação Cultural, Buzuca, prestigiou a apresentação da banda Bagaceira.com, que teve a participação do talentoso músico Ipixuna - Maurício Martins, Lima Rodrigues e arquivo da Confraria do Olímpio

Mais uma vez passei o "Carnaval a Gente Faz" em Imperatriz (MA), tendo como base o Bar do Seu Olímpio, na Rua 15 de Novembro, onde ocorrem os encontros dos amigos da "Confraria do Olimpão" há mais de 50 anos. São empresários, jornalistas, políticos, profissionais liberais, funcionários públicos, produtores rurais, entre outros, que integram a Confraria do Olimpão.

Vi a tradicional Jardineira, com suas marchinhas e músicas atuais de axé, vi crianças, jovens e adultos se divertirem com tranquilidade. Não fui à Beira Rio, mas fiquei sabendo que teu teve muita gente e foi bastante animado com pessoas de todas as idades se divertindo pra valer, apesar de ter ouvido, também, gente reclamando da demora do início dos shows nacionais. Vi também alguns poucos foliões infringindo a lei e sendo mal educados e urinando atrás dos carros e também um pequeno número de foliões pisando na grama no canteiro da 15 de Novembro. Mas o importante é que a nobre maioria se comportou como deve ser:  com educação. Aproveito para fazer uma sugestão: a partir do ano que vem a prefeitura municipal poderia colocar mais banheiros químicos ao longo do percurso da Jardineira.
No geral, vi muita diversão, alegria e felicidade com muita gente com suas fantasias coloridas, diferentes, criativas e bonitas. Vale lembrar que a venda de fantasias, adereços, acessórios, cerveja, refrigerantes, picolé, pipoca, sanduíches, o trabalho do taxista e do mototaxista, os bares e restaurantes, os hotéis, a panelada, entre outros segmentos, movimentam a economia do município. Vi gente que veio de Brasília, de Belém, de Parauapebas (PA) e de cidades do Tocantins. Enfim, o carnaval de Imperatriz tem atraído pessoas de todos os lugares.
Sei que é difícil agradar a todo mundo, porque tem gente que gosta de axé e funk, e tem outros que não gostam e apreciam mais as marchinhas. Mas gostei da ideia do samba raiz na Praça da Cultura. Agradou a gregos e troianos.

Confraria do Olimpão

Gostei também de ver o prefeito de Imperatriz, Assis Ramos e sua esposa, Janaína Ramos, prestigiarem a Confraria do Olimpão no sábado de carnaval, assim como fez no domingo o ex-prefeito Ildon Marques, e na terça-feira o Superintendente do Governo do Estado na Região Tocantina, Adonilson Lima. 
Quem também passou por lá todos os dias foi o presidente da Fundação Cultural, José Carneiro Santos, o "Buzuca", assim como o ex-presidente da Fundação Cultura, Lucena Filho, que, inclusive, foi elogiado e aplaudido na terça-feira, no momento em que a Jardineira parou em frente ao Bar do Seu Olímpio, na 15 de Novembro. Homenagem merecida, até porque a iniciativa de trazer a Jardineira para as ruas de Imperatriz e valorizar os antigos carnavais foi do Lucena. Prefeito inteligente dá prosseguimento aos projetos inteligentes do seu antecessor, sem picuinhas políticas. 
Parabéns à prefeitura de Imperatriz, ao prefeito Assis Ramos, ao presidente da Fundação Cultural, o ex-vereador "Buzuca", e em nome da equipe da organização do carnaval, parabenizo todos os que participaram direta ou indiretamente deste grande evento cultural em Imperatriz, incluindo os seguranças, motoristas, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Setran, músicos, técnicos e cantores da Jardineiro e de outros grupos que se apresentaram em Imperatriz, pessoal de apoio e garis, que trabalharam bonito e deixaram as ruas limpinhas logo após a Jardineira passar.

Equipe de trabalho na organização do  "Carnaval a Gente Faz", em Imperatriz:
Cleyton Ribeiro
Charles Oiveira
Samuka
Osório Neto
Cássia 
Axel Brito

Banda musical Bagaceira

A banda musical Bagaceira.com deu um show na Confraria do Olimpão cantando marchinhas de carnaval, sambas antigos, xote e músicas românticas, para a alegria dos confrades. Tudo perfeito, sob o comando os mestres Lelé e Serra, com a participação dos músicos: Lambau, Francinilson, Sargento Hélio, Ribeiro, Prof. Gaspar, Wiliami e Gaspar (Peixaria Santa Teresa). 
Os abadás personalizados, pelo terceiro ano consecutivo, foram produzidos sob a coordenação do confrade Maurício Martins. Estavam bonitos, e aqui quero agradecer o apoio dos patrocinadores: Peixaria Santa Teresa, Mateusão Lavajato, Dr. Paulo Moura e Costinha Burguer.
Parabenizo os amigos Nelson, Mauro, Beto Padeiro, Anfrizio, Nelsinho e a amiga Otília pelo o apoio na aquisição e preparação dos deliciosos pratos servidos aos confrades, incluindo feijoada e cozidão. 

Quaresma

Passado o carnaval, agora começa a quaresma (40 dias) e é momento de penitência, abstinência, jejum, reflexão, reconciliação, perdão e caridade, para a preparação para os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo durante a Semana Santa, que este ano começa dia 5 de abril (Domingo de Ramos) e termina dia 12 de abril (Domingo de Páscoa).