Uma parceria entre a Petrobras e a VSE (Vale Soluções em Energia) vai tornar o Brasil o primeiro país a utilizar biocombustível para produção de energia no Continente Antártico. O etanol, fornecido pela Petrobras, e o motogerador da Vale Soluções já chegaram à Antártica.
Segundo a estatal, os equipamentos, que saíram do Brasil em outubro, estão sendo desembarcados na Estação Antártica Comandante Ferraz, da Marinha, e logo terá início o programa científico. A iniciativa faz parte de um acordo de cooperação firmado entre a Petrobras, a VSE e a Marinha.
Pelo acordo, a Petrobras fornecerá os 350 mil litros de etanol necessários à operação e, por meio de acompanhamento tecnológico, validará a utilização do etanol em condições de baixa temperatura.
O projeto é beneficiado pela Lei da Inovação, por meio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), que promove e incentiva o desenvolvimento de produtos e processos inovadores voltados para atividades de pesquisa. A informação foi publicada no site do Zé Dudu, um dos mais acessados do sul e sudeste do Pará.