Até quando o povo sofrido do garimpo de Serra Pelada (PA) vai continuar na incerteza de ver algum dinheiro fruto do ouro extraído pela empresa canadense Colossus? A atual diretoria, comandada por Valder Falcão, não consegue trabalhar direito, porque está sempre correndo pelos tribunais para se defender de ações impetradas pela oposição. Esta semana mesmo está previsto no Tribunal de Justiça do Estado do Pará, em Belém, o julgamento de outras ações do grupo de oposição, que insiste em voltar a controlar a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), com base em uma assembleia que eles realizaram dia 14 de outubro, mas que foi cancelada e enterrada pela juíza Eline Salgado, da Comarca de Curionópolis (PA).
A previsão é que a partir do primeiro semestre de 2013, os garimpeiros que estão devidamente cadastrados na Coomigasp e em dia com suas obrigações estatutárias comecem a receber os dividendos da produção mineral. Até lá, entretanto, muita briga ainda ocorrerá nos tribunais.
A oposição alega que a Colossus vem tirando ouro na calada da noite até mesmo em ambulâncias para despistar os moradores. É bom ressaltar que um quilo de ouro já chama a atenção em qualquer lugar. Imagina carretas de ouro, como diz a oposição. Você acha que se a Colossus estivesse extraindo toneladas de ouro do garimpo o governo brasileiro, por intermédio da Polícia Federal, já não teria descoberto? Vale lembrar, inclusive, que recentemente uma Comissão Especial de técnicos do Ministério de Minas e Energia esteve em Serra Pelada e Curionópolis checando tudo. Se houvesse de fato tal absurdo de “roubo” de ouro de Serra Pelada, a comissão ministerial não teria descoberto?
A atual diretoria informa que isso não acontece e que os trabalhos da empresa canadense são fiscalizados diariamente por representantes da Coomigasp. Enquanto isso, a briga continua e quem sofre são os garimpeiros mais humildes, que ficam para um lado e para o outro sem saber de fato qual caminho seguir. Até quando, meu Deus, esta situação vai continuar?

Um abraço a todos, boa semana e até a semana que vem.