O anúncio no sábado passado de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem câncer na laringe causou repercussão mundial. No Brasil, até líderes de oposição desejaram rápida recuperação ao ex-Chefe da Nação.
Como repórter da Radiobrás, hoje Empresa Brasil de Comunicação (EBC), fiz a cobertura jornalística da eleição do candidato Lula, acompanhei em São Bernardo do Campo (SP) ele votando ao lado de Dona Marisa; cobri sua posse em Brasília e convivi com ele durante todo o período em que ficou no governo.
Pela Rádio Nacional, tive a honra de acompanhá-lo à Casa Branca, em Washington, ainda como presidente eleito do Brasil em dezembro de 2002, para um encontro com o então presidente norte-americano George W. Bush.
Em janeiro de 2003, também fui escalado para fazer a cobertura – também para a Rádio Nacional – do Fórum Mundial Social em Davos, na Suíça, onde Lula foi o destaque do encontro.
No Brasil, acompanhei o presidente mais popular da história do Brasil em inúmeras viagens, como, por exemplo, ao interior de Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha, e a Pernambuco, para o lançamento do Programa Fome Zero.
Estive com ele em momentos de descontração. Ele é simples, responsável, brincalhão, divertido, humano e amigo. Superou inúmeras dificuldades na vida, conforme eu mesmo narrei no livro “A História do Presidente Lula em Cordel”, lançado em setembro de 2005. Tenho certeza que ele vencerá mais uma batalha e logo logo estará recuperado dessa doença, para alegria de todos nós. Tenho certeza que o povo brasileiro estará rezando por ele todos os dias.
Meu caro Lula, que Deus te proteja e que você seja bem sucedido em seu tratamento. Força, fé e coragem. E como se diz em latim: “Beata Vita (felicidade) e Bene id Tibi Vertat! (boa sorte).
Confira nas fotos a seguir este colunista em três momentos com o ex-presidente Lula.
As fotos são de Roberto Stuckert Filho/PR, então fotógrafo oficial da Presidência da República e hoje fotógrafo da CBF (o irmão dele, Ricardo Stuckett, é o fotógrafo oficial da presidenta Dilma Rousseff).
Edição Nº 14241
Análise do fato
Lima Rodrigues
Comentários