A ligação da LBV com o Esperanto remonta aos primórdios da própria Instituição, nos anos 1940. Nesse período, o fundador da Legião da Boa Vontade, Alziro Zarur (1914-1979), evidenciou o potencial de desenvolvimento do idioma criado por Lázaro Luiz Zamenhof (1859-1917), aliando-o ao trabalho de uma organização que promove os ideais de paz e de confraternização entre os povos, compartilhados igualmente pelos esperantistas.
Em 1956, no programa Hora da Boa Vontade, da Rádio Mundial, foi levado ao ar o Curso de Esperanto da LBV. A iniciativa pioneira foi conduzida pelos professores Carlos Torres Pastorino (1910-1980) e Jorge Soares das Neves.
Com Paiva Netto à frente da LBV, o idioma internacional tem recebido também importante apoio, com os frutos desse trabalho repercutindo em várias partes do mundo. Todos os anos, representantes da Organização participam de encontros de Esperanto no Brasil e no exterior. Com isso, ela divulga conteúdo educativo e cultural pautado na Solidariedade e na Espiritualidade Ecumênica, base da linha editorial das publicações da LBV, a exemplo da revista BONA VOLO (BOA VONTADE), e de todo o trabalho socioeducativo da Instituição.
Serviço:
Evento: 47º Congresso Brasileiro de Esperanto e 32º Congresso da Juventude Esperantista Brasileira
Data: 15 a 19 de janeiro de 2012
Local: Centro de Ensino Médio Ave Branca - Taguatinga/DF
Informações: www.boavontade.com www.taguatek.org.br
Comentários