HOJE É ANIVERSÁRIO DA MINHA ESCOLA. HOJE TEM FESTA NA “ESCOLA”.
Hoje é 23 de setembro. Uma data inesquecível. Hoje é aniversário da minha antiga Escola Técnica Federal, do Monte Castelo. Nascida em 1.910 com o nome de Escola de Aprendizes Artífices, agora é IFMA. Então lá se vão 108 anos de lutas, vitórias, conquistas. Tenho a honra e a gratidão de ter vivido lá dentro por oito anos!
A MINHA QUERIDA Escola Técnica Federal tinha um codinome popular: Por vezes “Escola Técnica”; por vezes “ESCOLA”. A “Escola” do meu tempo (e como sempre) era referência e símbolo de educação, ensinamento, preparo, bravura, conhecimento, ordenamento e um milhão de tantas outras têmperas, bênçãos e virtudes. A ESCOLA foi o meu berço e internato. E tornou-se a fonte de toda a minha inspiração. Toda! Foi lição e princípio de vida. Gratidão e saudade que conservo e guardo para sempre. Amém!
Lembro aqui das festas de aniversário da MINHA ESCOLA, a cada 23 DE SETEMBRO! A data marcava e remarcava a todos nós. Muita festa, muita emoção, muita movimentação. Afinal a ESCOLA não era um simples educandário, mas, UMA POTÊNCIA, uma super-potência, um exército que passou a vida atravessando e vencendo fronteiras – seja no esporte, na educação, na cultura, na disciplina, na escolaridade, nos princípios cidadãos e tudo enfim. Era assim a minha ESCOLA um berço de ouro, um ninho de águias, uma toca de leões a serviço da cidadania e da vida Era a pátria ali presente, todos os dias. Do amanhecer ao anoitecer. E depois, noite a dentro, como veio a ser.
A cada aniversário, a minha Escola desfilava garbosamente com sua “farda de gala” – calça cinza, camisa branca (manga longa), gravata cinza e aquele só seu e todo seu emblema ao peito com uma engrenagem gemada e na cor azul. Envergar aquela farda e usar ao peito aquela engrenagem, era como se a gente vestisse a armadura de um guerreiro. E ali, no aluno, ali estava a ESCOLA, a instituição, a disciplina, a ordem - a Escola Técnica Federal. A MINHA Escola Técnica Federal, do meu Monte Castelo.
Os desfiles de 23 de setembro, ao ritmo das bandas marciais e musicais, com todas as bandeiras dos Estados, professores, diretores e todo o corpo docente, com os pelotões por série escolar, obrigatório ao som dos tambores e dos instrumentos musicais, com aquele exército perfilado, organizado, em marcha cadenciada, a cidade parava boquiaberta e entregues às ações e emoções do DESFILE E DO CIVISMO da organização e da disciplina – que era aquela MINHA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL.
À NOITE de fim de semana, aos 23 de setembro na quadra de esportes da MINHA ECOLA tinha festa dançante! UM BAILE! As moças da redondeza, outras tantas dos Colégios São Vicente da Paulo, Normal, Rosa Castro, Liceu, Colégio São Luís, Academia do Comércio, Centro Caixeiral eram todas indistintamente convidadas. E a gente lá pelo meio, na festa, no baile. E então em meio às minhas poucas roupas, eu vestia a minha melhor roupa. Eu era feliz e não sabia!
Hoje eu me lembro dos aniversários da Minha Escola. Dos jogos desportivos; dos retumbantes e arrebatadores desfiles que paravam e felicitavam a cidade; lembro especialmente daquele aniversário, ano 1.960, JUBILEU DE OURO em que no baile com música ao vivo, tocou uma canção! E todas a vezes que ouço essa canção, a ESCOLA TODA VOLTA AO MEU IMAGINÁRIO; volta tudo como se fosse agora. Volta aquele e aqueles bailes das minha saudades. E nesse devaneio de tantas lembranças, ouço a canção, danço no baile e escrevo esta... PÁGINA DE SAUDADE.
Música: Menina Moça - MILTINHO
Comentários