DIA DE VELÓRIO
Na minha terra, na Baixada do Maranhão, um antigo chão de analfabetos, calejados e sofredores de sol a sol, roceiros do começo ao fim da vida, qual num fim de mundo, ali era doído em tudo. Na hora da morte, aí então!... Aliás que falando isso, lembro-me que, ao meu modo, retratei com fidelidade um tema denominado “VIDA E MORTE, OZEBINHA”, onde narrei a via crucis – dos dois filhos de D. OZEBINHA, uma antiga vizinha. Da morte ao sepultamento.
Pois bem, na minha terra era assim: Quando morria alguém - um filho, por exemplo, saía pela “redondeza”, montado a cavalo ou a pé, avisando aquele falecimento. Ele mesmo com a missão de ir à procura do “carapina”, que era o fazedor do caixão. Por vezes o carpina não estava em casa ou estava viajando e isso era um suplício, pois que carapinas na arte de fazer caixão de defunto, ali não era coisa fácil. Só um ou outro e olhe lá! Zé Borges foi o mais notável carpina de caixão de defunto que existiu por aquelas bandas, seguido do filho, Herculano (Herculano de Zé Borges).
Ocorria entanto que, naquele “ora e veja”, o operário não tinha prego ou havia emprestado o serrote e até nem sabia onde andava o martelo. Situação da mais difícil era quando não havia tábuas para fazer o caixão. Aí era um Deus nos acuda! Era preciso tomar emprestado ou fazer incríveis contorções até conseguir as indispensáveis tábuas para o feitio do “ataúde”. DONA INEZ, minha avó, essa era precavida: Tinha no alto de sua sala, um jirau, no qual o seu caixão de defunto para a hora precisa. Caixão que o emprestou a seus vizinhos por umas três ou quatro vezes. Exemplo de precaução que fora seguida por outros filhos seus.
E então, com o defunto ao meio da sala sobre uma esteira que ali chama-se “meaçaba”, feita de palha de babaçu, o carpina à beira do terreiro, debaixo da sombra, cuida do serviço. É uma espécie de herói do momento. Muitos deixam seus gestos ao defunto e voltam suas atenções para o operário e sua tarefa. Enquanto isso, a pinga vai rolando de mão em mão. Todos bebem no mesmo copo. O litro seca e vem outro. Concluído o serviço, um caixão tosco, sem acabamento, sem plaina, feito a prego, serrote e enxó, onde coloca-se o corpo. Agora sim, no caixão!
Lá fora, cuida-se da “boia” para o povaréu. Geralmente um “capado” do terreiro. Se não tiver, se vira, toma emprestado, dá um jeito. A solidariedade, nesse ponto é natural e não pode faltar. Velório tem que ter “boia”, um café regrado e uma pinga rolando, com uns tantos assim meio que “pra lá de Bagdá”. Naquele chão tem dois cemitérios: o de “São João” no povoado do mesmo nome, na estrada antiga que vai pra VILA, e o de “Santana”, que fica depois do Zé de Mariana, depois da estrada da Beta. Asfalto que chegou por lá.
O sepultamento, outrora sem documentos (sem atestado médico, sem declaração de óbito). O “enterro” segue um ritual. O caixão, ainda em casa, é içado com duas cordas, pendurado a uma vara, um caibro. Dois homens um em cada extremidade carregam o defunto. Os “carregadores” no suor e na pinga, outros sem camisa, se revezam. Essa maratona que se estica por dois ou três quilômetros, com nego no grogue, é um falatório danado! Gritam, até! Finalmente sepultam “o falecido” e, mais tarde, assim um tanto “destreinados” voltam pelo caminho em fila indiana. E cada qual para sua casa.
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Nestes tempos com bolsa escola, bolsa família, auxílio maternidade, aposentadoria rural. Minha Casa minha Vida e outras mesuras, O VELÓRIO está geneticamente modificado. Há um visível caráter de festa e feriadão! Jovens, rapazes e “moças”, homens e mulheres, vestem roupa boa, calçam tênis, aprontam-se, dão feriado e... vão para O VELÓRIO, como se fosse para uma festa!
Chegam lá por volta das nove do dia em diante, plantam-se em namoricos ou conversas fiadas pelo terreiro ou debaixo de árvores em volta e permanecem ali, como que num gesto mal ensaiado de solidariedade ao morto e à família do morto. E estampam-se como quem diz: “sou amigo e não abro”. E os entendidos a interpretar: “Me engana que eu gosto”. Mas isso agora faz parte da “cultura” daquele lugar. E, claro, um lanche e a “boia” não podem faltar. Também faz parte da “cultura” e dá “boa consideração”.
Até quando, finalmente, o corpo vai para o cemitério. Uns poucos que acompanham o enterro e quase todos que voltam para de onde vieram. Depois a família do falecido – penso eu – faz as contas e conclui que as despesas com a “bóia” e pinga para o povo foi bem maior que as custas do sepultamento. E haja expectativa para o próximo DIA DE VELÓRIO!!!
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