VEIN, na Praça de Fátima – É GENTE QUE FAZ

E você meu caro leitor, você conhece o cara aí da foto? Você pode até dizer não. Não tem problema, mas aquele outro poderá dizer: Esse cara?! Esse, não é aquele que lava e vigia carro e engraxa sapato na Praça de Fátima?! E tá lá todo o dia firme no batente? Esse é JEAN SANTANA PEREIRA - VEIN para o mundo. É GENTE QUE FAZ.
Foi difícil conseguir uma “entrevista” fora do trabalho com VEIN - sucessivos adiamentos - até porque ele vive exclusivo para os seus afazeres na Praça, exposto ao tempo. E sair dali para uma conversa sem nenhum resultado financeiro, imaginava este seu interlocutor, era um tremendo “barco furado”, um prejuízo para o VEIN. Mas ainda assim, cedo da manhã, peguei o cara pelo braço, “no grito”, e lá vamos nós para uma sabatina e prosa que  durou mais de uma hora.
E pra começo de conversa vamos virar o personagem pelo avesso. Vamos conhecê-lo: Jean, baixinho, franzil, tem 27 anos de idade, é casado no civil com D. CLAUDETE ALMADA FERREIRA. Uma família de Deus, diz ele. Tem dois filhos do leito conjugal: um com seis, outro com oito e uma “filha de criação” do berço da esposa, 15 anos.
Jean chegou à Praça de Fátima aos 10 anos de idade, onde ganhou fama e respeito pela sua conduta, zelo e responsabilidade com que enfrenta o trabalho. E já até concedeu entrevistas para o rádio e para o jornal. VEIN trabalha desde os nove anos de idade e, antes da fama, JEAN executava outros serviços braçais: limpava e capinava quintais e calçadas, juntava e carregava o lixo das casas. A esse tempo trabalhava pela manhã e frequentava a escolaridade à tarde. Nesse batalho concluiu o segundo grau pelo EJA, à noite. Ele diz com um passivo ressentimento que depois que sua mãe faleceu “a família desandou” e os cinco irmãos, hoje, é cada qual para o seu canto. O pai BIÚ é estivador aposentado e tem outra família. Ele fala desses percalços com uma humildade franciscana. Ainda que com um ar de frustração.
A FAMÍLIA: Quando Jean fala de sua família – mulher e filhos – ele transmite e a gente sente que o seu lar é feito de paz e bênçãos. A mulher, CLAUDETE, com quem convive há 14 anos (oito de casamento civil), é pessoa serena e amável, orgulha-se. Ela trabalha como zeladora concursada no Município. E quando chegam os finais de semana lá se vai a família unida e reunida para a Igreja da Assembleia de Deus.
A família, também, unida e reunida trabalha a evangelização. Conduzido pelos filhos, tomam de um carro de mão e põem sobre este uma caixa de som. E lá se vai o time de JEAN inteirinho - todos a serviço do SENHOR. Fazem isso aos domingos ou nas noites, juntamente com outros obreiros. E refere-se ao pastor RAUL CAVALCANTE como “um homem de Deus”. De sorte assim que a família é unida e “segue os caminhos de Deus”, diz Jean com a humildade franciscana de sempre.
A PREVIDÊNCIA: VEIN tem confesso orgulho com a Previdência Social, que lhe dá  “segurança” para com a sua família. Ele paga atualmente R$ 79,25 como autônomo. É um compromisso que ele leva muito a sério. “Nem pensar em atrasar, faço questão de pagar no dia certo”. E na hora que adoecer? E na hora que tiver um acidente? E na hora que?... (aí ele não conclui a frase). E o futuro da família, diz ele assumido e compenetrado com os encargos e o seu direito previdenciário.
TRANSPORTE E ALUGUEL: VEIN roda a cidade sobre uma mobilete usadona, afinal mora no distante bairro do Parque São José, enfrentando no dia-a-dia as borrascas do nosso trânsito hostil. Acaba de pagar em prestações uma motocicleta zerada. Diz que o seu sonho é comprar um carro, porque aí “eu boto tudo no bagageiro e carrego todas as tralhas do meu serviço”, planeja. Guardava os seus objetos de serviço num antigo cômodo da Prelazia, mas com as reformas ali efetuadas, teve que alugar um cômodo que paga um preço “meio salgado”, achei. Mas não se lamenta por isso.
A PRAÇA: É aí onde JEAN respira fundo. VEIN só falta dizer que a Praça de Fátima é o seu lar, sala-de-visita e quintal e a sua vida. É lá onde ele está há mais de dez anos. É na praça onde tem o seu ganha-pão; é trabalhando na praça que sustenta a sua família e repete com orgulho “é de lá que pago a Previdência Social”. VEIN diz que grandes amizades conquistou na praça: são empresários, comerciários, “o pessoal da loteria” e muita “gente de condição”. Diz que já dispensou uns três empregos de carteira. Por que VEIN? “Porque na praça eu ganho mais”. É mesmo?! Ganho oitenta e até cem por dia, mas não dá pra ajuntar, porque pago conta todos os dias, conforma-se.  E no inverno? Aí pega pra todo o mundo, compartilha.
Na praça VEIN lava e vigia carros e engraxa sapatos. Mas não se pense que é um engraxate comum, nem um “vigilante” de carro qualquer. Negativo! Seus fregueses têm por ele plena confiança que entregam as chaves dos seus carros para quando da limpeza interna e até para casos de desobstrução do local, tal a concorrência, como se sabe, que é o estacionamento na Praça de Fátima. VEIN também faz pequenos auxílios às lanchonetes sobre a praça e acaba ganhando o lanche diário. E quanto aos carros que “vigia”, ele diz que não cobra e que “a groja vai do coração do cliente”.
A Praça de Fátima é o metro quadrado mais caro nesta região do planeta. É lá que VEIN tem o seu labor diário, sem complicação e sem concorrente, tranquilo e feliz da vida e... ainda por cima... tem uma jovem mangueira linda-linda, carregada de flores e frutos e sombra e logo ali ao lado, tudo como uma farta mesa posta e gratuita, uma torneira pública como matéria-prima a seu serviço, para enriquecer mais ainda os metros quadrados sobre a praça de que VEEIN é único no seu ofício.
JEAN Santana nos documentos e VEIN para o domínio público, serviçal desde os nove anos, órfão de mãe aos dez, quando a família “desandou”; lavador e “vigia” de carros e engraxate na Praça de Fátima; orgulho e compromisso com o seu carnê da Previdência Social, carrinho de mão com o som e toda a família unida na ASSEMBLEIA DE DEUS; bandeco de cinco no almoço diário e encarregado das chaves dos carros dos seus cliente na lavagem. Jean Santana modelo de trabalho duro e honesto que o encara com absoluta naturalidade  e pleno compromisso, É GENTE QUE FAZ!

* Viegas é advogado questiona e trabalha o social. 
E-mail: viegas.adv@ig.com.br