Recebi, recente, saudável e inusitado convite do titular e apresentador o jovem RENATO SANTOS, para participar do seu programa NOTÍCIAS + na BAND-local. E eu encasquetado-morto pela comunicação, topei na hora! Renato me facultou 4 ou 5 minutos, mas eu fui enfático: “Só quero dois. Dois minutos”. Desde então todas as quartas, ao “estilo Viegas” – gesticulando, falando, movimentando as mãos, articulando - estou na Band-local, as quartas, às 14:00 hs, com a minha participação, com direito a uma vinheta que é uma arte e tanta! E que dá uma pancada com um carimbo vermelho: TEMA LIVRE. Simples, forte e voraz. Direto e reto. Justo como eu penso que é o meu Tema Livre. Vejamos, então, os primeiros textos que os apresentei em... TEMA LIVRE.
AS PAREDES - DO MERCADO
DE PEIXE, EM IMPERATRIZ
- Começo esta participação falando do Mercado do Peixe, em Imperatriz, mas não do mercado como prestação de “serviço público”, nem como órgão atrelado à Colônia de Pecadores local. Falo aqui das PAREDES (vejam só, das paredes) DO ANTIGO PRÉDIO que um dia foi o Mercado do Peixe em Imperatriz. Ainda que dessas paredes, pelo lado de fora dos rescaldos, estejam os mercadores de peixe quais os sem terra à beira do arame, expostos ao tempo sobre a calçada.
De muito tempo é que se arrasta o descaso e o abandono ao Mercado do Peixe, na beira rio, em Imperatriz. O Mercado do Peixe tem a ver com o consumo, com o alimento e, portanto, com a saúde pública. O que se vê ali é um estrago, um arraso. Um abandono! Sim um arraso deixado pelos conflitos dos interesses ou desinteresses políticos que tem arrasado por lá.
O prédio físico que serviu ao mercado do peixe foi construído pelo DEPARTAMENTO NACIONAL DE PORTOS E VIAS NAVEGÁVEIS, quando da antiga construção do antigo “cais do porto”, no início dos anos 70. Plantava-se ali, paredes (físicas) que serviriam para o resto da vida. Serviriam...
As paredes físicas do prédio eram de uma estrutura e segurança e integridade a toda prova que desafiavam a linha do tempo e enfrentavam a modernidade. Enfim paredes para sempre. Ao pretexto da construção do “novo mercado do peixe”, com muito sacrifício (trator, retroescavadeira), jogaram aquilo tudo ao chão, numa atitude perversa, infame e descomprometida com a coisa pública e com a história.
- Aquela destruição das PAREDES históricas e resistentes e incríveis do mercado do peixe, aquilo não se faz. E se faz, na perversidade, na infâmia e na indiferença de quando a administração pública não tem compromisso com a preservação da história, nem com o patrimônio público de sua gente.
Padre Antônio Vieira pregava aos peixes e eu falo aos ventos e às paredes. Eu fico por aqui... mas a vida continua. (Boa tarde)!
PERGUNTA: O BRASIL É UM PAÍS SÉRIO?
RESPOSTA: FALA SÉRIO!!!
Imagine que uma presidenta, na cadeira de presidente, usando a máquina do governo para fazer a sua campanha eleitoral e de lambuja, de quebra, ainda fazer campanha eleitoral de outros candidatos – como aconteceu aqui no Maranhão por exemplo, na eleições para Governador e Senador do PMDB – partidos da “base aliada” do Governo do PT. Fala sério!!!
O que me invoca em tudo isso é a roubalheira, que sangra o país. E o dinheiro do Brasil, feito com o suor do seu povo, escorre como uma enxurrada em meio à corja da política e dos políticos brasileiros. Escândalos como Petrobras, LAVAJATO, PETROLÃO, Mensalão de José Dirceu, Delúbio Soares, José Jenoino, e uma cambada de organizados em quadrilha para roubar o dinheiro da nação. Como é que o Brasil vai pra frente? O Brasil é um país sério?
- E então, pagar altos impostos para sustentar a roubalheira dessa corja de políticos e entre eles: deputados, governadores, senadores, prefeitos e vereadores. O Brasil, assim como a Argentina, as maiores cargas tributárias da América Latina, recolhe impostos noite e dia, dia e noite. Mas os ladrões do povo – metidos na política e nos gabinetes do poder (Município, Estado e União), estão aí dilapidando, roubando, assaltando os cofres públicos. Esse é o Brasil do PT, PMDB e outros pê-quê-pê. Fala sério!
- Quer ver uma coisa? É uma tal de COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO, feita pelas Câmaras Parlamenteares (vereador, deputado estadual, deputado federal, senador). São os ladrões do povo – metidos na política, nas empreiteiras e nas altas licitações, roubando e assaltando os cofres da nação.
Olha que para abrir a CAIXA PRETA da Petrobras foi uma resistência muito grande do Governo! O governo e seus aliados fizeram de tudo (de tudo) para deixar de baixo do tapete o lixo da roubalheira da PETROBRAS. O que se vê até agora? Um rombo do tamanho do Brasil, envolvendo seus executivos e meio mundo de políticos, ministros, empresários, deputados, senadores e... as TAIS EMPRETEIRAS que fazem a outra mão que sangra os cofres da nação.
E, segundo a rádio-pião e outros indícios e confissão da “delação premiada”, seu Lula e dona Dilma estão atolados até na tampa por “contas de campanha”. E até partidos políticos estão enfiados nessa. Mas como todo acusado que se preza - eles negam, renegam, ignoram. Sim porque a CONFISSÃO é a última desgraça, do desgraçado. E ninguém é besta...
- Padre Antônio Vieira, no Maranhão, em ato de protesto, pregava aos peixes. E eu falo ao vento e às paredes. Mas a vida continua (boa tarde)!
********************
E aí vai me encarar em TEMA LIVRE, na BAND, com direito a uma vinheta que é a “pancada de um carimbo”? Então me aguarde em... O BANCO DOS RÉUS, na quarta, na BAND, às 14:00 hs.
- Viegas é advogado e questiona o social. E-maill: viegas.adv@ig.com.br
Comentários