Vice

O meio político aguarda com expectativa a formação de chapas que concorrerão ao Palácio Renato Moreira. Até agora, apenas o prefeito Assis Ramos (DEM) antecipou o seu vice, o pecuarista Francisco Santos Soares (Franciscano). As apostas estão sendo feitas sobre a escolha dos companheiros de chapa de Ildon Marques (PP), Sebastião  Madeira (PSDB) e Marco Aurélio (PCdoB). A vaga de vice é sempre usada para as articulações sobre alianças. No caso de Assis Ramos, com a escolha de Franciscano ele garantiu o apoio do MDB. Os pré-canbdidatos estão conversando e nomes são especulados, mas a maioria só deve mesmo bater o martelo na escolha do vice quando se aproximar o periodo das convenções, que serão realizadas de 31 de agosto a 16 de setembro. É aguardar.

Prazo

Termina nesta quinta-feira (30) o prazo para que gestores estaduais e municipais respondam a dois questionários eletrônicos aplicados pelo Tribunal de Contas do Estado, como parte de pesquisa nacional dos TCs envolvendo ações de Educação durante a pandemia e as ações de combate ao coronavírus. O TCE maranhense está alertando para a importância dessas informações no aperfeiçoamento das atividades de orientação e controle nessas duas áreas. No caso da Educação, trata-se do estudo "A Educação Não pode Esperar", elaborado pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (IRB) em parceria com o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede). O objetivo é mapear iniciativas das redes durante a pandemia e o planejamento para a volta às aulas. 

E...

Termina amanhã, sexta-feira, o prazo para os Municípios preencherem o Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir). Como a Confederação Nacional de Municípios (CNM) havia informado em abril, quando foi publicada a Portaria 219/2020 definindo nova data, o preenchimento é condição para os Entes acessarem recursos do Ministério do Meio Ambiente - ou qualquer valor sob controle da pasta - destinados a gestão de resíduos sólidos. Apesar disso, apenas 149 Municípios completaram o cadastro, conforme informação da Agência CNM. Inicialmente previsto para 30 de abril deste ano, o prazo para atualizar as informações no sistema foi adiado em razão da pandemia do novo coronavírus. Agora Municípios, Estados e o Distrito Federal têm até esta sexta-feira para se certificarem que estão com os dados atualizados junto ao Ministério.

Óbitos

O  prefeito de Governador Nunes Freire, Indalécio Fonseca (PT), morreu na manhã de ontem. Ele estava internado no Hospital Carlos Macieira (HCM), em São Luís. Vinha enfrentando problema de saúde desde 2017, quando sofreu um AVC, e ontem teve parada cardíaca. Também nesta quarta-feira faleceu o ex-prefeito de Codó,  Ricardo Archer, que tinha 68 anos. Ele foi vítima da Covid-19  e estava internado  no UDI Hospital, em São Luís. Archer exerceu dois mandatos: 1997 a 2005.

Dança das cadeiras

Três suplentes de deputado estadual assumiram o mandato. Fábio Braga (SD), Toca Serra (PCdoB) e Pastor Ribinha (PMN) foram empossados pelo presidente da Assembleia do Maranhão, Othelino Neto (PCdoB). Eles substituem os titulares Rildo Amaral e Fernando Pessoa, ambos do Solidariedade, e Wendell Lages (PMN), que saíram de licença. O suplente do imperatrizense Rildo Amaral, Fábio Braga, já foi deputado estadual por três vezes.

Recomposição 

Ontem o Senado aprovou projeto que corrige perdas de entes federativos no repasse de recursos dos Fundos de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) e dos Municípios (FPM). O projeto estende a recomposição até novembro nos casos em que houver perda em relação aos valores de 2019 e dentro do limite de R$ 16 bilhões estabelecido pelo governo federal. O projeto vai à sanção presidencial.