Assim é

Os pré-candidatos a vereador estão partindo com tudo pra cima de cabos eleitorais dos concorrentes, especialmente dos atuais vereadores. Consta que um edil de vários mandatos já perdeu seis importantes apoiadores, o que causa uma significativa desarticulação da sua tentativa de permanecer no Palácio Dorgival Pinheiro de Souza. Enquanto isso, há ex-vereador ganhando apoio de peso, inclusive de “gente importante” de um Poder. Eleição é guerra. Vaca desconhece o bezerro e salve-se quem puder. Nessa época de eleição “cabo eleitoral” fica valorizado, mas muitos não conseguem dar retorno pelo que foi investido pelo candidato. E se o candidato consegue ss eleger, ainda vem a pressão por emprego, quando na verdade estava ganhando para trabalhar na campanha. E aí vem a zanga e alguns “rompem” antes mesmo do eleito sentar direito na cadeira do Palácio Dorgival Pinheiro de Souza...

Olha aí!

Por resolução do Diretório Nacional do PSL, quem bate o martelo sobre lançamento de candidatura ou aliança em torno da eleição municipal, é o Diretório Estadual. Em Imperatriz, o partido já decidiu que não vai lançar candidato a prefeito. O mesmo em Açailândia, onde vai apoiar o Dr. Benjamin. Em Imperatriz, o PSL ainda está conversando para definir qual candidato vai apoiar. A informação foi prestada à coluna pelo advogado Antonio Torres, Delegado Estadual do PSL.     

Não abre

Mesmo depois de um sério problema de saúde e também administrativo, o prefeito licenciado de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), comunicou ao partido que disputará a reeleição. Alega que como prefeito eleito, tem o direito à reeleição Em julho do ano passado ele sofreu um AVC. Tentou reassumir o cargo após receber alta, mas a pedido do Ministério Público e por decisão da Câmara de Vereadores,  foi mantida a licença. A vice-prefeita, Paula da Pindoba, continua no comando de Paço do Lumiar.

Fundeb

O Senado está analisando a Proposta de Emenda à Constituição que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), aprovada semana passada pela Câmara dos Deputados. Da forma como é hoje, o Fundeb acabaria neste ano. O presidente Davi Alcolumbre designou o senador Flávio Arns (Rede-PR) para relatar a proposta, que aumenta gradativamente a contribuição do governo, que deve passar dos atuais 10% para 23% em 2026. Também determina que 70% dos recursos do fundo devem ser gastos com os salários de professores. Atualmente o percentual é de 60%. A PEC também altera critérios de distribuição do Fundeb.

Recursos

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai investir  R$ 5,7 milhões no asfaltamento de 10 quilômetros de ruas em alguns bairros de Imperatriz. Sexta-feira foi assinada a ordem de serviço pelo presidente do órgão, Marcelo Moreira, e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, além do senador Roberto Rocha, que apresentou emenda para a liberação dos recursos. Além da pavimentação, já estão sendo executadas, por meio de termos de compromisso firmados entre a Codevasf e a Prefeitura Imperatriz, as obras do Panelódromo e do Camelódromo. Também por meio de emenda parlamentar de Roberto Rocha.

Covid-19

A situação no Tocantins continua grave em relação à pandemia do coronavírus, especialmente na capital, Palmas. A prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) prorrogou até o dia 6 de agosto o decreto do dia 10, determinando o fechamento de todos os setores do comércio, das 20 às 5 horas. Os efeitos terminariam na segunda-feira, 27. Na sexta-feira, 24, a ocupação de UTIs por Covid-19 em Palmas chegou  85,5%, o maior já registrado até agora.