Democratas
Na noite desta quinta-feira o Democratas de Imperatriz fez uma produtiva reunião para tratar de assuntos relacionados às eleições de 15 de novembro. O prefeito Assis Ramos comandou a reunião. Na próxima semana ele será empossado presidente do Diretório Municipal. O ex-vereador Esmerahdson de Pinho será o vice. O encontro reuniu 22 pré-candidatos a vereador. Dois faltaram devido estar com Covid-19 e dois viajando. O DEM vai fechar a chapa com 32 candidatos. Os seis que ainda faltam serão definidos na próxima semana. Estarão disputando o mandato 24 homens e 8 mulheres. Para Esmerahdson de Pinho, o partido alcançará coeficiente suficiente para eleger três vereadores. “Temos um grupo forte e estamos otimistas. Sem dúvida faremos três vereadores”, afirmou Pinho.
E...
O Democratas também terá candidatura própria em São Luís. O partido lançou como pré-candidato o deputado Neto Evangelista. O próprio presidente estadual do partido, deputado federal Juscelino Filho, será o coordenador-geral da campanha. Ao contrário de Imperatriz, na capital o DEM é ligado ao grupo do governador Flávio Dino, que tem um consórcio de pré-candidatos. O partido deverá ter o apoio do PDT do senador Weverton Rocha, e o mesmo poderá acontecer em Imperatriz, apoiando a reeleição do prefeito Assis Ramos. O líder do partido na cidade, vereador Alberto Souza, faz parte da bancada situacionaista na Câmara. É aguardar.
Apoio
Integrante do consórcio de pré-candidatos do Palácio dos Leões, o juiz federal aposentado José Carlos Madeira (Solidariedade) tem apoio de dois secretários de Estado - Simplício Araújo, de Indústria e Comércio, e Jefferson Portela, de Segurança Pública.
Esquentou
Em Lago da Pedra o clima pré-eleitoral já está quente. A ex-prefeita e ex-candidata a governadora, Maura Jorge, registrou Boletim de Ocorrência denunciando que foi ameaçada por Ednaldo Arruda, primo do prefeito Laércio Arruda. “Isso é reflexo das pesquisas e da sede que eles têm de permanecer no poder. Vão tentar me intimidar de todas as formas, mas eu não tenho medo, nunca tive. O prefeito, junto com os políticos estaduais que lhes dão apoio passaram três anos sem fazer nada pelo município”, afirmou a ex-prefeita em nota. É, quem for ovo que não entre em briga de pedra...
Eleitorais
Atualmente, existem no Brasil 2.645 juízes eleitorais de primeira instância atuando nas zonas eleitorais distribuídas por todo o país. Esses magistrados estão trabalhando na preparação das Eleições Municipais de 2020, tanto na esfera jurisdicional quanto na administrativa da Justiça Eleitoral, em todas as 5.568 localidades nas quais serão escolhidos novos prefeitos e vereadores. Cabe a esses magistrados, por exemplo, tomar todas as providências para evitar a prática de ilícitos durante as eleições, além de processar e julgar os pedidos de registro de candidaturas e os crimes eleitorais que tenham ocorrido na sua jurisdição. Fora do período eleitoral, destaca-se o trabalho desses juízes na esfera administrativa, uma vez que incumbe ao responsável por cada zona eleitoral expedir ou transferir títulos de eleitor, dividir o território em seções eleitorais, organizar a lista de eleitores e nomear os membros das mesas receptoras de votos, entre outras tarefas.
Avançando
O prefeito de Balsas, Erik Augusto Costa e Silva, baixou decreto proibindo a venda de bebidas alcoólicas das 18h de quinta-feira às 6h de segunda-feira. A medida é em função do aumento de casos de coronavírus na cidade. Balsas tinha um dos menores índices da doença, tanto que teve gente de Imperatriz que foi para lá no auge da pandemia aqui. Agora o quadro começa a prepocupar e levou a prefeitura a tomar medidas duras. Conforme boletim recente, o município já contabilizava 2692 casos de Covid-19 e 2636 suspeitos. Foram registrados 25 óbitos.
Comentários