Aliança
Ontem a coluna abordou comentários de que o PSL poderia se coligar com PSDB do pré-candidato a prefeito Sebastião Madeira, enfatizando a ligação que o presidente do partido em Imperatriz, Raimundo Roma, tem com o tucano, inclusive quando exercia o mandato de vereador apoiou administração Madeira. Em caso de uma aliança com o PSDB, o PSL indicaria o vice, o Pastor Laércio de Castro. Ontem, um integrante do ninho tucano informou que houve uma “conversa incial boa” entre Madeira e Roma, mas acredita que a tendência é o PSL seguir o PDT do senador Weverton Rocha que, como se sabe, vai apoiar a candidatura do deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB). Na verdade, nesse período pré-eleitoral há muitas especulações nos bastidores políticos, coisa natural. O quadro político-eleitoral só ficará claro mesmo quando acontecerem as convenções partidárias, que seriam realizadas de 20 de julho a 5 de agosto, mas foram adiadas para o período de 31 de agosto a 16 de setembro, com a mudança no calenário eleitoral devido à pandemia do coronavírus. É aguardar.
Ministro
Depois da ministra da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, Damares Alves, está prevista para hoje a visita a Imperatriz do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Acompanhado do senador Roberto Rocha (PSDB), ele cumprirá uma vasta agenda, em que está incluída a entrega de kits para a proteção de nascentes, que na região vai beneficiar Imperatriz, São João do Paraíso, Vila Nova dos Martírios e Balsas. É fruto de um projeto de Roberto Rocha. Também participará de um ato que marca o início do asfaltamento de onze quilômetros de ruas, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
E...
Quanto ao asfaltamento de ruas com recursos do governo federal, há uma polêmica sobre o “pai da criança”. O normal, seria a obra ser realizada em parceria com a prefeitura, mas como foi conseguida pelo senador Roberto Rocha, o Executivo municipal foi colocado para “escanteio”, com a execução da obra sendo feita diretamente pela Codevasf. Inclusive coube ao pré-candidato tucano Sebastião Madeira escolher as ruas a serem beneficiadas. Serão ruas do Brasil Novo, Conjunto Planalto, Nova Vitória, Vila Redenção e São José. Ao todo são 11 quilômetros.
Aliás...
Eleição deveria acontecer todo ano. Só assim as cidades se transformariam em canteiro de obras. Em Imperatriz, três grupos que estarão se enfrentando nas urnas hoje realizam obras na cidade. Ruas estão sendo asfaltadas pelo Governo do Estado, Govermo Municipal e Governo Federal, via recurso conseguido por Roberto Rocha/PSDB, que apóia o pré-candidato Madeira. Só tá faltando os outros grupos se movimentar. O de Ildon Marques, por exemplo, bem que deveria recorrer ao deputado federal Fufuquinha para trazer asfaltado ou outro benefício para a Terra de Frei Manoel Procópio.
Consórcio
O Palácio dos Leões joga em todas as posições nas eleições de 2020, em São Luís, lançando um consórcio de pré-candidatos do grupo. Qualquer um que “fizer o gol”, o grupo vence. São pelo menos sete – Rubens Pereira Júnior (PCdoB), Duarte Júnior (Republicanos), Carlos Madeira (Solidariedade), Neto Evangelista (DEM), Bira do Pindaré (PSB), Dr. Yglésio (Pros) e Jeisael Marx (Rede). Só que terão um adversário pesado – Eduardo Braide (Podemos).
Cadeado
Conforme apontou pesquisa realizada pelo IBGE no mês de junho, das 4 milhões de empresas do país, mais de meio milhão fechou as portas, temporariamente ou em definitivo, em função da pandemia do coronavírus. Senadores cobram mais velocidade na liberação de auxílios e maior participação dos bancos na concessão de crédito para microempresários.
Comentários