No ataque 

Pretenso candidato a presidente da República em 2022, o  governador Flávio Dino (PCdoB) não perde tempo para disparar sua metralhadora de críticas rumo ao Palácio do Planalto. Ontem voltou à carga. Durante entrevista coletiva, ele afirmou que há “muita lentidão” do governo em torno de medidas visando estimular a retomada da economia, “travada” pela pandemia do coronavírus. Disse Flávio Dino: “A principal ajuda que o Governo do Maranhão pode dar para a recuperação econômica nós estamos dando, qual seja: manter as contas públicas o mais organizadas quanto possível neste contexto de dramática falta de recursos. As senhoras e os senhores vão assistir, agora no segundo semestre, estados e municípios com muita dificuldade de pagar sua folha de pessoal, porque a queda de receita é fortíssima no país, e, infelizmente, o governo federal com muita lentidão na adoção de medidas necessárias”. E acrescentou: “O que atrapalha a economia é o coronavírus sem ser adequadamente gerenciado. É isso que está atrapalhando a economia. E é preciso adotar medidas mais fortes de estímulo, ainda mais fortes”. 

E...

Ainda  na entrevista de ontem, o governador anunciou  que foi reaberto o pagamento do IPVA de 2020 com desconto de 10%. Também pode ser pago em cinco vezes até o dia 30 de dezembro. O pagamento do IPVA de 2019, ou anos anteriores, pode ser feito à vista com 100% de desconto de multas e juros.  E desconto de 60% em caso de parcelamento, em até 12 vezes.

Adiada 

Ficou para a próxima quinta-feira (23), a reunião que o prefeito Assis Ramos faria nesta semana com os pré-candidatos do seu partido, o Democratas. A reunião seria nesta quinta-feira (16), mas devido ao aniversário da cidade e alguns integrantes do partido estarem viajando, foi adada. Na próxima semana taambém deverão acontecer reuniões  com integrantes de outros partidos da base de apoio à reeleição de Assis. 

Olho nas prefeituras

Conforme informações do jornalista Diego Emir, de São Luís, pelo menos 12 deputados estaduais do Maranhão poderão ser candidatos a prefeito nas eleições municipais deste ano. São eles: Adelmo Soares (PCdoB-Caxias); Duarte Júnior (Republicanos), Neto Evangelista (DEM), Yglesio Moyses (PROS), Adriano Sarney (PV) e Wellington do Curso (PSDB), em São Luís; Rigo Teles (PL-Barra do Corda); Leonardo Sá (PL-Pinheiro); Felipe dos Pneus (Republicanos- Santa Inês); Fernando Pessoa (Solidariedade-Tuntum); Marco Aurélio (PCdoB), em Imperatriz. Em relação a deputado federal, há pelo menos dois pré-candidatos a prefeito – Rubens Junior (PCdoB) e Eduardo Braide (Podemos), ambos em São Luís. Os suplentes estão na torcida... 

Olha aí!

Durante visita a Imperatriz, ontem, o senador Roberto Rocha (PSDB) anunciou que  já foi publicado o edital de lictacão do projeto de duplicação da BR-010, entre Imperatriz e Açailândia. O parlamentar maranhense também confirmou a criação de uma segunda universidade federal no Estado, inicialmente com três campi: Imperatriz, Balsas e Grajaú.  Depois, serão em Barra do Corda, Açailândia e Estreito.

CPMF

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, defendeu a criação de um novo imposto, nos moldes da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira, a CPMF, desde que seja baixo e em troca de desoneração da folha de pagamentos. Para ele, a CPMF carrega uma conotação “amaldiçoada” pelo que ocorreu nas décadas de 1990 e 2000. O vice-presidente disse acreditar, no entanto, que há chances de o novo imposto prosperar no Congresso, desde que seja bem moldado. A ideia repercutiu ente os senadores.