Biometria
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) seguirá recomendação apresentada na noite desta terça-feira (14) pelos infectologistas que prestam consultoria sanitária para as eleições municipais, e vai excluir a necessidade de identificação biométrica no dia da votação. A decisão foi tomada pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, após ouvir os médicos David Uip, do Hospital Sírio Libanês, Marília Santini, da Fundação Fiocruz, e Luís Fernando Aranha Camargo, do Hospital Albert Einstein, que integram o grupo que presta a consultoria. Para decidir excluir a biometria, médicos e técnicos consideraram dois fatores: a identificação pela digital pode aumentar as possibilidades de infecção, já que o leitor não pode ser higienizado com frequência; e aumenta as aglomerações, uma vez que a votação com biometria é mais demorada do que a votação com assinatura no caderno de votações. Muitos eleitores têm dificuldade com a leitura das digitais, o que aumenta o risco de formar filas. A questão deverá ser incluída nas resoluções das Eleições 2020 e levada a referendo do plenário do TSE após o recesso do Judiciário.
E...
Durante a reunião, os três médicos afirmaram ter a avaliação de que, em novembro - quando ocorrerá a eleição - a situação da pandemia estará em condição bastante inferior à registrada atualmente. O adiamento das eleições de outubro para novembro, aprovado pelo Congresso, foi defendido pelo TSE para atender as recomendações médicas e sanitárias de que postergar o pleito por algumas semanas seria mais seguro para eleitores e mesários. Conforme a emenda constitucional, o primeiro turno será no dia 15 de novembro, e o segundo turno no dia 29 de novembro.
Coronavirus
Uma fonte fidedigna da Câmara Municipal de Imperatriz informou que na segunda-feira foram confirmados quatro novos casos de coronavírus entre funcionários daquela Casa. Antes, alguns casos já haviam sido registrados, inclusive com quatro vereadores testando positivo para Covid-19. Um funcionario, Juscelino Lucena, faleceu no dia 26 de maio. Com o registro de novos casos, é possível que a direção do Poder Legislativo suspenda novamente as atividades.
Situação
“É preciso que nossos governantes resolvam isso e não deixem os aposentados e pensionistas sem a sua renda”. A declaração é da ex-governadora Roseana Sarney (MDB), ao se manifestar no Instragan sobre a situação do regime de Previdência dos servidores públicos do Maranhão. Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, o Maranhão aparece entre os piores estados no Indicador da Situação Previdenciária de Estados e Municípios. O ranking elenca os entes por notas, de A a D. A nota do Maranhão é D. A ex-governadora disse que ficou “muito preocupada”. No seu governo, o sistema previdenciário estadual registrou superávit.
Aumentar
O senador Angelo Coronel (PSD-BA) apresentou um projeto de lei, o PL 3.683/2020, com o objetivo de aumentar as penas de crimes cometidos na internet, como os crimes contra a honra. Angelo Coronel foi o relator do projeto de lei de combate às fake news, que já foi aprovado pelo Senado e agora tramita na Câmara dos Deputados.
Crime!
Nesta terça-feira, o colunista foi fazer caminhada no centro esportivo Barjonas Lobão e viu a maioria dos frequentadores sem máscara, como se já não existisse mais coronavirus em Imperatriz. Enquanto uns estão tentando se proteger da doença, outros desrespeitam as recomendações das autoridades sanitárias e contribuem para a proliferação do vírus. Um verdadeiro crime!
Comentários