E agora, José?

O deputado federal Hildo Rocha (MDB-MA) se tornou um duro crítico do prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, depois que este saiu do partido para se filiar ao DEM. Agora o MDB oficializa apoio à reeleição de Assis, inclusive indicando o vice, o agropecuarista Francisco Santos Soares, o Franciscano, ex-prefeito de São Francisco do Brejão. E agora, Hildo vai continuar com sua metralhadora em direção ao Palácio Renato Moreira? Se continuar, seria incômodo para a cúpula do partido. É aguardar.     

Vice-líder

Por indicação do próprio presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal maranhense Aluisio Mendes (PSC) assumiu a função de vice-líder do Governo.  Policial federal de carreira e advogado, Aluísio foi secretário de Estado da Segurança Pública no Governo Roseana Sarney e já está no segundo mandato. O deputado é membro titular de Comissões Especiais e Permanentes, como a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. “Sinto-me honrado pela oportunidade Agradeço ao presidente Jair Bolsonaro pela confiança que, neste momento, eleva ainda mais a minha responsabilidade e dedicação como parlamentar maranhense. Vamos vencer os desafios e defender as pautas que o Brasil tanto precisa para desenvolver e continuar avançando”, disse Aluisio Mendes, considerado um dos parlamentares mais atuantes.

Olha aí!

Para tentar se livrar de uma possível bronca, a Biogeoenergy protocolou petição no Superior Tribunal de Justiça (STJ) propondo a devolução dos valores repassados pela Hempcare Pharma para a aquisição de 380 ventiladores pulmonares para o combate à Covid-19, pagos pelo Consórcio Nordeste com dinheiro dos governos estaduais. Para o Maranhão, seriam 30 aparelhos. O contrato foi feito com a Hempcare Pharma, mas a Biogeoenergy entrou no negócio depois que a outra não conseguiu adquirir os respiradores da China. Daí recorreu à empresa brasileira para fabricar os equipamentos. A proposta de devolução da grana também pode aliviar a bronca dos governadores.

Será?

Com o deputado estadual Roberto Costa na coordenação do MDB em torno das articulações visando as eleições municipais, já se especula uma aproximação entre o partido e o PDT, sigla do arco de aliança comandado pelo PCdoB do governador Flávio Dino. O PDT é dirigido no estado pelo senador Weverton Rocha, pretenso candidato a governador em 2022. O MDB já está firmando aliança com o DEM em São Luis,  que tem como candidato a prefeito o deputado Neto Evangelista, já com apoio declarado do PDT.  2022 promete…

Ministra

A ministra da Mulher e Direitos Humanos, Damares Alves, tem agenda marcada em Imperatriz na próxima semana. Vem com o senador Roberto Rocha (PSDB). A visita tem relação com a pandemia do Coronavírus no aspecto social. A pedido do senador maranhense, o Governo Federal vai prestar assistência alimentar às comunidades indígenas com a distribuição de cestas básicas. Paralelo a isso, a ministra já tem agendados diversos outros compromissos atinentes ao Ministério. Evangélica, Damares é advogada e integra o núcleo ideológico do Governo Bolsonaro.

Ano escolar

Medida Provisória que retira a obrigatoriedade de um mínimo de dias letivos em 2020 está no Senado. A MP também autoriza atividades não presenciais para contagem de carga horária e admite cumprimento de horas restantes em 2021. O senador Confúcio Moura (MDB-RO) diz que, com a covid-19 ainda se alastrando pelo Brasil, é difícil imaginar alguma saída que não contemple a transferência de aulas para o ano que vem.