A voz das ruas
I
Além de uma campanha diferente de todas que foram realizadas até hoje, nesse 2020 o candidato terá que montar uma boa assessoria jurídica. Candidatos podem rodar por causa da falta de um bom aparato jurídico. Bom ficar atento nesse sentido. Eleição após eleição a Justiça Eleitoral vem tentando aperfeiçoar a condução do processo com a adoção de regras mais rígidas.
II
É histórico. Em Imperatriz, candidato que tenta subir atacando adversário termina sendo antipatizado e escanzinado pelo eleitor. Perde tempo, voto e o sono.
III
Bom para o Maranhão essa aproximação do senador Roberto Rocha (PSDB) com o ministro da Infraestrutura. Por duas vezes, em menos de um mês, o parlamentar conversou com o ministro sobre a infraestrutura do Estado. Na primeira, pautou a duplicação da BR-010, no trecho Imperatriz/ Açailândia. Na outra, mostrou ao ministro o projeto da Hidrovia Parnaíba/ Itapecuru.
IV
Virou notícia nacional a retomada da escalada do coronavírus no Maranhão, atribuída à liberação das atividades econômicas. Para muitos maranhenses, parece que a pandemia acabou, o que não é verdade. O pior é que, se no início já era difícil controlar as massas, imagine agora...
Desistências
Vários pré-candidatos a vereador começam a jogar a toalha antes mesmo das convenções, percebendo as dificuldades dos partidos de alcançarem o coeficiente eleitoral. Eles preferem abrir mão da própria candidatura para apoiar candidatos com reais chances de vitória. O ex-vereador Enoc Serafim (PODEMOS), por exemplo, surpreendeu ao desistir da disputa para apoiar o pré-candidato Richardson Lima (PSDB). Esse é um dos vários casos que já estão acontecendo. O PODEMOS tem como pré-candidato o médico Daniel Fiim.
E...
Também fala-se no ex-vereador Valmir Magalhães (PL). A exemplo de Enoc, ele teria desistido de tentar voltar à Câmara. Valmir foi vereador no mandato do ex-prefeito Davi Alves Silva. Seria um forte concorrente a uma das 21 cadeiras do Palácio Dorgival Pinheiro de Souza.
Redes sociais
Em tempos de pandemia, os pré-candidatos às eleições municipais de 15 de novembro de 2020 precisam usar de forma organizada a redes sociais para impulsionarem suas atividades. Textos bem feitos, agenda de trabalho, fotos atrativas e vídeos mostrando a trajetória e as propostas serão fundamentais e decisivas para ajudar o eleitor a se decidir. E o celular cada vez mais se torna um instrumento importante no processo. A ordem é se conectar. Como dizia o Velho Guerreiro Chacrinha: “Quem não se comunica, se trumbica”.
Será?
Em São Luís comenta-se sobre a possibilidade do MDB apoiar a pré-candidatura do deputado Yglésio Moyses. Ele vai concorrer à prefeitura da capital pelo PROS, fazendo parte do consórcio de candidatos do governador Flávio Dino (PCdoB). Portanto, seria o MDB de Roseana Sarney/João Alberto se aliando ao grupo dinista. Por enquanto é só especulação, mas em política “até boi voa”. E não seria nem uma surpresa, porque já se vê aceno de Flávio Dino para José Sarney, depois que o comunista admitiu a possibilidade de disputar a Presidência da República em 2022. É aguardar
Comentários