Combate à mentira
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, manteve encontro virtual, por videoconferência, com parceiros que integram o Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020, lançado pela Corte em agosto do ano passado. A iniciativa conta com a parceria de 49 instituições – entre partidos políticos, entidades públicas e privadas, associações de imprensa, plataformas de mídias sociais, serviços de mensagens e agências de checagem –, que se comprometeram a trabalhar com a Justiça Eleitoral para minimizar os efeitos negativos provocados pela desinformação no processo eleitoral brasileiro. Luís Barros observou que “queremos coibir a disseminação de notícias falsas não pelo controle de conteúdo, mas mediante esclarecimentos, conscientização e informações de qualidade capazes de conter esse fenômeno do mal. Liberdade de expressão não é liberdade para difundir a mentira e o ódio”.
Covid
Nos meses de abril, maio e junho foram registrados em Imperatriz 253 óbitos por Covid-19. Mas de acordo com o boletim da Secretaria Municipal de Saúde, houve uma queda em maio e junho, com percentual de 52,6%. Nos três meses, o número de contágios na cidade foi de 4.062. Foram recuperados 3.422 pacientes e 362 estão em recuperação.
Eleições 2020
Aprovada na noite de quarta-feira em dois turnos pela Câmara dos Deputados, após passar pelo Senado, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre o adiamento das eleições foi promulgada na manhã de ontem pelas Mesas do Senado e da Câmara. Os dois turnos das eleições municipais, inicialmente previstos para os dias 4 e 25 de outubro, serão realizados nos dias 15 e 29 de novembro. Em municípios onde o problema da pandemia ainda estiver grave, o TSE poderá definir nova data para as eleições. Teriam que ocorrer até 27 de dezembro, porque a data da posse não foi alterada. Continua 1º de janeiro de 2021.
Será?
Ontem, o assunto político predominante em Imperatriz foi relacionado à informação de que Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia confirmado, ainda no mês de maio, uma decisão do Tribunal Regional do Maranhão (TRE-MA), indeferindo o registro de Ildon Marques como candidato a deputado federal, em 2018. A informação foi do jornalista Gilberto Léda, de São Luís. Em função disso, Ildon estaria inelegível para as eleições municipais deste ano. É aguardar.
E...
Naturalmente que a notícia foi recebida com alegria pelos adversários de Ildon Marques (PP), porque ele é um dos pré-candidatos considerados favoritos para vencer as eleições. É claro que até a época da votação o quadro poderia mudar, mas no momento Ildon está despontando com boas chances de voltar ao Palácio Renato Moreira.
Tem jeito não!
Revela-se que no Maranhão cerca de 1.300 mortos “receberam” o auxílio emergencial do Governo Federal. O dinheiro também teria caido no bolso de muita gente que não se enquadra nos requisitos exigidos pelo governo. No primeiro mês, mais de 50 mil militares teriam recebido o benefício indevidamente. O Auxílio Emergencial é um benefício financeiro concedido pelo Governo aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados, e tem por objetivo fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do Coronavírus.
Comentários