Amenizando
A população de Imperatriz está voltando à vida normal como se tivesse acabado a pandemia do coronavírus. É verdade que os números de casos da doenças têm caído, mas a situação ainda exige muito cuidado. Não se pode relaxar, achando que está tudo “dominado”. De acordo com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura, 47 novas notificações foram registradas na terça-feira, 30. Com isso, subiram para 4.037 os casos confirmados em laboratório, o que representa 5% do total de casos registrados no estado (80.451 até aquela data). Ainda segundo a informação oficial, em Imperatriz continuam ativos 362 casos, representando 2,09% dos ativos em todo o estado. Segundo o governo do Estado, há menos 6.761 (17.310) pacientes que contraíram o novo coronavírus no mês de junho, em relação aos 24.101 confirmados em 31 de maio de 2020. Em Imperatriz, esse percentual de casos ativos contabilizou uma redução de 38%. Em 31 de maio eram 513, e hoje são 362 pacientes. Na cidade, a taxa de recuperados na cidade era de 1.406 no último dia de maio, e hoje chega a 3.422, um aumento de 140%. Ontem, foi divulgado um áudio relatando que em um hospital partidcular, das 16 UTIs existentes, só tinham duas ocupadas. A diminuição de internações também pode ser creditada aos atendimentos que estão sendo feitos nas UBS (Unidades Básicas de Saúde).
Votos
Os senadores maranhenses Eliziane Gama (Cidadania) e Weverton Rocha (PDT) votaram a favor do projeto de lei de combate a fake News. O terceiro senador do estado, Roberto Rocha (PSDB), votou contra. O PL cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, com normas para as redes sociais e serviços de mensagem como WhatsApp e Telegram. Agora o projeto será analisado e votado pela Câmara dos Deputados.
E...
Para o senador Angelo Coronel (PSD-BA), o projeto de lei contra a disseminação de notícias falsas em redes sociais é “apenas um primeiro passo” para defender a população brasileira da desinformação e do assédio virtual. Relator do texto, ele defende lei mais dura contra fake news.
Lá e cá
O PT de São Luís está mesmo decidido a lançar candidatura própria à sucessão do prefeito Edivaldo Holanda (PDT), conforme informação do deputado estadual Zé Inácio. A decisão do partido é em decorrência da recomendação do comando nacional, que quer a legenda lulista disputando as prefeituras da capitais. Devido a sua ligação com o PCdoB, se fosse sómente pela vontade da direção estadual, o partido apoiaria o candidato da sigla comunista, como acontecerá em Imperatriz. O PT vai apoiar o pré-candidato Marco Aurélio, mesmo sem o direito de indicar o vice.
Convenções
Já estamos em julho. Se as eleições não tivessem sido adiadas devido à pendemia, os partidos já estavam se movimentando com os preparativos para a realização das convenções municipais, em que serão definidos os candidatos às eleições 2020. As convenções seriam de 20 de julho a 5 de agosto, mas com as eleições previstas para 15 de novembro (primeiro turno) e 29 (segundo turno), conforme PEC aprovada pelo Senado e que ainda ontem foi votada pela Câmara, as datas foram alteradas para 31 de agosto a 16 de setembro. Até lá, os partidos terão um bom tempo para articulações visando a montagem de chapas. Não haverá coligações proporcionais e cada sigla poderá lançar até 32 candidatos. Em função disso, poderemos ter um número recorde de candidatos a vereador.
Retratação
Em vídeo divulgado nas redes sociais, ontem, a família de Ayrton Pestana está cobrando uma retratação pública por parte do Estado. O jovem foi preso injustamente, suspeito de ser o autor do assassinato do publicitário Diogo Costa Campos, no dia 16 de junho. Foi constatada a inocência de Ayrton, que passou 48 horas em Pedrinhas. Depois o verdadeiro acusado de matar Diogo se apresentou à polícia e confessou a autoria do crime.
Comentários