Prazos
Aprovada em dois turnos, a PEC que adia as eleições 2020 passa a ser discutida na Câmara dos Deputados. Se a medida passar e for promulgada, serão adotados os seguintes prazos: a partir de 11 de agosto é vedado às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato; 31/8 a 16/09 serão as convenções para a escolha dos candidatos pelos partidos e deliberação sobre coligações; até 26 de setembro será feito o registro de candidatos e iniciada a propaganda eleitoral; a partir de 26 de setembro, elaboração de plano de mídia para horário eleitoral gratuito; dia 27 de outubro é prestação de contas parcial - relatório com os valores do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral e demais gastos; até 15 de dezembro envio à Justiça Eleitoral das prestações de contas dos candidatos e do comitê. Demais prazos eleitorais, ainda não transcorridos, serão computados considerando as novas datas do pleito. A data limite para decisão da Justiça Eleitoral sobre as contas dos candidatos eleitos passará, nessa hipótese, para 12 de fevereiro de 2021. As eleições, pelo que foi aprovado no Senado, acontecem nos dias 15 (1º turno) e 29 (2º turno) de novembro. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, informou que pretende colocar a matéria em votação nesta quarta-feira, embora ainda não haja consenso entre os deputados.
Olha aí!
De acordo com boletim divulgado no domingo pela Secretaria de Estado da Saúde (ontem à noite seria divulgado um novo), em Imperatriz haviam sido registrados 46 novos casos de coronavírus. A taxa de internação em leitos de UTI e clínicos estava acima dos 70%. No sábado, o número de novos casos foi de 85, enquanto que sexta-feira foram registrados 77 casos. No geral, o município já tinha 3.918 casos. Os números mostram que Imperatriz ainda não está em condição de afrouxar as medidas de combate à pandemia. O movimento nas ruas está praticamente normal.
E...
Além do número elevado de novos casos, até o boletim de domingo do Governo do Estado já haviam sido registrados em Imperatriz 199 óbitos. Mas pelo boletim do Município, seriam 250. Inadmissível que hajam distorções de números em torno de um problema sério. No estado, eram 1.892 mortos e 78.512 casos da doença. O número de pacientes curados passa de 58 mil.
Ele disse
“Seria extremamente positivo para o país se o atual presidente [Bolsonaro] tivesse ao seu lado pessoas tão sérias como o Flávio [Dino]”. A afirmação foi feita ontem em live pelo ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, com a participação do governador do Maranhão. Dino e Lula não pouparam críticas a Jair Bolsonaro.
Reação
A Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif) ingressou com uma ação no STF contra a lei aprovada pela Assembleia Legislativa suspendendo o pagamento das parcelas de consignados no Maranhão, durante a pandemia. O deputado Adriano Sarney (PV), um dos autores da proposta, afirmou que “os bancos são gananciosos e vão lutar pelo suado dinheiro do trabalhador, mesmo em tempos de coronavírus. Uma vergonha!”
Perda
No domingo, Imperatriz perdeu o comerciante Francisco Melo, 54 anos, proprietário da antiga banca de revistas da Praça de Fátima. Ele foi vítima de acidente de moto dia 10 de junho. A Banca do Chico se tornou famosa por ser o ponto principal das acaloradas discussões políticas. As “resenhas” também abordam futebol. Chico tinha um grande número de amigos, como foi mostrado durante o velório, em frente à banca, e o sepultamento. Lamentavelmente, em menos de dois meses a cidade perdeu dois líderes de famosas confrarias. O outro foi Olímpio Bandeira, que residia na Avenida Frei Manoel Procópio. Ele faleceu no dia 17 de maio, aos 93 anos.
Comentários