Cuide-se
A população parece estar pensando que o problema acabou, com aglomerações por todo canto e ainda os governantes flexibilizando as atividades. Mas a verdade é que o problema do coronavírus continua grave. Todos os dias os boletins das secretarias estaduais de Saúde, do Ministério da Saúde e do Consórcio de Veículos de Imprensa trazem números assustadores de novos casos e mortes. Ontem, conforme o Consórcio de Imprensa, já eram registrados no País 1.207.721 casos confirmados de Covid-19 e 54.434 óbitos. O Brasil é 2º com mais vítimas no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. No Maranhão, antes do último boletim que seria divulgado à noite, o número de casos confirmados já chegava a 73.314, sendo 1.836 óbitos. Em Imperatriz, eram 3.639 casos até a noite de quarta-feira. Foram 68 novos casos e 4 óbitos em 24 horas. No total, já são 239 mortes. Em contrapartida, o percentual de pacientes curados é de 83,1%. É preciso a população continuar se cuidando, usando máscara, álcool gel e mantendo distanciamento. Pelo contrário, a situação não vai melhorar tão cedo...
Recuaram?
Informa-se que os ex-presidentes Michel Temer e José Sarney desistiram de participar do ato político virtual pró-democracia, previsto para hoje. O presidente do STF, Dias Toffoli, também teria desistido. Diversas personalidades da política brasileira foram anunciadas no início da semana, entre elas os ex-presidentes Sarney, FHC e Temer; os ex-candidatos a presidente Haddad, Ciro Gomes e Marina Silva, o governador Flávio Dino e o apresentador de tv Luciano Huck. Também poderá participar o General Santos Cruz, ex-ministro do Governo Bolsonaro. Moro não foi convidado e Lula se recusou participara. O evento é organizado por Fernando Guimarães, ex-militante do PSDB e coordenador do grupo Direitos Já.
Privatização
De iniciativa do governo, o marco legal do saneamento básico foi aprovado pelo Senado, após passar pela Câmara em dezembro do ano passado. O texto prorroga o prazo para o fim dos lixões, facilita a privatização de estatais do setor e extingue o modelo atual de contrato entre municípios e empresas estaduais de água e esgoto. Pelas regras em vigor, as companhias precisam obedecer a critérios de prestação e tarifação, mas podem atuar sem concorrência. O novo marco transforma os contratos em vigor em concessões com a empresa privada que vier a assumir a estatal.
E...
O senador maranhense Weverton Rocha (PDT) foi um dos 13 a votar contra o novo marco legal do saneamento básico. Ele explicou: “Infelizmente, nas cidades pequenas, principalmente do Norte e do Nordeste, nós sabemos que esses investimentos não vão chegar. Um projeto aonde vai beneficiar os grandes centros, e, claro, aonde as grandes empresas têm todo interesse de investir”. A senadora Eliziane Gama (Cidadania) também votou contra. O terceiro senador maranhense, Roberto Rocha (PSDB), votou a favor.
Pagamento
Por meio das redes sociais, ontem o governador Flávio Dino anunciou o pagamento dos servidores referente ao mês de junho. Aposentados e pensionistas recebem dia 29; administração indireta, 30; administração direta, 1º de julho. O governo do Maranhão é um dos poucos que vêm pagando em dia a folha.
Ele disse
“É repugnante que uma emissora de concessão pública federal ainda se rebaixe sobre práticas que nos levam a censura e cerceamento da liberdade de expressão e opinião”. A afirmação é do senador Roberto Rocha, que quando era entrevistado na rádio Boa Notícia, de Balsas, de repetente foi interrompido o programa “Falando Sério”. Ele falava sobre recursos enviados ao Maranhão para o combate ao coronavírus. Roberto Rocha promete fazer denúncia ao Ministério das Comunicações e à Anatel.
Comentários