Cuidado!

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, no domingo (ontem à noite seria divulgado um novo), Imperatriz registrava 3.595 casos confirmados de coronavírus. Só que no próprio domingo, ainda segundo o boletim, não tinha sido registrado nenhum caso novo.  Porém, lamentavelmente aconteceram pelo menos dois óbitos. Morreram a médica Maria de Lurdes Ponciano (Lurdinha), 68 anos, e Wanderson Rego da Silva, 43 anos, vigilante da Única Básica de Saúde do Parque do Buriti. Embora no domingo não tenha sido oficialmente registrado caso de Covid-19, o momento ainda exige muito cuidado. Com o afrouxamento das medidas de combate à pandemia, a tendência é só aumentar a contaminação. Imperatriz já caminha para chegar a 4 mil casos e até o último boletim já contabilizava 186 óbitos. Não estavam ainda incluidos os de sábado e domingo.

E...

Embora os casos só estejam crescendo no Maranhão, o governo continua flexibilizando as atividades. A partir de ontem as academias já podem reabrir as portas. Mas precisam cumprir uma série de medidas, como distanciamento e colocar kit de limpeza para cada três usuários presentes, com toalha de papel. O material será aplicado toda vez que um equipamento for usado. 

Olha aí!

O meio político em São Luís está achando estranho o apoio do secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela, à pré-candidatura de José Carlos Madeira (SD) a prefeito da Ilha. Isso porque o PCdoB do governador Flávio Dino tem pré-candidato próprio, o deputado federal  Rubens Pereira Júnior. Será que Flávio Dino está imitando Sarney, que costumava jogar nas “duas pontas”, com o grupo lançando mais de um cadidato?  

Presencial 

Hoje a  Assembleia Legislativa do Maranhão realiza a primeira sessão plenária presencial, após o período de restrições das atividades da Casa por conta da pandemia da Covid-19. No Plenário Nagib Haickel serão adotadas todas as medidas necessárias para a prevenção de contágio do novo coronavírus. O acesso ao Plenário será restrito e as sessões contarão com o número mínimo de servidores necessário ao seu funcionamento. Os assentos dos parlamentares serão ajustados para garantir o distanciamento entre eles. Os deputados que, por questões de saúde ou pertencerem ao grupo de risco, poderão participar das sessões de forma remota, por meio de plataforma virtual.

Eleições 

O senador maranhense Weverton Rocha (PDT) propôs que o primeiro turno das eleições municipal de 2020 ocorra em 15 de novembro e o segundo turno em 29 de novembro. Ele é o relator da  PEC 18/2020 sobre o adiamento do pleito deste ano. Ontem a PEC foi debatida em sessão do Senado com a participação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luis Roberto Barroso, o microbiologista e virologista Átila Iamarino e o infectologista David Uip.  A PEC deve ser votada hoje, terça-feira.  

Dilema

Ainda durante a sesssão promovida pelo Senado para debater a realização das eleições 2020,  a conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Luciana Diniz Nepomuceno, afirmou que o adiamento das eleições municipais de outubro de 2020 não é uma “decisão fácil”, visto que se trata de um dilema entre a ciência jurídica e a ciência médica. “Estamos diante da maior crise sanitária do século, que recomenda o adiamento das eleições. De outro lado, temos alterações na Constituição e na legislação infraconstitucional no meio de uma crise sanitária, quando o Brasil já vem há tempos discutindo uma reforma política sem que o eleitor possa participar desse debate, sabendo que a eleição não se resume ao dia das eleições”, afirmou a conselheira, conforme informação da Agência Senado.