Voltando
Depois de um “recesso” devido à pandemia, nessa terça-feira (23) o partido Democratas voltará a intensificar as atividades de pré-campanha visando o pleito deste ano (espera-se a publicação por parte do TSE sobre o novo calendário). Algumas reuniões dos dirigentes aconteceram respeitando as novas normas sanitárias com todos de máscara, álcool em gel na entrada e saída, além do distanciamento social adequado. O próximo passo é a definição da Convenção do partido, que deverá ocorrer dia 25 de julho. O formato, se será virtual ou presencial, ainda será discutido amplamente pela legenda. Nos próximos dias serão escolhidos os presidentes da Juventude Democratas e do Democratas Mulher, bem como a participação de representantes de Imperatriz no Diretório Estadual e Nacional. “É o Democratas buscando se adequar ao novo normal”, diz o ex-vereador Esmerahdson de Pinho, pré-candidato a voltar ao Palácio Dorgival Pinheiro de Souza. O Democratas vai disputar o Palácio Renato Moreira tendo como candidato o prefeito Assis Ramos, que vai ter páreo duro pela frente na briga pela reeleição.
Posse
Na próxima terça-feira a suplente Valéria Macedo assume o mandato na Assembleia Legislativa. Ela tomará posse em função do falecimento do deputado Zé Gentil (Republicanos), na madrugada da última segunda-feira, vítima de coronavírus. Ele tinha 80 anos. Valéria ficou na quarta suplência e agora é a terceira. O primeiro suplente é Edivaldo Holanda, que já está no exercício do mandato devido a licença do deputado Marcelo Tavares, chefe da Casa Civil do Governo Flávio Dino. Ana do Gás também está de licença e assumiu Vitor Rolim. Márcio Honaiser está no comando da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social. Com isso, Valéria Macedo voltará à Assembleia Legislativa.
E...
Com a posse de Valéria Macedo, a região tocantina passará a ter cinco deputados estaduais. Além dela, Antonio Pereira, Marco Aurélio, Rildo Amaral e Pastor Cavalcante. Valéria tem como base eleitoral a cidade de Porto Franco.
Contas
Os partidos têm até o dia 30 de junho para enviar as suas prestações de contas do exercício financeiro de 2019 à Justiça Eleitoral. O prazo vale para todos os diretórios nacionais, estaduais, distritais (no Distrito Federal, equivalentes aos diretórios estaduais), municipais e zonais (no DF, equivalentes aos diretórios municipais). A não apresentação dos dados pode levar a agremiação a sofrer várias sanções, como a suspensão de repasses das cotas do Fundo Partidário. A expectativa da Justiça Eleitoral é receber até 99.633 prestações de contas, sendo 33 de diretórios nacionais, 585 de diretórios estaduais, 25 de diretórios distritais, 291 de diretórios zonais e 98.699 de diretórios municipais.
Defesa
O governador Flávio Dino (PCdoB) nega que tenha cometido irregularidade na compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste. De acordo com o que disse durante entrevista coletiva, ontem, “isto aconteceu com outros estados, como São Paulo, e o próprio governo federal. Portanto, o Consórcio [Nordeste] foi vítima do descumprimento de dois contratos. Lembremos que não havia oferta de respiradores no Brasil, os governos estaduais foram abandonados à sua própria sorte, o governo federal disse ‘se virem’, e nós tivemos que buscar respiradores em qualquer país do planeta. Os fabricantes brasileiros não tinham oferta”.
Data
Está marcada para o dia 1º de agosto a retomada das aulas nas escolas públicas estaduais. O anúncio foi feito ontem pelo governador Flávio Dino. Porém, ainda há a possibilidade de mudança. “Mas havendo um retrocesso (pandemia da Covid-19) teremos que avaliar. Mas mantida a situação atual, as aulas retornam no dia 1º de agosto”, observou o governador..
Comentários